Adaptações

Filme: Investigação de Risco, 2009

Sinopse: Para o investigador Peter Hunter, a onda de crimes realizados em uma cidade tinha algo em comum: todos envolviam o departamento de polícia. O que ele não esperava era o fato de uma das vítimas desta conspiração. Agora existem duas opções: abandonar o caso ou perder a vida.

Fonte: http://www.cineplayers.com/filme/investigacao-de-risco/8464

 

Baseado no livro 1980, de David Peace, Investigação de Risco é também o segundo filme da trilogia Red Riding (são quatro livros, mas apenas três filmes), iniciada por Em Busca de um Assassino (2009). No segundo filme, continuamos acompanhando a policia de Yorkshire e mais importante ainda: a investigação dos crimes do Estripador de Yorkshire.

O filme é bem fiel ao livro, a história não muda quase nada, os personagens são os mesmos e é bem claro que o filme nem tem grandes pretensões, toda a trilogia Red Riding é produzida para a tv. Esse fato não prejudica em nada a produção, que longe de grandes estúdios e da responsabilidade de gerar muito lucro pode se ater a história original, que já é ótima.

Assim como no livro, o filme não mostra nenhuma cena gráfica e pesada, o telespectador sabe que a história trata de crimes extremamente violentos e esses crimes podem até ser descritos, mas não são mostrados. Isso é uma boa solução: o filme não se torna pesado, fica bem parecido com o livro, que tem uma linguagem de fluxo de consciência praticamente poética e não precisa de uma produção grandiosa, que talvez não coubesse no orçamento do filme.

A sensação que fica é que os detalhes do crime não são tão importantes, o importante é que tem alguém cometendo aqueles crimes e que isso precisa ser parado.

MCDRERI EC031

O elenco funciona muito bem, o ator que interpreta Hunter, que é provavelmente o policial mais ingênuo do livro (Paddy Considine) caiu como uma luva para o personagem e o filme até conta com atores que apareceram no outro filme, como Andrew Garfield, que volta no papel de Eddie Dunford e Robert Shehan, no papel do garoto de programa Bj. O figurino também é muito bem feito, o filme se passa em 1980 e talvez um figurinista mais empolgado, poderia pensar em usar um figurino mais exagerado pautado totalmente na moda dos anos 80, mas é interessante ver que no caso desse filme, as roupas ainda tem um perfume dos anos 70, afinal, eles mal acabaram de entrar na década de 80.

Uma questão que já é importante no livro, aqui ganhou mais importância ainda: a violência contra a mulher. É comum nos livros policiais e noir, que as vitimas sejam mulheres, e nessa série é exatamente o que acontece, o estripador de Yorkshire ataca principalmente, prostitutas. Nos outros livros da série, as mulheres estavam ou no papel de vitimas, ou femme fatales ou esposas, em 1980, uma das integrantes da equipe de investigação é uma mulher e nós podemos acompanhar como é o dia a dia de uma mulher em uma profissão extremamente masculinizada. O filme deu mais importância não só a isso, mas também as vitimas do estripador, que por serem em sua maioria, prostitutas receberam uma investigação falha e mal feita.

Mas claro que o filme também toca no ponto mais importante do livro: a corrupção policial e a idéia de que ninguém é inocente e muito menos confiável, nem mesmo os protagonistas, fazendo uma analise sobre a policia e sobre a investigação, a história questiona quem é mais culpado: O Estripador, que mata por compulsão ou a policia, que tem como trabalho proteger, mas esta mais ocupada encobrindo seus próprios podres.

 

País: Inglaterra
Gênero: Suspense
Ano de produção: 2009
Duração: 97 Min.
Produtora: PlayArte
Direção: James Marsh
Elenco: James Fox, Jim Carter, Paddy Considine, David Morrissey, Eddie Marsan, Warren Clarke, David Calder, Maxine Peake

Fonte: http://eovideolevou.com.br/detalhe/completo.asp?cp=64111

Créditos das imagens:

https://www1.cineplex.com/People/shaun-dooley/Photos

http://cover.box3.net/index.php?pid=cove2&p=v&rid=100714&&por=3&mod=front+back

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s