Adaptações

Série: O Exorcista (1ª Temporada), 2016

Sinopse: Tomás Ortega (Alfonso Herrera) é um padre progressista, ambicioso e compreensivo, que coordena uma pequena paróquia localizada no subúrbio de Chicago. Já o padre Marcus Keane (Ben Daniels) trabalha num dos bairros mais pobres da Cidade do México, sendo completamente obcecado por sua missão religiosa. Ambos se encontram quando precisam lidar com o caso de possessão demoníaca que aflige a família Rance, que integra a paróquia do padre Tomás. Desesperada com a situação de sua filha Katherine (Brianne Howey), Angela (Geena Davis) procura a ajuda dos padres. Por mais que eles tenham grandes diferenças de comportamento, precisam unir forças para enfrentar o maior desafio de suas vidas.

Fonte: http://www.adorocinema.com/series/serie-11146/

 

O Exorcista é uma série de 2016, que é livremente inspirada no livro de 1971. O livro já tinha sido adaptado para o cinema, em 1974, mas a série parte de outro principio.

Na série acompanhamos a família Rance, que já passou por diversas tragédias, uma delas foi o acidente de carro em que a filha mais velha Katherine (Brianne Howey), se envolveu e saiu apenas com uma perna quebrada. A amiga de Katherine, que também estava no carro, não teve a mesma sorte.

Angela (Geena Davis) está preocupada com o comportamento da filha, uma vez que ele parece ser mais do que um comportamento normal de luto e acredita que Katherine está sob a influencia de algo maior. Ela procura Tomás (Alfonso Herrera), padre de sua paróquia, na intenção de averiguar o que está acontecendo na sua casa, é então, que Tomás descobre que o problema não está em Katherine, a filha mais velha, mas sim em Casey (Hannah Kasulka), a caçula.

exorcistdaviskasulka.0

A principio O Exorcista não parece ter qualquer relação com a história original, o que certamente faz muita gente se perguntar o porquê de se identificar como uma versão em série de O Exorcista se a história apresenta outros personagens, mas no meio da série descobrimos que existe uma relação entre a história da série e o livro (e o filme), não vou dar mais detalhes, porque descobrir isso faz parte dos mistérios que a série apresenta e é realmente interessante chegar nessa parte.

O Exorcista também apresenta ao telespectador cenas de extremo terror, se o filme de 1974, mesmo tendo envelhecido mal, ainda é capaz de impressionar, imagina uma produção atual, que tem acesso a diversos efeitos especiais, capazes de deixar praticamente qualquer situação realista. Logo no começo, quando a família começa a notar coisas estranhas acontecendo, vemos cenas de insetos andando pela casa, pássaros batendo na janela e a cena mais perturbadora de todas, quando Casey, depois de vomitar, tira uma centopéia de dentro da garganta.

A fotografia do filme usa de tons escuros, o que dá ao telespectador uma sensação de terror constante. Outra coisa que ajuda muito a série são as atuações, Geena Davies interpreta uma personagem bem diferente de outras da sua carreira e Alfonso Herrera também funciona muito bem como o jovem padre, por outro lado, quem rouba a cena mesmo é Hannah Kasulka, a possuída, que nos convence facilmente e consegue ir do extremo de garotinha assustada a criatura possuída em segundos.

the_exorcist_s01e01_still

O tema principal da série é naturalmente polemico, especialmente para a igreja católica, mas os roteiristas conseguiram colocar mais coisas nas subtramas da série. Se o filme já se preocupava em falar da vida particular dos padres, a série vai um pouco mais longe. O padre Tomás parece não estar completamente certo sobre a sua vocação e o demônio o tenta o tempo todo tomando a forma de uma jovem por quem ele foi apaixonado, já o padre Kane (Ben Daniels) faz um trabalho um pouco diferente dos outros padres e não parece seguir as regras da igreja. A série também toca em outro tema do qual a igreja católica vêm se esquivando a anos: a pedofilia.

Outra coisa que me chamou a atenção na série é que o roteiro faz uma distinção bem clara entre a igreja católica e Deus, especialmente quando se trata do padre Kane e nesse aspecto se permite criticar a igreja e sua hipocrisia, mas não necessariamente a idéia de Deus ou fé das pessoas na sua figura.

O Exorcista é provavelmente a melhor série de terror que foi produzida atualmente, o tema é pesado, as cenas não ficam atrás e ela com certeza, tem potencial para deixar o telespectador acordado a noite.

 

Criador: Jeremy Slater

Elenco: Alfonso Herrera, Ben Daniels, Brianna Hildebrand

Gênero: Terror

Duração do Episódio: 42 min.

Número de Episódios: 10

Fonte: http://www.adorocinema.com/series/serie-11146/

Crédito das imagens:

https://www.vox.com/culture/2016/12/18/13996906/the-exorcist-finale-recap-tv-review-fox

https://www.hollywoodreporter.com/review/exorcist-review-932286

http://wegotthiscovered.com/tv/fox-exorcises-exorcist/

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s