Listas, livros

10 Livros de Terror que você deveria ler

O Halloween tá chegando e para aproveitar a data, eu fiz uma lista com os melhores livros de terror que eu já li.

Para evitar repetições, não tem nenhum livro do Stephen King na lista. Claro que eu colocaria vários títulos do King na minha lista de melhores livros de terror, mas já fiz um post aqui só sobre os melhores livros dele (https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2017/09/22/10-livros-de-stephen-king-que-voce-deveria-ler/)

1- Drácula, Bram Stoker (1897): Embora não seja o primeiro vampiro da literatura, Drácula é de longe o mais conhecido, a história já foi adaptada incontáveis vezes e das maneiras mais diferentes possíveis e o personagem já vive no imaginário popular, mas nada se compara a ler a história original.

Escrito de maneira epistolar, nós acompanhamos a história do ponto de vista de vários personagens através de cartas, diários e até notícias de jornais e tudo começa quando Jonathan Harker, um jovem advogado inglês vai a Transilvânia, supervisionar a venda de um imóvel. Ele fica hospedado em um castelo sinistro e cheio de armadilhas, que pertence ao Conde Drácula. Ao mesmo tempo, acompanhamos Mina Murray, que é noiva de Jonanthan e Renfield, um homem que está internado por ser louco e em algum momento as histórias se juntam.

Além de ser um clássico do terror, a escrita é ótima, e o livro tem vários personagens interessantes, que todo mundo já ouviu falar, mas talvez não saiba exatamente quem é, como o Professor Van Helsing.

2- Frankenstein, Mary Shelley (1818): Outro clássico de terror, que já foi adaptado milhares de vezes, Frankenstein foi escrito enquanto a autora passava as férias com seu futuro marido, Lord Byron e John Pollidori. Os quatro costumavam contar histórias de fantasmas durante a noite, e Lord Byron propôs que cada um escrevesse uma história de terror. Shelley escreveu o que seria a idéia central de sua obra prima.

Frankenstein conta a história de Victor Frankenstein, um estudante de medicina obcecado em controlar a vida e a morta. Disposto a vencer essa barreira, Victor cria um ser humano, a partir de pedaços de corpos de outras pessoas e dá vida a criatura.

Também escrito de maneira epistolar, Frankenstein traz milhares de questionamentos que são relevantes até hoje, como até que ponto nós temos o direito de interferir na vida e na morte e quem de fato é o monstro: A criatura ou o criador.

3- O Exorcista, William Peter Blatty (1971): Famoso pelo filme de 1974, O Exorcista conta a história de uma atriz, que começa a notar que sua filha pré-adolescente começa a se comportar de maneira estranha, mesmo depois de diversos exames e consultas, ninguém consegue diagnosticar o que a menina tem, então, é ai que a mãe resolve procurar a ajuda de um padre, acreditando que a menina poderia estar possuída.

O livro é mais assustador que o filme, porque tem mais detalhes e é uma daquelas leituras que são impossíveis de largar. O que torna tudo um pouquinho mais apavorante é que o livro foi baseado em uma história real.

4- O Bebê de Rosemary, Ira Levin (1967): Mais conhecido pelo filme de 1968, o Bebê de Rosemary conta a história de um jovem casal que acaba de se mudar para o apartamento de seus sonhos e deseja começar uma família. Quando Guy, o marido de Rosemary começa a ficar muito próximo dos novos vizinhos, tudo começa a ficar meio estranho.

Extremamente parecido com o filme(o próprio Ira Levin estranhou a falta de mudanças do livro para o filme), o Bebê de Rosemary é um terror psicológico que não nós mostra muita coisa, mas nós faz imaginar muito.

5- A Profecia, David Seltzer (1976): Um daqueles casos que as pessoas conhecem o filme, mas muitas vezes não sabem que existe um livro, A Profecia conta a história de um homem, que após o seu filho nascer natimorto, aceita ficar com um bebê que foi abandonado no hospital., sem o conhecimento da esposa. Quando o garoto completa 6 anos, o pai começa a reparar que o menino se comporta de maneira estranha e que diversas tragédias estão ligadas a ele.

Um livro assustador, já que o antagonista é uma criança, a Profecia tem momentos verdadeiramente arrepiantes e uma história que prende o leitor.

6- A Assombração da Casa da Colina, Shirley Jackson (1959): Um livro clássico de casa mal assombrada, A Assombração da Casa da Colina conta a história de um grupo de pessoas que se submetem a um estudo relacionado ao sono e para isso concordam em passar um tempo na Casa da Colina do título. A protagonista da história é Eleanor Vance, uma moça que passou a vida inteira cuidando da mãe e que possivelmente tem algum poder paranormal.

A história é cheia de momentos clássicos de casas mal assombradas, como portas abrindo e sombras misteriosas, que hoje parecem clichês, mas que provavelmente eram novidades na época em que o livro foi escrito, além disso, temos não só uma protagonista feminina, como também uma outra personagem feminina bem importante para a trama.

7- Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft, H. P. Lovecraft (2015): Lovecraft é conhecido por toda a sua mitologia cósmica e por criaturas como o Cthulhu, essa edição de 2015, conta com os seus contos mais famosos como O Chamado de Cthulhu, A Cor que Caiu do Espaço e Nas Montanhas da Loucura e todos são ótimos.

Lovecraft também serviu de inspiração para muitos escritores posteriores como Stephen King e até George R. R. Martin.

8- Contos de Horror, Mistério e Morte, Edgar Allan Poe (2015): Assim como Lovecraft, Poe é considerado um dos mestres da literatura de horror e já inspirou muitos outros autores do gênero, nesse livro estão reunidos alguns dos melhores e mais famosos contos de Poe, como O Gato Preto, O Poço e o Pendulo e a Queda da Casa de Usher.

9- O Médico e o Monstro, Robert Louis Stevenson(1941): Também um clássico do terror, O Médico e o Monstro conta a história do gentil e competente Dr. Jekyll e de uma estranha amizade que surge entre ele e o misterioso e violento Mr. Hyde. Assim como Drácula e Frankenstein, a maioria das pessoas já sabe o final dessa história, que provavelmente soou muito surpreende nos anos 40 e ainda hoje trata de um tema interessantíssimo. O Mr. Hyde também é uma das figuras mais macabras sobre quais eu já li.

10- A Estrada da Noite, Joe Hill (2007): O terror mais recente da lista é uma história arrepiante, mas que também é bonita.

A Estrada da Noite conta a história de Jude Coyne, um Rockstar que coleciona memorabilia macabra, um dia ele compra na internet um paletó que supostamente é assombrado. Jude logo descobre que o fantasma que assombra aquele paletó é o padrasto de uma de suas muitas ex-namoradas, que por acaso, cometeu suicídio.

O clima do livro é extramente macabro e a história é pesada, por tratar de temas que não são fáceis de digerir, os personagens também são extremantes interessantes e te prendem na história. Uma curiosidade: Joe Hill é filho do Stephen King.

Créditos da imagem: https://www.barnesandnoble.com/blog/6-great-halloween-books-for-kids-of-all-ages/

 

Um comentário em “10 Livros de Terror que você deveria ler”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s