Adaptações

Filme: A Revolução dos Bichos, 1999

Sinopse Numa alegoria a corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu “A Revolução dos Bichos”. Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras.

Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_17796_A.Revolucao.Dos.Bichos-(Animal.Farm).html

 

Diferente da versão de 1954, esse filme tem uma produção mais recente e se o filme antigo teve que recorrer a animação, por falta de tecnologia, esse usa uma técnica diferentes, em algumas cenas temos animais de verdade e em outras, bonecos, todos dublados por vozes humanas. Tenho certeza que em 1999, a técnica era ótima, mas hoje em dia, o filme já soa um pouco datado e para gerações mais novas, o filme pode até parecer mal feito.

O filme se manteve relativamente fiel ao livro, mesmo porque o livro por si só, já passa a mensagem que quer e nada precisa ser acrescentado. Uma coisa que eu reparei é que os porcos do filme são assustadores, como eu imaginava quando li o livro. O filme também passa a mensagem que George Orwell quis passar quando escreveu o livro, mas existe uma diferença bem clara nas duas obras: a narradora do filme, por voz over é a cachorra, que quase não aparece no livro. Não é nada que prejudique o filme, a narração só nós dá a chance de saber melhor o que os animais estão pensando.

Embora os protagonistas sejam todos animais, a produção tem atores famosos como dubladores, como Pete Postlethwaite, Patrick Stewart, Julia Louis-Dreyfus e Julia Ormond.

animalfarm1999-600x337

A presença de atores famosos pode ter chamado a atenção do público na época do lançamento, mas o filme é pouco famoso e quase não se fala sobre ele. Tanto essa versão, quanto a versão de 1954 são bons filmes, fieis ao livro e que entregam a mensagem principal, a vantagem que eu vejo na produção desse filme é a técnica utilizada e o fato de ter um elenco com famosos.

A Revolução dos Bichos é um bom filme, mas claro que nada se compara a leitura do livro, no entanto, o filme é capaz de entreter e fazer o público pensar.

 

A Revolução dos Bichos (Animal Farm, 1999 / EUA)
Direção: John Stepheson
Roteiro:Director: Alan Janes
Com: Pete Postlethwaite, Alan Stanford, Caroline Gray, Gail Fitzpatrick, Julia Ormond (voz), Kelsey Grammer (voz), Ian Holm (voz), Julia Louis-Dreyfus (voz)
Duração: 91 min.

Fonte: https://www.cinepipocacult.com.br/2013/06/a-revolucao-dos-bichos-com-spoilers.html

Crédito das imagens: https://www.snagfilms.com/films/title/animal_farm_1999

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712258137-a-revoluco-dos-bichos-george-orwell-dvd-novo-orig-lacr-_JM

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s