guest post, livros

Série Harry Potter, J.K Rowling

[Guest Post por Ariana Lopes]

A primeira vez que ouvi falar de Harry Potter eu tinha por volta dos 12 anos de idade e não entendia o porquê de as pessoas estarem ensandecidas lendo os livros e ansiosas pelo primeiro filme.
Eu sempre gostei de ler desde muito pequena e resolvi ler o primeiro livro da saga mais por curiosidade do que por qualquer outro motivo.
Pois bem, na primeira página eu já tinha entrado para o grupo dos leitores ensandecidos!
Acho que hoje todo mundo sabe quem é Harry Potter e conhece, ao menos em linhas gerais, a sua história.
Assim, não vou fazer um resumo da saga, mas levantar alguns temas que fizeram com que eu  me apaixonasse pela história do bruxinho mais famoso da ficção.

O trio formado por Harry, Rony e Hermione passou por tudo o quanto é situação. Nós acompanhamos seu crescimento, suas dúvidas, inseguranças da adolescência, primeiro amor e alguns momentos delicados da amizade: ciúmes, desentendimentos, reconciliações…. mas tudo isso nos ensina que nós mudamos, nossos amigos mudam, mas o amor que nos uniu ultrapassa todos esses obstáculos. Amizades podem sim durar uma vida toda e são uma das nossas maiores fortalezas.

Aprendi também que é preciso ter Coragem para enfrentar aquilo que mais tememos, pois o que o medo mais teme é a nossa atitude. Por isso, não devemos esmorecer frete às batalhas da vida, mas sim enfrentá-las com honra.

Outro ponto que eu sempre gostei muito foi a relação dos alunos de Hogwarts com os professores. Alguns professores transcendem a barreira da sala de aula e se tornam verdadeiros mestres da vida. Seus exemplos nos marcam e contribuem para a formação do nosso caráter. Em tempos onde a vocação de ensinar está tão desvalorizada, ver alunos tendo suas vidas tocadas por aqueles que nos ensinam tanto é algo que não pode passar batido. Dumbledore, McGonagall, Lupin e, claro, Severo Snape foram fundamentais na história e se tornaram personagens extremante queridos.

A questão da família foi algo que também me marcou bastante, talvez porque a minha seja super pequena. Harry sendo acolhido pela família Weasley, por Hagrid, mostra quem não precisamos possuir o mesmo tipo sanguíneo para sermos família. Família são aquelas pessoas por quem você daria a vida para proteger e por quem você seria protegido da mesma forma.

E, por fim, que amor dos nossos pais é sagrado e ultrapassa as barreiras de tempo e espaço.

Muita gente pode falar que esses temas estão presentes em tantos outros livros  e que não é nenhuma novidade uma história ser contada no meio dessas entrelinhasS Mas, na minha opinião, cada um deles foi retratado de forma tão pura e com tanta sensibilidade que se tornaram os maiores feitiços que os livros possuem.

É claro que tudo isso eu fui notando aos poucos, conforme eu crescia e relia cada livro. E tenho certeza que tem muito mais guardado para as próximas leituras!

Texto e imagem por Ariana Lopes

Um comentário em “Série Harry Potter, J.K Rowling”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s