Adaptações

Filme: Viagem ao Centro da Terra, 1959

Sinopse: Edinburgh, 1880. Oliver Lindenbrook (James Mason), um dedicado professor de geologia que recentemente se tornou sir, consegue o primeiro passo para uma viagem ao centro da Terra quando Alec McEwen (Pat Boone), seu assistente, lhe leva um pedaço de lava. Examinando a lava cuidadosamente, Lindenbrook encontra uma mensagem de Arne Saknussen, um famoso explorador do passado, que orientava como alcançar o centro da Terra. A viagem começa, descendo em um vulcão na Islândia. A dupla é acompanhada por Carla Goeteberg (Arlene Dahl), viúva do professor Goeteberg (Ivan Triesault), um geólogo renomado que pretendia “ganhar a corrida” mas foi envenenado com cianeto, e por Hans Belker (Peter Ronson), um guia islandês. São seguidos de perto pelo maligno Conde Saknussen (Thayer Saknussen), descendente do explorador, que quer usar as descobertas de Lindenbrook para seu proveito pessoal e político. Porém este não é o único perigo para os exploradores, pois no decorrer de sua viagem o grupo encontrará vários animais pré-históricos.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1193/

 

Longe de ser só mais um filme baseado no livro de Jules Verne, esse é na verdade, o primeiro livro baseado em A Viagem Ao Centro da Terra. Talvez por isso, ele seja mais fiel do que a versão de 2008 (que é quase um reboot).

No filme, o professor Lindenbrook (James Manson) faz uma viagem ao centro da terra, junto com seu assistente (Pat Boone) e com um guia Islandês (Peter Ronson), até esse ponto, tudo é muito parecido com o livro, mas o filme coloca também uma personagem feminina para acompanhar os três homens na viagem, o que é sem dúvida nenhuma uma decisão bem moderna para o final dos anos 50. O livro tem uma personagem feminina, mas que apenas fica em casa enquanto os três homens fazem a viagem.

Assim como o livro, boa parte da graça do filme é ver a concepção de como é o centro da terra, o filme funciona bem nesse quesito, as cenas são bonitas e interessantes. Por ser um filme antigo, eu fiquei na dúvida de como que as criaturas citadas no livro iriam aparecer, já que a produção não tinha efeitos especiais, mas o diretor deu uma boa solução para isso: Ele filmou alguns répteis sozinhos e colocou as cenas no meio do filme. Eles não interagem com os atores em momento algum, mas fica perfeitamente claro que eles estão no mesmo lugar e como as cenas dos répteis foram filmadas de perto, a impressão que se tem é de que os animais de fato são gigantes, como os descritos no livro.

O elenco funciona bem e os figurinos são especialmente bonitos. Assim como o livro, o filme é um ótimo exemplo de uma história de aventura com toques de fantasia.]

Journey To The Centre Of The Earth 2

Por ser um clássico, Viagem ao Centro da Terra foi adaptado uma centena de vezes, algumas de maneira mais fiel e outras de uma maneira que modernizasse o clássico, e é provável que o livro ainda vá ser adaptado mais vezes, mas ficou bem claro para mim que essa é a adaptação mais interessante do livro e que talvez todos os filmes que vieram depois, não se fizessem necessários.

Existe uma demanda muito alta para filmes com efeitos digitais, hoje em dia, mas os efeitos não tem qualquer utilidade se não estiverem pautados em um bom roteiro e isso acontece com cada vez menos freqüência. Esse filme não faz uso de efeitos digitais, mas tem um ótimo roteiro e tem uma ótima resolução para o que hoje em dia, séria feito no computador em um piscar de olhos.

Muito bem filmado e extremamente fiel ao livro, Viagem Ao Centro da Terra é sem dúvida a melhor adaptação da obra de Verne e se a necessidade por efeitos digitais e o preconceito com filmes antigos, puderem ser deixados de lado, o filme vai ser muito mais do que aproveitado.

 

Títulos Alternativos: Jules Verne’s Journey to the Center of the Earth / Trip to the Center of the Earth

Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção

Duração: 132 min.

Tipo: Longa-metragem / Colorido

Produtora(s): 20th Century Fox, Cooga Mooga, Joseph L. Schenck Enterprises

Distribuidora(s): Fox Filmes

Fonte: http://www.epipoca.com.br/filmes/ficha/17156/viagem-ao-centro-da-terra

Créditos das imagens:

http://czeshop.info/2017/journey-to-the-center-of-the-earth-1959-poster.html

http://www.theartsdesk.com/film/dvdblu-ray-journey-centre-earth

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s