livros

Branca de Neve- Os Contos Clássicos- Vários Autores

“E perguntou-se por que os prazeres eram tão passageiros. Um desejo é contentado, a pessoa atravessa alguns instantes de jubilo e exultação, ri, alegra-se, mas pouco depois se vê mais uma vez assolada por uma profunda mitigação. Não existe estado permanente de contentamento? A felicidade é tão efêmera assim?”- Mundo dos Espelhos: lobos, sangue e neve- Alexandre Callari

 

Sinopse: Branca de Neve e os sete anoes não é uma historia criada pela Disney, que adaptou o conto de fadas dos irmaos Grimm e produziu o longa-metragem infantil de maior sucesso da historia. Originalmente um conto adulto do folclore oral europeu, Branca de Neve remonta a seculos de tradicao, mesmo antes de os irmaos Grimm a registrarem pela primeira vez.

Versoes magnificas da historia, que impressionam pela inventividade, lirismo e crueza, nos trazem o modo de pensar de diferentes povos e epocas, correndo a Europa desde o seculo XVI. Fugindo ocasionalmente das formas livres as quais pertenciam, apareceram na literatura em diversas ocasioes.

Seis dessas versoes, ineditas em portugues, sao neste livro traduzidas e comentadas pelo prof. Alexandre Callari, tambem autor de Mundo dos espelhos: lobos, sangue e neve, conto escrito especialmente para esta publicacao. Branca de Neve: os contos classicos traz ainda um rico caderno ilustrado, contando em detalhes a trajetoria da personagem na cultura contemporanea, com destaque para adaptacoes cinematograficas, animacoes e pastiches.

Fonte: https://www.amazon.com/Branca-Neve-Contos-Classicos-Portugues/dp/8563993313

 

Branca de Neve é um dos contos de fadas mais famosos de todos os tempos. Na história que é mais conhecida, a jovem princesa fugindo de sua madrasta que quer mata-la, acaba encontrando a casa dos sete anões e lá, fica escondida, mas nem todo mundo sabe que existem várias versões do conto (assim como existem de outros contos de fadas), no livro Branca de Neve- Os Contos Clássicos o leitor tem a chance de se inteirar mais no mundo de Branca.

O livro é dividido em três partes, a primeira apresenta sete versões diferentes do conto, de diversos países diferentes. Tem desde versões mais pesadas, que remetem as origens dos contos de fadas, até versões mais infantilizadas, que são mais recentes. Cada conto vêm acompanhando de um comentário que ressalta os pontos mais importantes daquela versão e como ela é diferente das outras.

A versão que mais me chamou atenção, justamente por ser completamente diferente do que eu já li, é a versão Russa, que é contada em forma de poesia.

A parte 2, Branca de Neve Na Cultura Contemporânea, nos dá um panorama de como esse conto clássico influenciou muita coisa que veio depois. Somos apresentados a filmes, livros, peças, pastiches e HQs que ou se inspiraram no conto de alguma foram, ou usam seus personagens, ou fizeram releituras de Branca de Neve. Essa parte é especialmente interessante, porque é impossível terminar a leitura sem querer entrar em contato com a maioria das coisas que são citadas.

34595814_1928122983888254_7290306251626381312_n
O Conto inédito de Alexandre Callari

Já a terceira parte é um conto inédito de Alexandre Callari, chamado Mundo dos Espelhos: Lobos, sangue e neve. Callari conta uma versão de Branca de Neve que é assustadora. O conto é cheio de referencias externas e é muito bem pensado e executado.

Além disso tudo, o livro tem um prefacio de Babi Dewet, autora da trilogia Sábado á noite e uma introdução de Alexandre Callari.

Eu achei 34669123_1928123057221580_7447420145338679296_na idéia do livro extremamente interessante. Eu mesma adoro conto de fadas e já li diversas versões, então, foi ótimo conhecer mais algumas versões e poder ler uma atrás do outra, tendo assim, a chance de comparar os contos. Enquanto eu lia o livro, eu só pensava que isso poderia ser feito com vários contos de fadas.

Além de ter a oportunidade de ler outras versões, o livro me deu algumas informações sobre Branca de Neve que eu não conhecia e eu pude conhecer outras obras que fazem referencia a história, que claro, já entraram nas minhas listas de leitura e de filmes para assistir.

O Conto de Callari também me agradou muito, contos de fadas são em sua origem histórias assustadoras, então, é muito bom ler uma versão que seja praticamente de terror e que impressione o leitor. O conto também é muito bem escrito e a leitura é fácil.

É muito claro que houve muita pesquisa e muito cuidado na feitura do livro, uma vez que Branca de Neve- Os Contos Clássicos é quase um compilado de informações sobre o conto em questão.

34686242_1928123097221576_2763437685447065600_n
Prefácio de Babi Dewet.

A leitura do livro, de uma maneira geral, é bem fácil, porque ele fala sobre um assunto tão interessante que tudo flui e uma das grandes vantagens é que a escrita não é acadêmica, é voltada para todos os públicos.

O livro é da Editora Évora e a edição é muito bonita, as paginas do livro são decoradas ao lado e no começo de cada parte temos uma imagem de alguma pintura que faça referencia a Branca de Neve, o mesmo acontece com a primeira pagina de cada um dos sete contos que o livro nos apresenta. Na segunda parte, temos ainda fotos dos vários filmes citados.

Branca de Neve- Os Contos Clássicos é uma leitura divertida e enriquecedora, que tem a chance de divulgar e estimular a leitura de contos de fadas.

 

Capa Comum: 210 Páginas.

Editora: Évora

Idioma: Português

Fotos: Fernanda Cavalcanti

 

 

2 comentários em “Branca de Neve- Os Contos Clássicos- Vários Autores”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s