Adaptações

Filme: A Revolução dos Bichos, 1954

Sinopse: Os animais moradores da Granja do Solar, cansados dos maus tratos rotineiros, se rebelam contra o dono do local, o beberrão Sr. Jones. Após o expulsarem, os bichos se organizam e instauram novas regras, formando uma comunidade democrática, livre do domínio dos humanos. Os inteligentes porcos, no entanto, logo tratam de impor suas ideias e um novo reinado do terror ganha forma.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-109030/

A Revolução dos Bichos é uma animação baseado no livro de mesmo nome de George Orwell, na história os animais de uma granja se revoltam e tomam a fazendo do Sr, Jones e a partir disso, passam a administra-la. Embora, os porcos, clamem por igualdade entre os animais, eles logo acabam se dando vantagens, como mais comida, mais leite e viver dentro da casa dos humanos.
O livro foi escrito em 1945, portanto esse filme é o primeiro a adaptar a obra, provavelmente por ser filmado em 1954, optaram por fazerem uma animação, já que usar animais séria bem complicado e usar efeitos visuais séria impraticável.
Por outro lado, o filme é extremamente fiel ao livro, tudo que tem no livro, está no filme, os animais até cantam a música que é citada no livro.

071f332e-826c-43ac-8111-eefb1dc73d77
Assim como o livro, o filme faz uma crítica ferrenha ao sistema comunista da Rússia, aos lideres populistas e tudo isso funciona tão bem na versão cinematográfica, quanto na obra original.
Pode parecer que um desenho deixe a história necessariamente infantil, mas não é verdade, no caso de A Revolução dos Bichos fica bem claro que o filme é voltado para o público adulto, já que faz críticas políticas bem claras, embora disfarçadas de fabulas e mais do que isso, o filme é de fato assustador. As cenas em que os porcos aparecem são dignas de um filme de terror e elas vão ficando piores ao longo do filme.
O filme envelheceu relativamente bem, já que é uma animação e não é aqueles filmes antigos que se assistidos hoje podem causar risadas nos mais jovens.
Assim como o livro, A Revolução dos Bichos é um filme que através de metáforas nos fala muito mais sobre política do que muitos textos políticos.

Data de lançamento desconhecida (1h 13min)
Direção: John Halas, Joy Batchelor
Elenco: Maurice Denham, Maurice Denham, Gordon Heath
Gêneros Animação, Drama, Comédia
Nacionalidade Reino Unido
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-109030/

Crédito das imagens: http://www.simbasible.com/animal-farm-movie-review/

http://www.constantinereport.com/cia-brought-animal-farm-screen/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s