Adaptações

Filme: Histórias de Fantasmas, 1981

Sinopse: Quatro amigos de infância, que participam de uma sociedade de histórias fantasmagóricas, passam a ser aterrorizados pelo fantasma da mulher que eles mataram há 50 anos.

Fonte: http://eovideolevou.com.br/detalhe/completo.asp?cp=73280

 

Histórias de Fantasmas é o único filme baseado na obra de Peter Straub produzido até hoje, ele é adaptado do livro Os Mortos Vivos e é relativamente fiel a obra.

O filme conta a história de quatro amigos, que se reúnem para contar histórias de fantasmas.

Como o livro e como o próprio Straub, o filme não é conhecido aqui no Brasil, mas é um filme de terror bem interessante. A história segue o ritmo do livro, algumas mudanças pequenas e que não interferem na história final foram feitas, talvez para tornar o filme mais dinâmico, mas o cerne da trama é bem parecido.

Ghost-Story-1981-e1449566500166

 

O livro tem algumas cenas bem assustadores, que deixam o leitor com medo, o mesmo acontece com o filme. As cenas mais assustadoras do filme, são as cenas em que Alma (Alice Krige) aparece, a personagem por si só já é bem sinistra e o telespectador desconfia que ela esconde algum segredo desde que a vimos pela primeira vez, a atriz deu uma carga ainda mais macabra para as cenas. O mais interessante é que ela começa como uma garota tímida e retraída e assim como Don (Craig Wasson), seu noivo, nós vamos descobrindo pouco a pouco quem ela de fato é.

Diferente do livro, que é mais parado e em alguns momentos a história fica mais morna, o filme se foca nos momentos mais importantes e com mais ação da história, então ele não é maçante ou entediante, inclusive, se segura bem durante toda a duração do longa.

Mas sem dúvida nenhuma, a parte mais interessante desse filme é ver grandes atores, que ficaram marcados na cabeça do público com as feições mais jovens,como Fred Astaire e Melvin Douglas, atuando como um dos senhores que se reúnem para contar histórias de terror.

MV5BZjI5Yzc0ZDYtM2EwMS00YjBhLWFlNTctMTNiYzUzMjMxMGE3XkEyXkFqcGdeQXVyNzc5NjM0NA@@._V1_

O filme foi filmado nos anos 80 e como acontece com freqüência com filmes pré década de 90, o filme envelheceu mal e alguns dos efeitos, podem causar mais risos do que sustos quando vistos nos dias de hoje, mas se isso puder ser superado, o filme pode se tornar interessante.

Outro problema do filme, que não aparece no livro é relativo a um dos mistérios mais importantes da trama e diz respeito a identidade de alguns personagens, no livro, embora o leitor leia a descrição física da pessoa, cabe a imaginação de cada um definir um rosto para o personagem, já o filme, usa os mesmos autores para identidades diferentes, assim acabando com um dos mistérios mais impressionantes e mais bem pensados do livro.

De uma maneira geral, Histórias de Fantasmas é uma boa adaptação, que funciona e entretém na medida certa.

 

País: Estados Unidos
Gênero: Clássico
Ano de produção: 1981
Duração: 110 Min.
Censura: 18
Áudio: Inglês
Legendas: Português / Espanhol
Produtora: Classic Line
Direção: John Irvin
Elenco: Douglas Fairbanks Jr., Fred Astaire, Melvyn Douglas, John Houseman

Fonte: http://eovideolevou.com.br/detalhe/completo.asp?cp=73280

Créditos da imagem: http://warped-perspective.com/index.php/2015/12/08/blu-ray-review-ghost-story-1981/

http://www.imdb.com/title/tt0082449/mediaviewer/rm2101422336

http://www.originalposter.co.uk/fulldetails.asp?rid=11192

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s