livros

Sangue e Gelo, Robert Masello

“Se havia algo que aprendera na passagem pelo leste, uma coisa que sabia com certeza, era a capacidade do homem de ser cruel em relação ao semelhante”

Sinopse: Dezembro de 1856. Em meio a uma tempestade, nas proximidades do Pólo Sul, marinheiros aterrorizados fazem um casal caminhar pela prancha do navio e se jogar ao mar. Portadores de má sorte, eles dizem, perpetuadores de uma terrível maldição.
Mais de 150 anos depois, um fotojornalista em profunda crise aceita um convite para fazer uma reportagem na estação de pesquisa científica americana na Antártica. Ele espera pela chance de fotografar muita coisa que jamais tivera oportunidade de ver na vida: animais exóticos, icebergs imponentes, nevascas assustadoras. Mas dois corpos trajados em roupas vitorianas, perfeitamente preservados dentro de um bloco de gelo, são uma descoberta que vai além dos seus sonhos mais delirantes.

Fonte: https://www.saraiva.com.br/sangue-e-gelo-3079354.html

 

Sangue e Gelo conta a história do fotojornalista Michael, que em face de um acidente que sofreu e que deixou sua então, namorada em coma, resolve aceitar uma proposta de emprego em uma base de pesquisa na Antártica. Junto com ele, estão vários cientistas, vários militares e uma medica. Logo nos primeiros dias, Michael faz um mergulho junto com um dos cientistas, e no fundo do mar encontra uma mulher presa em um bloco de gelo, quando a resgatam, descobrem que atrás dela, tem um homem também congelado.

O livro começa com um flash back e recorre a essa técnica com bastante freqüência. O primeiro capitulo conta sobre um casal, passageiros de um navio, que é jogado ao mar pela tripulação, após descobrirem algum segredo, depois voltamos para os dias atuais, e lemos sobre Michael. O resto do livro segue dessa maneira, intercalando capítulos sobre Michael e o que acontece na base de pesquisa e capítulos sobre o casal (Eleanor e Sinclair), que viveram no século 19.

É bem obvio desde o começo do livro que o livro fala sobre vampirismo, que é um assunto que esteve muito em voga na literatura nos últimos anos, então, resta ao leitor esperar outras surpresas do livro, mas a partir do momento que Michael encontra o casal preso no gelo, o livro já não tem mais muito enredo. O autor manteve minha curiosidade até o momento em que descobri como que Eleanor e Sinclair se transformaram em vampiros.

Também é importante dizer que o autor se preocupou muito em fazer uma pesquisa bem feita sobre a Antártica e ele usa esses conhecimentos em todos os momentos do livro, ele cita lugares, espécies e até hábitos típicos do lugar, fazendo com que o leitor se sinta, literalmente no meio da Antártica. Também gostei muito de como ele conseguiu relacionar a história do livro, com as pesquisas que alguns dos cientistas fazem na base, citando até peixes que tem sangue frio, da mesma maneira que um vampiro teria. A idéia de duas pessoas de 1856, completamente deslocadas nos anos 2000 também é interessante e renderia bons momentos, mas o autor não aproveita isso e são poucas as cenas em que Eleanor se debate com as modernidades dos dias de hoje.

Outra coisa que o autor tentou colocar, mas não me convenceu muito foram os romances, o romance principal, que séria o de Eleanor e Sinclair é o mais bem desenvolvido, já os romances de Michael com a namorada agora em coma e posteriormente, quando o autor insinua que ele poderia ter algo com a cunhada, soam mais como uma enrolação.

Mas depois de um tempo, o livro se torna um pouco arrastado, especialmente depois que o casal desperta e da metade para o fim, eu só pensava em terminar ele logo. A idéia do livro, não é ruim, e é passível de despertar interesse, mas o desenvolvimento, por sua vez, deixa a desejar.

 

 

 

Capa comum: 448 páginas

Editora: Suma de Letras; Edição: 1ª (2 de setembro de 2010)

Idioma: Português

ISBN-10: 8560280618

ISBN-13: 978-8560280612

Dimensões do produto: 22,8 x 16,4 x 2,4 cm

Peso de envio: 680 g

Fonte: https://www.amazon.com.br/Sangue-Gelo-Robert-Masello/dp/8560280618

Créditos da imagem: https://www.skoob.com.br/sangue-e-gelo-123546ed137112.html

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s