Adaptações

Filme: Boneco de Neve, 2017

Sinopse: Oslo, Noruega. Harry Hole (Michael Fassbender) é um policial reconhecido pelos casos resolvidos no passado, mas que sofre com problemas de alcoolismo. Após encontrar por acaso com a agente novata Katrine Braft (Rebecca Ferguson), ele passa a investigar o desaparecimento de uma série de mulheres. A peculiaridade é que o responsável enviou ao próprio Harry um cartão enigmático, com a imagem de um boneco de neve, que está sempre presente nos locais onde as vítimas são atacadas.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-198938/

 

Baseado no livro de Jo Nesbø, Boneco de Neve se foca bastante na história de Harry Hole (Michael Fassbender), um inspetor de policia que está desacreditado de seu trabalho e separado de sua ex-namorada (e automaticamente do filho dela, que ele  considera seu próprio filho) e por isso recorre a bebida. Devido aos problemas que já causou antes, Hole, não recebe mais nenhum caso. Tudo muda quando ele recebe um cartão sinistro falando sobre a primeira neve do ano e sem assinatura, apenas com um boneco de neve desenhado.

Logo depois, a policia recebe a denuncia do desaparecimento de uma mãe de família, o caso é entregue a nova agente Katherine Braft (Rebecca Ferguson), mas Hole acaba indo junto com ela. Na casa da família, Hole logo nota um boneco de neve no quintal, virado para a casa, como se estivesse olhando os moradores e começa a ligar as peças.

Boneco de Neve é uma história de investigação relativamente comum, que segue a linha de vários outros livros (e filmes) do gênero. Harry Hole, o protagonista aparece em outros livros do autor, uma prática que eu particularmente não gosto, porque tenho a sensação de que sempre está faltando um pedaço da história. Isso é mais ou menos o que acontece aqui, o telespectador não sabe muito bem porque Hole está desacreditado e porque anda bebendo, e nem é um problema do filme, já que isso não aparece no livro também.

Resultado de imagem para boneco de neve filme

 

Independente disso, quando eu li o livro, eu fiquei muito interessada na história, pois o caso foi bem pensado pelo autor e as pistas são dadas nos momentos certos. O filme segue o mesmo ritmo, eu nem notei grandes mudanças de um para o outro.

Acho que justamente por que o público não sabe muito bem o que aconteceu com Hole antes, o filme demora um pouco para engatar e leva um tempo para que a gente consiga se importar com aqueles personagens, isso torna o filme um pouco longo, o que eu não achei necessariamente ruim, porque depois que ele engrena, ele se torna muito interessante. Outra coisa que não fica muito claro no começo do filme é que o filho de Rakel (Charlotte Gainsbourg), a ex-namorada de Hole, não é filho dele, mas talvez seja proposital, já que essa informação é bem importante ao longo do filme.

Como todo bom filme/livro policial, Boneco de Neve tem muitos personagens e por ser uma produção relativamente grande, esses personagens são todos interpretados por atores e atrizes famosos. No livro, já existe esse sentimento de confusão entre os personagens (especialmente porque eles tem nomes Noruegueses), no filme, a sensação que fica é que muitos atores estão lá quase desperdiçados, fazendo pontas.

Imagem relacionada

No meio do filme, nós vemos um flashback de outro caso, investigado por outro policial, mas esse flashback entra sem nenhuma marcação e me levou alguns minutos para entender que aqueles eram acontecimentos do passado e não coisas que estavam acontecendo simultaneamente a história. Outra coisa que me incomodou um pouco, é que a história se passa em Oslo, mas todos se comunicam em Inglês. Claro, é um filme americano e isso acontece com bastante freqüência, mas de uma certa maneira, soa meio artificial para mim.

A fotografia do filme é muito bonita, e é composta basicamente de paisagens de neve, afinal, além de se passar em Oslo, a neve é um ponto muito importante na história. O elenco também funciona bem, Fassbender está bem no papel de Hole e o resto do elenco combina com seus personagens.

Uma coisa muito interessante do filme é a crítica que o autor faz ao conservadorismo, que soa como uma defesa dos direitos das mulheres, tornando a história bem moderna.

Embora demore para engrenar, Boneco de Neve é suspense bem feito e assustador nas medidas certas, com um mistério muito bem pensado que vai deixar os telespectadores roendo as unhas.

 

 

Gênero: Terror

Estréia: 23/11/2017

Direção: Tomas Alfredson

Elenco: Adrian Dunbar, Anne Reid, Charlotte Gainsbourg, Chloë Sevigny, David Dencik, Genevieve O’Reilly, J.K. Simmons, Jakob Oftebro, James D’Arcy, Jamie Michie, Jeté Laurence, Jonas Karlsson, Leonard Samuelsson Heinemann, Michael Fassbender,Michael Yates, Peter Dalle,

Fonte: https://www.cineclick.com.br/boneco-de-neve

Crédito das imagens: http://www.arrobanerd.com.br/boneco-de-neve-ganha-novo-poster/

https://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2017/07/19/fassbender-precisa-desmascarar-serial-killer-em-trailer-de-boneco-de-neve.htm

https://theplaylist.net/first-trailer-snowman-starring-michael-fassbender-20170719/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s