Adaptações

Série: O Nevoeiro, 2017

Sinopse: Em uma cidade do Maine, nos Estados Unidos, um temporal toma conta da cidade e depois um nevoeiro paira no ar. A situação obriga os moradores a ficarem reclusos e com o passar do tempo, monstros começam a atacá-los.

Fonte: http://cinema10.com.br/series/the-mist

 

Parece que 2017 é o ano oficial de adaptações de Stephen King, já tivemos A Torre Negra, It- A Coisa, O Nevoeiro, exibido aqui pela Netflix, que inclusive já divulgou o trailer de Jogo Perigoso e já anunciou a adaptação do conto 1922 e ainda a poucos dias foi anunciado um filme inspirado em outro conto de King, E que sofram as criancinhas.

O Nevoeiro foi o primeiro contato que eu tive com a obra do King, então, naturalmente eu tinha uma expectativa enorme em cima dessa adaptação. O conto está no livro Tripulação de Esqueletos e conta a história de uma cidade que do dia para a noite se vê rodeada por um nevoeiro misterioso. Nós acompanhamos a história do ponto de vista de David, um homem que justo nesse dia, leva seu filho para fazer compras no supermercado, com a chegada no nevoeiro, os dois se vêem impossibilitados de sair.

A minha primeira surpresa em relação a série da Netflix é que os personagens principais não eram os mesmos, ao invés de um casal(a esposa de David ficou em casa, enquanto eles iam ao supermercado) com um filho pequeno, nós acompanhamos um casal com uma filha adolescente.

A série também aumentou o leque de personagens e ao invés de se passar em um supermercado, a série tem alguns personagens presos em um shopping center, alguns presos em uma delegacia e alguns presos em uma igreja. Até ai, não vejo grande problema, talvez um shopping tenha mais recursos que um supermercado para que os personagens se virem melhor durante o tempo que estão presos e levando em conta que é uma série de 10 episódios, é necessário ter mais personagens dos que o que estão no conto.

Eu gostei também de algumas dinâmicas da série, a idéia de colocar um personagem gay, por exemplo, é uma ótima forma de modernizar uma obra escrita nos anos 80 e dar uma história interessante para esse personagem relacionada com a história de um dos alunos populares do colégio também me agradou.

O que eu não entendi é porque modificar a família que protagoniza o conto. No começo, eu achei que a família ainda podia aparecer entre os personagens, mas não tem nem rastro deles na série. Sem o personagem do filho de David, a personagem da senhora religiosa, que esta na série, perde um dos momentos mais interessantes e aflitivos do conto. A adaptação poderia manter a família original do conto e criar outros personagens que expandissem a história(entre eles, inclusive a família com a filha adolescente que protagoniza a série), uma coisa não exclui a outra.

Os efeitos especiais estavam bons, mas eu acho que tivemos poucos vislumbres do que está dentro do nevoeiro, talvez a idéia seja guardar isso para uma possível segunda temporada.

Acho que como uma obra solo, a série funciona bem, tem uma história interessante e você fica curioso de saber o final, embora eu não tenha gostado do rumo que a história tomou depois de um tempo, mas como uma adaptação, não funciona nem um pouco. A sensação que eu tive foi que escreveram uma história completamente diferente e usaram o nome do Stephen King para chamar atenção.

A série não tem nem o tom de melancolia que está presente no conto.

Se você assistiu a série, mesmo que não tenha gostado, recomendo o conto, que é muito melhor e se você quer ver algo que seja bem mais fiel, recomendo o filme O Nevoeiro, de 2007, dirigido pelo Frank Darabont (que dirigiu algumas das melhores adaptações de livros do King, como Á Espera de um Milagre e Um Sonho de Liberdade), que manteve a história original e para mim, sempre foi uma das melhores adaptações das obras do King.

 
Gênero: DramaFantasiaSuspenseTerror

Temporadas: 1

Duração: 50 min.

Origem: Estados Unidos

Criação: Christian Torpe

Direção: Adam Bernstein

Roteiro: Christian Torpe

Produção: Guy J. Louthan, + ver todos

Ano: 2017

Fonte: http://cinema10.com.br/series/the-mist

Crédito da imagem: http://vale7.com.br/2017/06/the-mist-liberado-trailer-final-da-serie-inspirada-na-obra-de-stephen-king/

4 comentários em “Série: O Nevoeiro, 2017”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s