“São somente palavras e palavras não matam ninguém”
Sinopse: Dante morreu realmente em Ravenna, por causa da malária, como todos pensam, ou alguém teria motivos para desejar sua morte e, com ela, o desaparecimento de um segredo? Atormentados por essa dúvida, a filha do poeta, Irmã Beatrice, um ex-templário chamado Bernard e um médico, Giovanni de Lucca, iniciam uma dupla investigação para esclarecer o que havia acontecido. Tentam, com dificuldade, decifrar uma mensagem codificada deixada por Dante em nove folhas de pergaminho e, ao mesmo tempo, começam a seguir as pistas de seus prováveis assassinos, descobrindo que muitas pessoas nutriam uma profunda antipatia pelo poeta.
Não será nada fácil encontrar a chave do segredo escondido em “A divina comédia” e descobrir quem teria interesse em impedir o poeta de terminar sua obra. E por que Dante teria decidido esconder com tanto cuidado os últimos treze cantos do Paraíso? Teoremas requintados, intrigas complicadas e verdades a serem descobertas se escondem entre os versos das três partes do poema, como a identidade de Veltro, o anúncio da chegada de um misterioso vingador… No pano de fundo histórico da crise política e econômica do século XIV, “O livro secreto de Dante” entrelaça fatos reais e personagens de ficção, tecendo tramas cheias de mistério e dúvidas intrigantes.Fonte: https://www.amazon.com.br/livro-secreto-Dante-mist%C3%A9rio-Com%C3%A9dia-ebook/dp/B06ZYQWB15
Em o Livro Secreto de Dante acompanhamos Giovanni, que após a morte do famoso escritor, vai ao encontro de sua filha, Antonia (agora conhecida como Irmã Beatriz) para falar sobre uma possível trama de assassinato contra Dante e uma tentativa de esconder o último livro da Divina Comédia.
O livro tem uma trama bem interessante, uma vez que se trata de um suspense, que se passa em 1321, por isso ele utiliza de algumas das técnicas usadas nos livros de suspense, mas em um ambiente completamente diferente. Também é muito legal a idéia de usar uma figura (ou várias, uma vez que conhecemos os filhos de Dante e algumas outras personalidades da época) que de fato existiu em uma história fictícia.
O escritor, Francesco Fioretti, se vira muito bem com isso, ele usa vários personagens históricos, mas completa sua história com personagens originais, geralmente são esses que levam a trama para frente, já que é um pouco difícil prever como uma pessoa que de fato existiu reagiria diante de determinadas situações. Isso mostra não só uma extrema criatividade por parte do autor, como também uma grande pesquisa.
A pesquisa, aliais, não fica restrita apenas aos personagens históricos, mas também aos costumes da época e como era a Itália nos anos 1300, então, a leitura de O Livro Secreto de Dante também é uma grande chance de novos aprendizados. Eu conhecia muito pouco sobre Dante Alighieri antes de ler o livro, mas agora sei um pouco mais sobre sua vida e suas obras. Outro ponto importante é que o livro não foca só na Divina Comédia, que é o livro mais famoso de Dante, ele cita outros trabalhos do autor.
Os mistérios por trás da história faz o leitor ficar colado no livro até que ele seja resolvido.
O livro também tem bastantes personagens, embora os protagonistas, sejam Giovanni, o ex-templário, Bernard e Irmã Beatrice e a parte mais importante do livro seja a investigação que os três estão realizando, o leitor também conhece a história de uma prostituta, mãe de dois filhos e da “esposa” de Giovanni.
A edição da Editora Évora é muita preocupada em nos explicar quem são as personalidades, lugares e obras que Fioretti cita, então, o livro é repleto de notas, que são praticamente aulas de história.
Embora a história do livro seja ficcional, algumas das coisas que aparecem ali, de fato aconteceram e é muito legal entrar em contato com uma história que seja em parte ficção e em parte real.
O Livro Secreto de Dante é um ótimo livro para os fãs de thrillers, de história e para qualquer pessoa que queira aprender um pouco mais sobre a Itália de 1300, mas se prepare para ficar morrendo de vontade de ler A Divina Comédia quando finalizar esse.
Capa comum: 256 páginas
Editora: Generale- Editora Évora; Edição: 1ª (1 de outubro de 2012)
Idioma: Português
ISBN-10: 8563993453
ISBN-13: 978-8563993458
Fotos: Fernanda Cavalcanti