Sinopse: Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e “supostamente” está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.
Baseado no conto de mesmo nome de Agatha Christie, presente no livro O Cão da Morte, Testemunha de Acusação conta a história de um homem (Tyrone Power) acusado de assassinar uma viúva rica de quem ele era “amigo”.
O conto é relativamente curto e foca basicamente na esposa do acusado, que na verdade, é a protagonista da história, já o filme, que tem quase 2 horas pode se dar ao luxo de nos mostrar como era a vida de Leonard, o acusado, antes do crime e mais importante ainda, como era a relação dele com a viúva. Outra pessoa que tem bastante destaque no filme é o advogado de Leonard, que se vê em uma corda bamba para defender o cliente. Nesse aspecto, o filme é mais completo que a obra original, embora o conto, mesmo curto já seja suficiente para contar a história.
O filme se manteve bem fiel ao livro, o que é ótimo, já que a história é interessantíssima e tem uma resolução muito inteligente.
O figurino do filme é especialmente bonito, ainda mais levando em conta que ele foi filmado nos anos 60. Embora o conto tenha sido escrito na década de 30, a história pode se passar em qualquer época, o que já fez da obra, automaticamente moderna e atemporal.
A atuação que mais chama a atenção é a de Marlene Dietrich, que interpreta a esposa de Leonard. A principio, ela parece uma coadjuvante, mas ao longo do filme, vamos percebendo que ela tem um papel muito mais importante e com certeza, muito do sucesso do filme é em função da atuação de Dietrich, mas Agatha Christie é responsável por criar uma personagem tão interessante e cheia de camadas.
Uma coisa interessante da história é que, como boa parte das obras de Christie, ela brinca com a verdade e a mentira, deixando o telespectador ou leitor tão confuso quanto os personagens.
Testemunha de Acusação, assim como o conto em que se baseia, é um filme atemporal, que prende o telespectador do começo ao fim e tem um desfecho surpreendente.
Duração 1h 56min
Direção: Billy Wilder
Elenco: Tyrone Power, Marlene Dietrich, Charles Laughton
Gêneros Policial, Drama, Suspense
Nacionalidade EUA
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-4884/
Créditos das imagens: https://www.serietotaal.nl/nieuws/4237/bbc-maakt-miniserie-gebaseerd-op-agatha-christies-witness-for-the-prosecution
https://foxesden.co/arts/oldie-goldie-witness-for-the-prosecution/
O filme eu já vi, o conto tá aqui na estante esperando! Hehehe
CurtirCurtir
Pode ler o conto que é muito bom!
CurtirCurtir