Criado pelos Irmãos Lumière, no fim do século XIX, o cinema já passou por diversas mudanças e diversos movimentos. Na lista abaixo, eu reuni alguns dos livros sobre cinema, que abordam diferentes épocas e escolas.
Como todas as listas que aparecem aqui no blog, essa é completamente baseada nos meus gostos pessoais e nas minhas leituras, então, pode ser que algum diretor ou movimento cinematográfico apareça com mais freqüência que outros, mas como sempre, estou aberta a indicações.
1- François Truffaut, Antoine de Baecque (1996): Baecque escreve uma biografia que cobre a infância, a vida adulta e até a morte do cineasta Francês, dando destaque ao período em que Truffaut esteve diretamente envolvido com a Nouvelle Vague. O livro é repleto de fotos, tanto pessoais de Truffaut, quanto de seus filmes e a leitura é fácil e rápida.
2- Como a Geração Sexo-drogas-e-rock’n’roll Salvou Hollywood, Peter Biskind (2009): A Nouvelle Vague Francesa foi um fenômeno tão grande que acabou influenciando o cinema no mundo todo e a industria Americana não saiu impune. No livro, o autor fala sobre diretores como Scorsese e Coppola, que começaram sua carreira nos anos 70 e que queriam fazer filmes diferentes dos que eram feitos anteriormente. O livro virou um documentário em 2003.
3- Cinéfilia, Antoine de Baecque (2010): Composto de diversos ensaios, Cinéfilia retrata o cinema Francês entre os anos 40 a 60, focando nos principais nomes do movimento, como Truffaut, Godard, Chabrol e seu mentor, André Bazin.
4- O Cinema Pensa: Uma Introdução à Filosofia Através dos Filmes, Julio Cabrera (2006): Completamente diferente dos outros livros da lista, O Cinema Pensa é uma coletânea de textos que relacionam diversos filmes com conceitos filosóficos. Entre os diretores que Cabrera analisa estão Antonioni, Oliver Stone, Frank Capra e Tarantino.
5- Conversas com Scorsese, Richard Schickel (2011): Conversas com Scorsese é exatamente o que o titulo diz, uma grande entrevista com o diretor. O livro é dividido em capítulos que contemplam cada um dos filmes de Scorsese, e é repleto de fotos.
6- Conversas com Kubrick, Michel Ciment (2013): Da mesma coleção de Conversas com Scorsese, esse livro de Michel Ciment também se propõe a falar sobre os filmes de Kubrick. O livro é dividido em diversos textos que falam sobre as técnicas do diretor em relação à direção, elenco, fotografia e muitas outras coisas.
7- Cine arco-íris, Stevan Lekitsch (2011): Steven Lekitsch faz quase uma lista de filmes com protagonistas LGBTQ+, e ainda apresenta curiosidades e histórias de bastidor.
8- A Nouvelle Vague e Godard, Michel Marie (2012): Dividido em duas partes, esse livro nos explica sobre a Nouvelle Vague, suas técnicas, seus diretores e os atores e atrizes que alcançaram sucesso com o movimento. Já na segunda parte do livro, o autor se foca em Acossado, de Jean Luc Godard, considerado o filme marco do movimento.
9- Escrever com a Câmera: A Literatura Cinematográfica de Jean Luc Godard, Mario Alves Coutinho (2010): Nesse livro, o autor nos fala sobre a carreira de Godard e sobre sua técnica de cinema.
10- O Prazer dos Olhos, François Truffaut (2005): Antes de se tornar cineasta, Truffaut foi um crítico de cinema, que escreveu para a famosa revista Cahiers du Cinema, o livro O Prazer dos Olhos reúne alguns dos textos do cineasta na sua época de critico. Entre os diretores sobre os quais Truffaut escreve estão Jean Renoir, Orson Welles e seu diretor favorito, Alfred Hitchcock, com quem Truffaut chegou a fazer uma entrevista.
Crédito da imagem: http://www.richlandlibrary.com/recommend/summer-learning-track-books-to-film
Obrigado pela citação Fernanda!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Stevan! Fico feliz que tenha gostado!
Eu gostei muito do seu livro quando li, gostaria que existissem mais livros sobre o assunto em português.
CurtirCurtido por 1 pessoa