livros

Histórias do Vestir Masculino, Ivana Guilherme Simili e Maria Claudia Bonadio

SINOPSE: A concepção de que os homens são fabricados pelas roupas e pela moda norteia o livro. Nas abordagens, as relações históricas, sociais, políticas e culturais estabelecidas pelos homens com as indumentárias intimam e publicam são escrutinadas para revelar modos de vestir, de viver, de sentir, de pensar, de consumir, de amar, de desejar, de praticar a sexualidade, de vivenciar as sensibilidades, as subjetividades, de atuar nos espaços do trabalho, do lazer e das sociabilidades.

Fonte: http://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=node/672

 

Histórias do Vestir Masculino é um compilado de textos, reunidos pot Ivana Guilherme Simili e Maria Claudia Bonadio, que abordam os mais diversos de enfoques e assuntos, voltados para o vestuário masculino.

O livro fala sobre moda de antigamente (ele tem textos sobre a Belle Époque e sobre os anos 50) e moda atual, além de falar sobre acessórios. Na compilação ainda temos textos sobre Jânio Quadros, que faz uma analise sobre como suas roupas tem relação com sua vida política, sobre o famoso estilista Dener Pamplona de Abreu, sobre a revista ELE ELA, publicação dos anos 70 e muitos outros.

Tem muitas coisas que chamaram a minha atenção no livro Histórias do Vestir Masculino, a primeira dela é que esse é o primeiro livro de moda que eu leio que de fato fala sobre a moda aqui do Brasil. A maioria dos livros do gênero se foca muito em moda de Paris, de Londres e dos Estados Unidos e fala muito pouco sobre a moda Brasileira, já esse livro não só tem textos sobre Jânio Quadros e Dener, mas também tem um texto focado na moda da Belle Époque do Rio de Janeiro.

Também é muito interessante ler um livro que fale especificamente sobre moda masculina, que é um segmento praticamente ignorado, uma vez que existe essa idéia de que moda é uma coisa especificamente feminina. Isso não é nenhum um pouco verdadeiro e Histórias do Vestir Masculino ta ai para provar isso, o livro tem textos que nos explicam que moda não é só o que combinamos de maneira consciente, mas também as roupas que usamos para nos encaixar, ou simplesmente porque temos o costume. O livro fala até de moda intima.

Aliais, essa idéia de que moda é um assunto unicamente para mulheres é muito abordado no livro, que também fala sobre o preconceito que ronda um homem que se interessa por moda ou por cuidados com o corpo.

O texto mais surpreendente de todo o livro para mim é A Troca de passes entre a moda e o futebol: moda de luxo, moda esportiva e modelos de sucesso, de Elisabeth Murilho da Silva. O texto se dedica a analisar não só as roupas que os jogadores usam dentro do campo, como também as que ele usam fora e como a imagem do jogador de futebol se tornou, com o tempo, o ideal masculino, quase se igualando a um astro de cinema.

Já o texto que eu achei mais interessante foi “Vestidos para transar”: notas etnográficas sobre roupas esportivas masculinas e festas do sexo, escrito por Wagner Xavier de Camargo, aonde o autor se dedicou a uma pesquisa de campo em clubes gays de Berlin, que realizam “festas de esportes”(festas aonde os participantes vão usando roupas de algum esporte). O texto não só fala de moda e de como as roupas são muito importantes dentro desse contexto, mas também me deu uma visão toda nova sobre uma pratica que me era desconhecida.

De uma maneira geral, eu achei a seleção de textos muito bem feita, pois a maioria deles abordam temas interessantes e muito diferentes, que eu nunca vi em nenhum outro livro.

A editora responsável pela publicação de Histórias do Vestir Masculino é a EDUEM, que se preocupou em colocar notas de esclarecimento em todos os nomes específicos e sempre que um nome é citado. O livro também é cheio de fotos, o que deixa tudo bem mais explicativo.

A leitura é simples e como os textos são muito interessantes, eu li o livro bem rápido. Embora vá agradar estudantes de moda, o livro não é voltado só para esse público. Existe essa idéia de que moda é necessariamente uma coisa fútil, e o livro desmente isso de maneira bem clara.

Histórias do Vestir Masculino vai agradar os entusiastas de moda, mas também é um ótimo livro para quem quer sair do lugar comum e pensar sobre uma coisa que está tão mergulhada no nosso cotidiano, que muitas vezes nos passa despercebida.

ISBN: 978-85-7628-723-0

Formato: 24 cm x 17 cm x 1,3 cm

Número de páginas: 235 páginas

Peso: 400g

Ano de Publicação: 2017

Edição: 1ª Edição

Assunto: Moda; Historia; Homens; Masculinidades.

Tipo de Encadernação: Brochura.

Autor: Ivana Guilherme Simili; Maria Claudia Bonadio.

Fonte: http://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=node/672

O livro pode ser adquirido aqui: http://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=node/672

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s