Listas, livros

10 Livros Infantis que você deveria ler(mesmo que você já seja adulto)

Quem disse que adulto não pode ler livro infantil? Em homenagem ao dia das crianças, eu listei 10 livros para crianças que são melhores que muitos livros de adultos:

1- Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll (1865): Claro que o livro queinspirou o nome do blog tinha que estar na lista.

Alice no País das Maravilhas conta a história de Alice, uma menina curiosa e inquieta que um dia segue um coelho branco até sua toca, onde acaba caindo e indo parar no País das Maravilhas.

Cercado de controvérsias sobre sua criação, Lewis Carroll criou a história para distrair a filha de um casal de amigos, que chamava Alice e com quem o autor tinha uma relação um tanto quanto estranha. Embora tenha sido escrito para o público infantil, o livro é cheio de enigmas que muitos adultos não conseguem decifrar.

O livro foi lançado nos anos 1800, mas ainda hoje temos adaptações sendo feitos para o cinema e TV.

2- Matilda, Roald Dahl (1988): A maioria das pessoas provavelmente já viu o filme, que passava a exaustão na Sessão da Tarde, mas o livro não é tão conhecido.

Matilda é uma menina de mais ou menos 6 anos, que gosta muito de ler, ela passa todo o seu tempo livre na biblioteca, lendo livros que muitas vezes nem são voltados para crianças. Em casa, Matilda tem uma família que não a compreende muito bem, seu pai é um trapaceiro e sua mãe é fútil, ambos preferem o irmão de Matilda e ninguém na casa tem o menor interesse por livros. Ao longo do livro, Matilda descobre que pode controlar alguns objetos com o poder da mente, habilidade que vai ser muito útil quando ela é matriculada em uma escola que mais parece saída de um pesadelo.

Quase uma declaração de amor aos livros, foi impossível para mim(e imagino que para a maioria das pessoas que gostam muito de ler) não se identificar com a Matilda. A história tem humor, emoção e terror na medida certa, além de citar vários clássicos da literatura e ter uma personagem feminina forte que provavelmente inspirou boa parte das meninas nascidas entre os anos 85 e 90.

Além do filme de 1996, Matilda também virou um musical de West End, que mais tarde foi encenado na Broadway.

3- A Fantástica Fabrica de Chocolate, Roald Dahl (1964): Outro livro do Roald Dahl que é mais conhecido por suas adaptações, A Fantástica Fabrica de Chocolate conta a história de Charlie Bucket, um menino pobre que consegue um ticket para visitar a famosa fabrica de chocolate de Willy Wonka. Junto com ele, estão mais quatro crianças sortudas, conforme eles exploram a fabrica, a personalidade de cada criança vai emergindo diante de várias situações diferentes.

O livro fala sobre humildade e não deixa de passar uma lição para as crianças que estão lendo e é cheio de personagens divertidos e carismáticos, como o próprio Charlie, seu avô, os Oompa Loompas, e Willy Wonka.

Além de ser um livro super divertido, quem nunca sonhou em conhecer uma fabrica de chocolate, ainda mais uma fabrica tão mágica quanto a que aparece no livro?

O livro já ganhou duas adaptações para o cinema, uma em 1971, com Gene Wilder e uma em 2005, com Johnny Depp, ambos no papel de Willy Wonka. Assim como Matilda, também ganhou uma adaptação musical para o West End, que depois foi encenada na Broadway e recentemente divulgaram que haverá um concerto ao vivo inspirado no livro, o elenco conta com Finn Wolfhard(de Stranger Things e It- A Coisa) como Charlie e John Stamos, como Willy Wonka. Existem boatos sobre um filme que mostre Willy Wonka mais novo também.

4- Desventuras em Série, Lemony Snicket (1999): Desventuras em Série conta a história de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, que são tão geniais quanto azarados. Depois que um incêndio mata seus pais e destrói a mansão onde eles moravam, os irmãos são mandados para os cuidados de um parente distante que eles nunca conheceram, Conde Olaf, que parece muito mais interessado na fortuna dos órfãos do que nas crianças.

A série é composta de 13 livros e o humor irônico e quase macabro do autor é um diferencial interessante, especialmente em um livro voltado para o público infantil, além disso, o próprio Lemony Snicket, que é um pseudônimo do autor Daniel Handler, participa da história dos Baudelaire.

Desventuras em Série tem duas adaptações: um filme de 2004, estrelado por Jim Carrey, que cobre os eventos dos três primeiros livros e uma série, de 2017, cuja a primeira temporada cobriu os eventos de metade da série.

5- O Mágico de Oz, L. Frank Baum (1900): Tão importante nos Estados Unidos, quanto Alice no País das Maravilhas é na Inglaterra, O Mágico de Oz conta a história de Dorothy Gale, uma menina que é carregada por um tornado para Oz. Lá Dorothy conhece uma enorme quantidade de personagens, entre eles o Espantalho, o Leão Covarde e o Homem de Lata e juntos eles vão a procura do famoso Mágico de Oz, para que ele lhes conceda seus desejos.

Um conto de fadas moderno, O Mágico de Oz passa uma mensagem interessantíssima e tem personagens muito marcantes. O autor ainda escreveu mais 13 livros que se passam na Terra de Oz, que embora sejam muito famosos nos Estados Unidos, não são nem um pouco conhecidos aqui no Brasil.

A adaptação mais conhecida do livro é o filme de 1939, com Judy Garland no papel de Dorothy, mas a série já foi adaptada uma infinidade de vezes para vários veículos diferentes, entre eles TV, quadrinhos, literatura e animação.

6- Coraline, Neil Gaiman (2002): No mesmo estilo de histórias como Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz, Coraline conta a história de uma menina que vai parar em um mundo que é uma outra versão do mundo onde nós vivemos, lá é tudo um pouco mais sinistro e existe uma copia de cada uma das pessoas do nosso mundo.

Embora seja voltado para crianças, Coraline é uma história de terror, que pode deixar muitos adultos sem dormirem e isso faz o livro diferente da maioria dos livros infantis que existem por ai.

Coraline foi adaptado para o cinema em 2009.

7- Abarat, Clive Barker (2002): Famoso por seus livros de terror, Clive Barker escreveu Abarat pensando no público infantil, mas o livro tem uma atmosfera sinistra que deixaria muitos leitores de terror perturbados. Em Abarat, Candy Quackenbush vai parar em um mundo que leva justamente o nome do livro, esse mundo é cheio de ameaças, perigos e criaturas misteriosas.

O livro é ilustrado pelo próprio Barker. Assim como o Mágico de Oz, Abarat tem continuações que infelizmente não foram publicadas aqui no Brasil.

8- Trilogia Mundo de Tinta, Cornelia Funke (2004): A trilogia Mundo de Tinta é composta por Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta e fala sobre um homem que enquanto lê, consegue se transportar, literalmente, para dentro da história. O que parece um sonho para a maioria dos leitores vorazes também pode facilmente se tornar uma maldição.

É muito interessante se transportar junto com o personagem para a história que ele está lendo, afinal de contas, quem nunca quis entrar em um livro? Além disso, o livro é cheio de citações de outros livros, o que é um prato cheio para quem gosta de ler.

O primeiro livro da série, Coração de Tinta foi adaptado para o cinema em 2008.

9- Série Como Treinar seu Dragão, Cressida Cowell (2003): Composta por 11 livros(mais dois extras), Como Treinar seu Dragão conta a história de um dos personagens mais adoráveis sobre o qual eu li, ultimamente.

Soluço é um Viking, filho de grande guerreiro, o único problema é que ele é completamente diferente de todos os outros Vikings. Quando chega o momento de capturar um dragão, Soluço só consegue capturar um dragão bem pequeno. Sofrendo pressão pela fama do pai e sem qualquer credibilidade na vila, Soluço precisa aprender como treinar o seu dragão.

Eu sempre gosto muito de ler sobre excluídos, porque além de eu me identificar com o personagem, eu também fico torcendo para que alguma coisa dê certo na vida deles, então, Como Treinar seu Dragão foi um prato cheio para mim. A leitura é muita divertida e é contada em primeira pessoa, como se nós estivéssemos lendo o diário do próprio Soluço.

Como Treinar o Seu Dragão virou uma animação em 2010, teve uma continuação em 2014 e já tem mais uma prevista para 2019.

10- Série Harry Potter, J.K. Rowling (1998): Eu coloquei Harry Potter por último, porque é o livro mais conhecido e provavelmente mais lido da lista.

O livro conta a história de Harry, um menino órfão que vive com os tios e não é muito querido em casa, um dia, ele descobre não só que é um bruxo, mas que também é famoso no mundo bruxo, por ter derrotado o maior bruxo das trevas que já existiu.

Provavelmente um dos maiores fenômenos literários dos últimos tempos, Harry Potter dispensa apresentações. A leitura é rápida e o livro é muito bem escrito, além de ter sido pensado nos mínimos detalhes.

A série começou voltada para o público infantil, mas foi crescendo junto com seus leitores, então, os últimos livros são mais pesados e tratam de temas mais adultos.

O primeiro livro da série foi adaptado para o cinema em 2001 e os outros livros foram adaptados na seqüência, a série até hoje rende Spin Offs, tanto literários, quanto cinematográficos, como é o caso do recente Animais Fantásticos e Onde Habitam, que se passa nos mesmo universo que Harry Potter.

Créditos da imagem: https://stranger-collective.com/open-books-open-doors/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s