Listas, livros

10 escritoras para você conhecer em 2018

Em 2017, eu, infelizmente, li pouquíssimos livros escritos por mulheres. Na esperança de que em 2018, eu me aplique mais a essa tarefa, eu fiz uma lista de escritoras que merecem ser conhecidas e lidas. A lista está bem longe de estar completa, então, como sempre, aceito sugestões.

Tentei evitar as escritoras muito famosas, como Jane Austen e J.K. Rowling.

1- Alice Munro: Alice Munro é uma canadense, nascida em 1931 que escreveu livros como Vida Querida, Lives of Girls and Women, o Amor de uma Boa Mulher, Fugitiva, entre outros. Ela é mais conhecida por seus contos, com protagonistas femininas e situações cotidianas, mas ela escreveu um romance semi autobiográfico. Ela também foi a ganhadora do premio Nobel, em 2013.

Os seus contos são fáceis de serem lidos e extramente interessantes, pois mostram diversos pontos de vistas diferentes, mas todos de personagens femininas.

Livros que eu li: Family Furnishings, Vida Querida, O Amor de uma Boa Mulher, Lives of Girls and Women.

2- Margareth Atwood: Também nascida no Canadá e na década de 30, Atwood é famosa por livros como O Conto da Aia,Vulgo Grace e Surfacing. Ela andava meio esquecido (pelo menos aqui no Brasil), mas em 2017, O Conto da Aia ganhou uma adaptação para a televisão e o livro voltou ao primeiro lugar nos mais vendidos.Vulgo Grace também virou uma série da Netflix.

O Conto da Aia é sem dúvida o seu livro mais famoso, e embora tenha sido escrito na década de 80, é atual até hoje.

Livros que eu li: O Conto da Aia

3- Shirley Jackson: Nascida em 1916, nos Estados Unidos, Shirley Jackson é uma escritora de horror que inspirou nomes como Stephen King e Neil Gaiman. Ela é famosa por seus romances góticos como A Assombração da Casa da Colina, Sempre Vivemos no Castelo e A Loteria.

Assim como Munro, a maioria dos seus livros tem protagonistas femininas, o que é mais do que interessante já que esses livros foram escritos em sua maioria na década de 50, além disso, os livros também são bem assustadores.

Livros que eu li: Sempre Vivemos no Castelo e a Assombração da Casa da Colina.

4- Mary Shelley: Nascida em 1797, em Londres, Mary Shelley é conhecida por ter escrito uma das maiores obras de terror de todos os tempos: Frankenstein, mas ela escreveu outros livros que não ficaram tão famosos como Mathilda e The Last Man.

Livros que eu li: Frankenstein.

5- Marion Zimmer Bradley: Nascida em 1930, nos Estados Unidos, Bradley é famosa pelos seus livros sobre a lenda Arthuriana e sobre a mitológica cidade de Atlanta (na verdade, na concepção de Bradley as duas lendas são relacionadas). As Brumas de Avalon, seus livros sobre a lenda Arthuriana são provavelmente a versão mais interessante da lenda já que focam nas personagens femininas importantes na vida de Arthur (sua mãe, sua tia, sua irmã e sua esposa), dando uma perspectiva completamente nova para uma história conhecida por seus personagens masculinos.

Livros que eu li: As Brumas de Avalon

6- Isabel Allende: Nascida em 1942, no Peru, Isabel Allende é famosa por obras como A Casa dos Espíritos, Paula, A Filha da Fortuna e o Jogo de Ripper.

Seu livro mais famoso é A Casa dos Espíritos, que acompanha a vida de uma família durante o golpe militar Chileno, que derrubou Salvador Allende, tio de Isabel. No livro, acompanhamos o patriarca da família, Esteban Truba, um homem durão que maltrata as mulheres, sua esposa, Clara, uma jovem clarividente, sua filha, Branca, e sua neta, Alba, uma revolucionaria que deseja derrubar o governo militar.

Livros que eu li: A Casa dos Espíritos

7- Toni Morrison: Nascida na década de 30, nos Estados Unidos, Morrison é conhecida por retratar a vida das mulheres negras nos Estados Unidos. Entre seus livros mais famosos estão O Olho Mais Azul, Amada, A Canção de Salomão e Sula.

Retratando muito do que as mulheres negras sofreram não só durante a escravidão, mas até hoje, os seus livros são bonitos, pesados e necessários.

Livros que eu li: Amada.

8- Emily Brontë: Nascida em 1818, na Inglaterra, Emily Brontë é famosa por ter escrito O Morro dos Ventos Uivantes, um clássico, que conta a história do amor completamente distorcido de Catherine e Heathcliffe. O livro é lido, adaptado e referenciado até hoje.

Livros que eu li: O Morro dos Ventos Uivantes.

9- Charlotte Brontë: Irmã mais velha de Emily, Charlotte é famosa por escrever Jane Eyre, mas ela tem outras obras, entre elas O Professor, Shirley e Villete.

Assim como O Morro dos Ventos Uivantes, Jane Eyre já ganhou diversas adaptações e é famoso até hoje.

As irmãs Brontë moravam em frente a um cemitério e a maioria dos críticos atribuem o fato de todas escreverem romances góticos a atmosfera que a casa tinha. A irmã mais nova, Anne, também era escritora (Agnes Grey, A Moradora de Wildfell Hall).

Livros que eu li: Jane Eyre, O Professor.

10- Gillian Flynn: Nascida em 71, nos Estados Unidos, Flynn é a escritora mais nova da lista. Ela escreve romances policiais, com protagonistas femininas e o mais interessante desses romances é que muitas vezes, as protagonistas não são confiáveis, o que torna o livro bem mais interessante. Ela é famosa por ter escrito Garota Exemplar, mas ela já escreveu outros livros como O Adulto e Lugares Escuros.

Livros que eu li: Garota Exemplar, Na Própria Carne, Lugares Escuros.

Bônus: Maya Angelou: Nascida em 1928, Angelou é mais conhecida por suas poesias, mas ela também escreveu uma série de livros autobiográficos, que retratam sua vida desde a infância até a vida adulta, entre eles estão Me, Mom e Me, I Know Why the Caged Bird Sing e The Heart Of a Woman.

Livros que eu li: Me, Mom e Me.

Créditos da imagem: http://www.telegraph.co.uk/culture/books/10592211/When-Atwood-met-Munro-Nice-books-are-boring.html

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s