Adaptações

Filme: Jogador nº 1, 2018

Sinopse: Num futuro distópico, em 2044, Wade Watts (Tye Sheridan), como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday (Mark Rylance) morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-229831/

Baseado no livro de Ernest Cline, Jogador Nº 1 é o novo filme de Steven Spielberg e se passa no ano de 2044, aonde a humanidade já esgotou diversos recursos, e boa parte das pessoas passa seu tempo logado ao OASIS, um planeta virtual, repleto de mundos e lugares diferentes e incríveis. Quando o criador do OASIS, James Halliday morre, ele deixa uma série de pistas para que os usuários encontrem um tesouro.

O protagonista de Jogador Nº 1 é Wade Watts (Tye Sheridan), orfão de pai e mãe e que, como milhares de outros usuários, passa seu tempo procurando o tesouro de Halliday.

A idéia do livro, já é por si só, extremamente original, mas com o filmes, as possibilidades para trabalhar o que está na obra original se tornam ainda maiores. Logo no começo, quando somos apresentados ao OASIS, Wade nós leva a diversos mundos dentro do sistema, todos feitos com computação gráfica e que fazem o telespectador sentir vontade de também estar dentro desse planeta.

readyplayerone-56b7d103-d459-4ff3-89ac-e6342be40e01

A partir daí, o filme segue relativamente fiel ao livro, poucas coisas foram mudadas, certamente para funcionar melhor no formato de um filme.

O livro é repleto de referências aos anos 80, já que Halliday foi criança e adolescente na década, e ele mesmo colocou essas referencias quando criou o seu mundo, o filme não só mantém, como multiplica isso. Há referências a Star Wars, King Kong, O Iluminado, e até ao próprio Jurasic Park, do Spielberg, dessa maneira o filme funciona quase como o jogo que os personagens estão jogando, e deixa que o telespectador procure os Easter Eggs. Os mais aficionados, certamente vão querer ver o filme mais de uma vez, para encontrar cada um dos detalhes.

Além disso, nos momentos em que os personagens estão com seus Avatares, o filme é filmado como um vídeo game, acompanhamos os personagens de costas, da maneira que se joga um jogo, tornando a sensação de estar dentro do OASIS ainda maior. Com a caça aos Easter Eggs, e a câmera subjetiva típica de vídeo game, é muito fácil acreditar que você está de fato dentro do filme.

ready-player-one

A trilha sonora se divide basicamente entre hits dos anos 80 e scores de clássicos do cinema, uma ótima forma de acompanhar a febre referente a década de 80 que ronda os dias de hoje, mas em alguns momentos, parece que tentaram colocar músicas em todos os momentos, na tentativa de encaixar o maior número possível de hits.

O elenco não tem grandes nomes, é composto basicamente de jovens adultos como Tye Sheridan (de X-men: Apocalipse), Olívia Cooke (De Bates Motel) e Lena Whaite (De Masters Of None), mesmo o elenco mais velho, como Mark Rylance (de Ponte dos Espiões) e Simon Pegg (De Todo Mundo Quase Morto) não são nomes muito conhecidos pelo público geral, mas o filme tem um roteiro tão forte e interessante que não precisa de uma grande estrela para atrair telespectadores.

No final das contas, Jogador Nº 1 é um filme divertido e original, que parece perfeito para agradar quem leu o livro, quem já era nascido nos anos 80 e até, as novas gerações.

 

Créditos das Imagens: https://www.rollingstone.com/movies/news/ready-player-one-competitors-team-for-oasis-in-trailer-w517933

New Ready Player One trailer is full of Easter eggs and nostalgic references

https://www.space.ca/readyplayeronecontest/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s