livros, Quadrinhos

EntreQuadros- Circulo Completo, Mario César

“É uma das coisas que eu mais dessa cidade: sempre tem algo novo e surpreendente nesta imensidão toda.”

Sinopse: “Deveria ter um botão de reset aqui dentro.” E se não fosse possível esquecer um grande relacionamento? E se a memória desse amor interrompido impedisse você de seguir adiante? É a partir dessas questões que se faz a narrativa em quadrinhos EntreQuadros – Círculo Completo, nova graphic novel do quadrinhista Mário César (EntreQuadros – A Walk on The Wilde SidePequenos Heróis).

 

A trama é centrada no psicanalista Freuderico, que se depara com essas questões após ficar fisicamente distante de sua amada Martha. Então, surge em sua vida Karina, que pode ser a terapia de que ele precisa, tendo como divã a cidade de São Paulo, mais que um cenário, quase um personagem, com sua vida noturna e cultura pop diretamente envolvidas na vida de Freuderico.

 

O círculo se completa sempre? Há como resetar um grande amor e uma grande perda para começar de novo? É sobre isso que versa Mário César, em sua melhor forma, na EntreQuadros – Círculo Completo, com um pano de fundo repleto de fantasia, amor, perdas e recomeços.

Fonte: http://www.balaoeditorial.com.br/entrequadros-circulo-completo.html

 

Antes publicada em volumes separados, EntreQuadros- Circulo Completo é a edição completa da história de Mário César.

Nós acompanhamos a história de Feuderico (ou Freud), um psiquiatra que acaba de conhecer Karina, através de um aplicativo. No primeiro encontro dos dois, Freud conta a história dele e de Martha, sua ex namorada.

A primeira coisa que me chamou atenção no quadrinho é como o autor retrata a cidade de São Paulo. A cidade é extremamente importante na história e durante o encontro de Freud e Karina, nós vemos vários pontos de São Paulo aparecerem no quadrinho. O desenho é tão bem feito e tão caprichado que eu pude facilmente reconhecer os lugares aonde os personagens estavam.

Além disso é muito legal ler um quadrinho que se passa na cidade aonde você mora, que mostra os hábitos e costumes aos quais você está acostumado e que retrata lugares que você já esteve, especialmente porque o autor usa os nomes verdadeiros dos lugares, e não usa licença poética em relação a localização, ou seja, se os personagens estão andando na Rua Augusta, o que tem na Rua Augusta está presente no quadrinho. Enquanto eu lia, eu tive a sensação de que eu estava passeando junto com eles.

O fato de São Paulo ser tão importante em EntreQuadros me deu a sensação de que aquela história era real, uma vez que pude me ver em todos aqueles lugares.

Outra coisa que eu gostei muito é como a história usa de um tema normalmente usado em tramas de terror, mas de maneira completamente diferente. Embora tenha elementos sobrenaturais, EntreQuadros é um romance extremamente delicado, com partes engraçadas. Não é uma história que dá medo em momento algum, mas é capaz de nos emocionar e nos divertir. O quadrinho, inclusive trata de temas pesados, de uma maneira divertida, deixando a obra leve, apesar do seu teor forte.

O desenho é maravilhoso, o livro é cheio de páginas lindas, especialmente as que mostram a cidade de São Paulo. Houve muita atenção da editora Balão Editorial com os desenhos.

Mário César também usa de várias referencias para compor sua história, a primeira é, claro, o nome de seu protagonista, e também o nome da ex-namorada dele, que também é o nome da esposa do Freud original, além disso, o autor usa de letras de músicas, e referencias visuais da aparência de artistas famosos. Tudo isso é explicado no final do livro, aonde o autor também conta para o leitor que pontos da cidade ele usou no seu quadrinho, um recurso muito útil para quem não conhece São Paulo.

Eu fiquei tão presa a história que li em um dia só, já que não conseguia largar o livro.

EntreQuadros usa de elementos comuns ao terror, de maneiras completamente diferentes, e é capaz de emocionar e divertir o leitor. Com certeza, vale a leitura.

 

AUTOR: MÁRIO CÉSAR

Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 88
Cor: 2 cores
ISBN: 978-85-63223-09-8

Fonte: http://www.balaoeditorial.com.br/entrequadros-circulo-completo.html

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s