Adaptações

Filme: Testemunha de Acusação, 1957

Sinopse: Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e “supostamente” está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-4884/

 

Baseado no conto de mesmo nome de Agatha Christie, presente no livro O Cão da Morte, Testemunha de Acusação conta a história de um homem (Tyrone Power) acusado de assassinar uma viúva rica de quem ele era “amigo”.

O conto é relativamente curto e foca basicamente na esposa do acusado, que na verdade, é a protagonista da história, já o filme, que tem quase 2 horas pode se dar ao luxo de nos mostrar como era a vida de Leonard, o acusado, antes do crime e mais importante ainda, como era a relação dele com a viúva. Outra pessoa que tem bastante destaque no filme é o advogado de Leonard, que se vê em uma corda bamba para defender o cliente. Nesse aspecto, o filme é mais completo que a obra original, embora o conto, mesmo curto já seja suficiente para contar a história.

O filme se manteve bem fiel ao livro, o que é ótimo, já que a história é interessantíssima e tem uma resolução muito inteligente.

cun5g6gyxvu8-full

O figurino do filme é especialmente bonito, ainda mais levando em conta que ele foi filmado nos anos 60. Embora o conto tenha sido escrito na década de 30, a história pode se passar em qualquer época, o que já fez da obra, automaticamente moderna e atemporal.

A atuação que mais chama a atenção é a de Marlene Dietrich, que interpreta a esposa de Leonard. A principio, ela parece uma coadjuvante, mas ao longo do filme, vamos percebendo que ela tem um papel muito mais importante e com certeza, muito do sucesso do filme é em função da atuação de Dietrich, mas Agatha Christie é responsável por criar uma personagem tão interessante e cheia de camadas.

Uma coisa interessante da história é que, como boa parte das obras de Christie, ela brinca com a verdade e a mentira, deixando o telespectador ou leitor tão confuso quanto os personagens.

Testemunha de Acusação, assim como o conto em que se baseia, é um filme atemporal, que prende o telespectador do começo ao fim e tem um desfecho surpreendente.

 

Duração 1h 56min

Direção: Billy Wilder

Elenco: Tyrone Power, Marlene Dietrich, Charles Laughton

Gêneros Policial, Drama, Suspense

Nacionalidade EUA

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-4884/

Créditos das imagens: https://www.serietotaal.nl/nieuws/4237/bbc-maakt-miniserie-gebaseerd-op-agatha-christies-witness-for-the-prosecution

https://foxesden.co/arts/oldie-goldie-witness-for-the-prosecution/

2 comentários em “Filme: Testemunha de Acusação, 1957”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s