Listas, livros

Os melhores livros de 2017

2017 acabou e eu achei que era uma boa idéia fazer uma lista dos melhores livros que eu li esse ano. É sempre bom lembrar que essas são opiniões baseadas no meu gosto, em nenhum momento eu disse que um livro é melhor escrito que o outro, essa lista só reflete os meus gostos pessoais.

Também é bom ressaltar que não são necessariamente livros escritos ou publicados nesse ano (aliais, acho que nenhum da lista é), mas sim que foram lidos por mim esse ano.

1- O Conto da Aia, Margareth Atwood (1985): Publicado em 1985, O Conto da Aia ainda é moderno e (infelizmente) cada vez mais relevante nos dias de hoje. Ambientado em um futuro não tão distante, o livro conta a história de Offred, uma mulher que é capaz de gerar e, portanto serve como uma barriga de aluguel para casais ricos. O Conto da Aia fala de feminismo e dos direitos das mulheres, que são assuntos que ainda estamos discutindo hoje.

2- Fracassinho- Memórias, Gary Shteyngart (2014): Fracassinho é auto biografia de Shteyngart, um russo, criado nos Estados Unidos. Devido a sua demora para arrumar um emprego, ele ganhou o apelido de Fracassinho, dos seus pais e acabou incorporando isso para todos os fatores da sua vida. Em um tom auto depreciativo, Shteyngart nos conta sobre sua infância e o começo de sua vida adulta, com todas as dúvidas e questionamentos comuns a todos. O livro é divertidíssimo e nós faz pensar em como é ter 20 e poucos (ou 20 e tantos) anos.

3- Deixa Ela Entrar, John Ajvide Lindqvist (2004): Famoso pelas suas adaptações cinematográficas, Deixa Ela Entrar conta a história de Oskar, um garoto de 12 anos, que sofre bullying na escola e vive solitário em casa, até o dia que ele conhece Eli, por quem ele se apaixona, mas Eli não é bem o que Oskar imagina.

Pesado e brutal, mas mesmo assim bonito e delicado, Deixa Ela Entrar é uma versão completamente nova do primeiro amor, que vale a pena ser lido.

4- Nosferatu, Joe Hill (2013): Nosferatu conta a história de Vicky, uma garota que tem a habilidade de visitar lugares misteriosos apenas pedalando sua bicicleta e de como o seu caminho se cruza, com bastante freqüência, com o de Charlie Manx, um homem que tem um poder parecido com o dela, e que transporta crianças infelizes para um lugar misterioso chamado Terra do Natal.

Usando de mitos e histórias infantis, Joe Hill, subverte e moderniza todo o mito do vampiro e o resultado é uma história assustadora e empolgante.

5- O Colecionador, John Fowles (1963): Publico em 1963, O Colecionador anda meio esquecido (a prova disso é que a ultima edição do livro é dos anos 80), mas é uma história de suspense que certamente inspirou muitas das obras que temos hoje. No livro, conhecemos Frederick, um homem tímido e retraído que coleciona borboletas. Um dia, Frederick seqüestra Miranda, uma bela estudante de artes, que ele vem espionando a um tempo. Frederick tranca Miranda dentro de uma mansão, e a partir desse momento começa um jogo entre os dois pelo poder. Os personagens do livro são fascinantes e a história é capaz de fazer qualquer um roer as unhas.

6- O Velho e o Mar, Ernest Hemingway (1952): O Velho e o Mar conta a história de um velho pescador, que sozinho no mar começa a perseguir um peixe espada enorme. A história que parece simples, se torna uma obra de arte nas mãos de Hemingway, que descreve cada pedacinho do mar de forma muito bonita. O livro é quase uma poesia, sobre o envelhecimento.

7- A Resposta, Kathryn Stockett (2009): A Resposta conta como era a vida das empregadas negras no sul dos Estados Unidos, na década de 60 e de uma jornalista recém formada que tem intenções de mudar tudo isso.

Com momentos tristes e pesados e com outros momentos emocionantes, A Resposta é um livro que é necessário ainda nos dias de hoje.

8- A Assombração da Casa da Colina, Shirley Jackson (1959): Publicado no final dos anos 50, a Assombração da Casa da Colina é um dos primeiros (e mais famosos) livros de casas mal assombradas e inspirou uma geração de escritores de terror que vieram depois.

O livro conta a história de um grupo de pessoas que com a intenção de participar de um experimento vai passar algumas noites na casa da colina.

Cheio de personagens femininas interessantes, esse livro é um dos principais nomes da literatura gótica.
Infelizmente, não existe uma edição em português recente, o que reduz a compra desse livro apenas a sebos ou a edições em inglês.

9- Tubarão, Peter Benchley (1974): Embora hoje em dia pareça super batido, Tubarão foi um livro inovador na época que foi lançado e junto com o filme de 75, foi responsável por toda a má fama dos tubarões.

O livro se passa em uma cidadezinha de veraneio, que de repente começa a sofrer ataques de tubarão, bem na época das férias, com a praia infestada de turistas. Os moradores da cidade se unem para investigar e caçar o tubarão que está aterrorizando a praia.

Enquanto o filme se foca mais em alguns personagens e na ação, o livro dá um panorama mais completo de todos os moradores da cidade e de seus problemas.

10- Joyland, Stephen King (2013): Usando da temática do parque de diversão, King conta a história de um jovem que começa a trabalhar no parque Joyland, logo após tomar um fora da sua então, namorada. Lá ele faz amigos e aprende não só sobre o parque, mas também sobre a vida. Também é em Joyland, que ele fica conhecendo a história do um fantasma de uma garota, que teria sido assassinada dentro do parque e que até hoje, ainda está por ali.

Como todos os livros de King, Joyland é assustador e bonito ao mesmo tempo e é um romance de formação que só Stephen King poderia escrever.

Créditos da imagem: http://superstore.wnd.com/department/books

 

 

 

 

Um comentário em “Os melhores livros de 2017”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s