livros

A Noiva Fantasma, Yangsze Choo

“Abraçando os joelhos, pensei que no grande esquema das coisas eu não era mais importante que um cervo-rato, escondendo minha fragilidade aqui e ali, sendo atraída pelo batuque de pedacinhos de informação”

Sinopse: 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

Fonte: http://www.darksidebooks.com.br/a-noiva-fantasma/

A Noiva Fantasma é o romance de estréia da Malaia, Yangsze Choo e um dos pontos positivos do livro é que ele é justamente sobre os costumes da Malásia.

O livro narra a história de Lin Lan, uma menina de 17 anos que recebe a proposta de casamento de um herdeiro de uma família muito rica, mas diferente da maioria das propostas de casamento, o noivo já está morto.

O que pode parecer uma história completamente fantasiosa tem fundos de realidade. Segundo a autora nos explica no final do livro, o casamento com um fantasma é uma tradição popular que tem como finalidade aplacar o fantasma em questão.

Embora a trama seja mesmo baseada na realidade, o resto do livro é mais palpado em fantasia mesmo.

Logo depois que recebe a proposta de casamento, Lin Lan começa a sonhar com o fantasma, ao mesmo tempo que ela conhece o primo do seu noivo, que é o atual herdeiro da família e começa a se sentir atraída por ele.

Acho que a parte mais interessante do livro é mostrar para o leitor costumes de um país sobre o qual conhecemos pouco, além disso, nos temos uma visão do “mundo dos mortos” bem diferente da versão cristã ocidental a que estamos acostumados, isso a autora também explica que foi escrito baseado em lendas Malaias.

Eu fiquei um pouco confusa com os nomes dos personagens, principalmente os masculinos, já que no livro o nome da família aparece antes e o nome pessoal depois, então, eu demorei um tempo pra entender quando a autora estava falando do herdeiro morto e quando ela estava falando do primo, que ainda estava vivo, mas acredito que isso é um problema muito particular, já que passei boa parte da vida lendo basicamente literatura escrita em Inglês.

Por isso que é bom sair desse eixo Inglaterra/Estados Unidos, então é sempre interessante conhecer uma autora de um país completamente diferente.

Para mim, os pontos positivos do livro foram justamente o que eu aprendi de novo em relação a cultura Malaia, mas de uma maneira geral, o livro não me prendeu.

Por ser da DARKSIDE BOOKS e porque a sinopse falava sobre fantasmas, eu achei que leria um livro de terror, mas a cultura oriental lida com a morte de uma maneira completamente diferente da que a cultural ocidental, então, os fantasmas do livro não são assustadores e algumas pessoas nem se incomodam com eles. No final, eu fiquei mais com a sensação de que o livro era um romance.

O livro tem sim, alguns pontos de virada e no final, tem um particularmente interessante, que eu cheguei a desconfiar, mas não descobri, que dão uma estimulada na leitura, mas que não me prenderam especialmente.

E eu não vou dizer que o livro se resume a um romance, porque ele tem um pouco de aventura e bastante mistério, mas não é muito assustador e em muitos pontos, ele se foca basicamente na relação de Lin Lan com os homens da sua vida.

Como todos os livros da DARKSIDE BOOKS, a edição está linda. O livro tem capa dura e marcador próprio(daqueles com fitas, que tem em livros antigos), as folhas de rosto também são todas desenhadas e no final, tem uma explicação passo por passo de como fazer um Tsuru, o que eu achei bem legal.

Mesmo com essas críticas, eu não achei o livro ruim ou uma perda de tempo, como eu disse lá em cima, o livro tem muitas informações sobre a cultura Malaia, da qual eu conhecia muito pouco, ou talvez, quase nada mesmo e no final, a autora nos explica várias das escolhas que ela fez no livro e mais uma vez temos acesso a diversas informações diferentes e embora, eu tenha achado que o livro se foca mais no romance do que nos outros aspectos, o romance em questão é bem diferente de um romance comum, tem toques de mistério e sobrenatural.

 

Editora: DARKSIDE BOOKS

Ano:  2015

ISBN:  8566636279

Encadernação:  CAPA DURA

Altura: 23,00 cm

Largura: 16,00 cm

Comprimento: 0,50 cm

Peso: 0,50 kg

Nº de Páginas:  360

Fonte: https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/literatura-internacional/ficcao-fantasiosa/a-noiva-fantasma-42889486

Créditos da imagem: https://www.saraiva.com.br/a-noiva-fantasma-8872526.html

4 comentários em “A Noiva Fantasma, Yangsze Choo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s