livros

Tudo é Eventual, Stephen King

“Sequer me passou pela cabeça a esperança de estar sonhando, mas, se eu fosse mais velho, poderia ter pensado. Mas eu não era mais velho; tinha nove anos e reconhecia a verdade quando ela se agachava ao meu lado”– O Homem do Terno Preto.

Sinopse: Tudo é eventual’ reúne 14 contos inéditos de Stephen King que revelam a imaginação fértil e inquieta de um dos maiores escritores de nossos tempos. Uma coletânea intensa, sinistra e envolvente, com a inconfundível marca do mestre do horror. Stephen King escreve na introdução desta coletânea que ‘há poucos prazeres tão fantásticos quanto sentar em minha poltrona preferida numa noite fria, com uma xícara de chá quente ao lado, escutando o vento lá fora e lendo um bom conto que posso terminar de uma assentada’.

Fonte: https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/literatura-internacional/terror-e-sobrenatural/tudo-e-eventual-42156134

 

Tudo é Eventual é mais uma das coletâneas de contos de Stephen King. Esse livro reúne 14 histórias do escritor, das mais variados tipos, mas todos com elemento de terror.

O conto mais famoso desse livro é, sem dúvida 1408, que em 2007 virou um filme, estrelado por John Cusack e Samuel L. Jackson e conta a história de um escritor especializado em buscar assombrações reais, mas extremamente cético vai se hospedar em um quarto que supostamente é assombrado e vai pela primeira vez, questionar seus princípios.

Outro conto do livro que virou filme é Andando na Bala, que conta a história de Alan Parker, um universitário que recebe a noticia de que sua mãe teve um derrame e no desespero para chegar logo a sua cidade natal, ele acaba pegando uma carona, um tanto quanto indesejada. Além desses dois contos, Tudo é Eventual ainda tem o conto que dá nome ao livro, Sala de Autopsia 4, o Homem do Terno Preto, Tudo que você ama será tirado de você.

Uma das coisas mais legais dessa coletânea é que King escreveu um pequeno prefácio com explicações de como ele escreveu o conto em questão e da onde vieram as idéias. Essa técnica seria repetida posteriormente no livro Bazar dos Sonhos Ruins, de 2017. É sempre interessante saber da onde um escritor tão produtivo quando King tira suas (tantas) idéias.

A maioria dos contos do livro são bem interessantes e assustadores, seja um terror mais sangrento ou um terror mais psicológico. Eu gostei especialmente do conto O Homem de Terno Preto, aonde um senhor já idoso conta uma memória de sua infância, em que ele se encontrou com um sinistro e misterioso homem, com um terno preto, do conto O Vírus da Estrada vai para o Norte, que narra a história de um escritor que compra um quadro estranho em uma venda de garagem, do conto Almoço no Café Gotham, que fala sobre uma reunião de divorcio um pouco diferente de qualquer outras e de Andando na Bala.

O conto As Irmãzinhas de Eluria se passa no universo de A Torre Negra e tem como protagonista Roland Deschain, mas ele é uma história independente da saga e pode ser compreendido sem nenhum problema por quem não leu os livros de A Torre Negra, eu mesma só li dois volumes e entendi o conto perfeitamente.

Claro que o livro também tem alguns contos menos interessantes e até chatos, A Morte de Jack Hamilton, parcialmente baseado em um fato real (a morte de um dos integrantes do bando de John Dillinger), é um tanto maçante, já Você só Pode Dizer o Nome Daquela Sensação em Francês é um conto meio subjetivo, que não prende tanto a atenção do leitor e A Moeda da Sorte não é um conto tão instigante.

Os outros contos do volume são todos bons, além dos já citados lá em cima, tem também Na Câmara da Morte, que não tem nada de sobrenatural e fala de assuntos relativamente próximos de nós, como liberdade de expressão, ditadura e tortura, A Teoria de L.T. sobre Animais de Estimação que fala sobre relacionamento a dois de uma maneira que só King conseguiria, Sala de Autopsia 4, que narra uma situação extremamente aflitiva e claro, Tudo é Eventual que fala sobre um rapaz com poderes psíquicos, que se envolve com quem não deveria.

De uma maneira geral, a leitura do livro é rápida, e os contos são bem interessantes. Tudo é Eventual é um ótimo exemplo de quão bons os trabalhos mais curtos de King podem ser.

 

 

 

 

Tradutor: ARAGAO JUNIOR, OCTAVIO CARVALHO

Origem:  NACIONAL

Editora: SUMA DE LETRAS BRASI

Edição:  3

Assunto: Literatura Internacional – Terror e Sobrenatural

Idioma: PORTUGUÊS

Ano:  2013

País de Produção: BRASIL

ISBN:  8581050409

Encadernação:  BROCHURA

Altura: 23,00 cm

Largura: 16,00 cm

Comprimento: 2,00 cm

Peso: 0,57 kg

Complemento:  NENHUM

Nº de Páginas:  464

Fonte: https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/literatura-internacional/terror-e-sobrenatural/tudo-e-eventual-42156134

Crédito da imagem: https://www.skoob.com.br/tudo-e-eventual-451504ed511484.html

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s