livros

Medo de Palhaço, Vários Autores

Sinopse: Em sua primeira obra, a equipe do Boca do Inferno procura os arrepios por sob as gargalhadas ao adentrar neste aflitivo picadeiro desde os primórdios do circo, buscando explicações na história e na psicologia. Os autores instigam pesadelos em tons rubros ao contar sobre os assustadores carnavalescos bate-bolas, o mito dos palhaços ladrões de órgãos e John Wayne Gacy, o verdadeiro palhaço assassino.

Fonte: https://www.editoraevora.com.br/medo-de-palhaco-a-enciclopedia-definitiva-sobre-palhacos-assustadores-na-cultura-pop-marcelo-milici-filipe-falcao-gabriel-paixao-matheus-ferraz-e-rodrigo-ramos

 

Medo de Palhaço é um almanaque, escrito pela equipe do site Boca de Inferno, que se propõe a nos falar sobre os palhaços nas obras de terror, mas claro que o livro não se limita a isso, os autores foram um pouco mais longe.

O livro fala sobre as origens do palhaço, remonta até a idade media, quando os bobos da corte eram os únicos na corte que tinham o direito de zombar do reis e também fala dos Clóvis (um termo que poderia ser uma versão abrasileirada de Clown), palhaços comuns no carnaval de antigamente.

Então, o livro entra em águas mais sombrias, quando nos presenteia com um conto inspirado naquela lenda urbana do palhaço que roubava órgãos de crianças, muito famosa nos anos 90 (pelo menos em São Paulo) e quando fala de John Wayne Gacy, serial killer americano, responsável por pelo menos 29 crimes, que se vestia de palhaço nas horas vagas.

39872762_852082401665540_3760498546323750912_n

Medo de Palhaço então fala das varias incursões dos palhaços no cinema, de uma maneira geral, e cita filmes como O Maior Espetáculo da Terra (1952) e Freaks (1932) e então, chegamos à parte mais completa do livro que fala especificamente de palhaços nas obras de terror ou suspense.

Esse conteúdo é dividido em duas partes “A Face Branca do Medo”, que fala sobre palhaços não sobrenaturais, que normalmente são criminosos insanos ou assassinos e “Freak Show”, que fala sobre palhaços sobrenaturais. Nas duas partes, os autores tem sugestões de filmes.

Medo de Palhaço também fala sobre o palhaço na tv, na literatura e nos quadrinhos, dando ênfase especial ao Coringa e ao Violador, vilão de Spawn.

39942272_1805680466182739_237092060279078912_n

 

É obvio que houve uma extensa pesquisa por parte dos autores para escrever esse livro, mesmo que essa seja uma paixão antiga, a quantidade de conteúdo que aparece nesse livro é impressionante.

Embora eu seja uma telespectadora de filmes de terror, eu terminei essa leitura conhecendo pelo menos mais 30 filmes que tratam sobre o assunto, que claro, já foram acrescentados a minha lista de quero ver. Também me chamou atenção que na parte de literatura, os autores não citaram só o obvio, que seria A Coisa, muito pelo contrario, eles acharam mais livros que tem palhaços como personagens.

Mas claro que eu também gostei da importância de A Coisa ser reconhecida, os autores falam tanto do livro, quanto da minissérie de 1990 e eles até especulam sobre a possibilidade do filme dos anos 90, ser o responsável pelo aumento do medo a figura do palhaço ou pelo aumento significativo na produção de filmes de terror envolvendo esse ser. Infelizmente, o filme de 2017 ainda não tinha sido lançado quando o livro foi escrito, porque eu adoraria saber a opinião dos autores sobre o remake (eles apenas comentam no epílogo que Bill Skarsgård tinha sido escalado para a nova versão de It).

39940284_257198104924266_1237598446999830528_n

A pesquisa em relação a vida e os crimes de Gacy ambém é muito bem feita. Os autores se preocupam em desmentir o mito que circula por ai que Gacy matava suas vitimas vestido de palhaço e explicam que na verdade, a fantasia de palhaço despistava as pessoas, que acreditavam que Gacy era um homem tão bom que até se vestia de palhaço para entreter crianças. Mas por outro lado, o fato dele ser um serial killer que se vestia de palhaço e que posteriormente, ele pintasse palhaços na cadeia como hobbie, fez com que ele ficasse conhecido como o Palhaço Assassino e deu toda uma nova visão a figura do palhaço, aumentando ainda mais o apelo para as obras de terror. Para se ter uma idéia, os crimes de Gacy são anteriores á publicação de A Coisa, considerado por muitos o estopim para o gênero de palhaços assassinos e muita gente acredita que Gacy foi uma das inspirações de Stephen King para escrever o livro. Os autores também recomendam filmes que falam sobre a vida do assassino, alguns mais realistas e alguns nem um pouco.

Outra coisa legal do livro é que ele não se limita a ser só um almanaque de filmes de palhaços (o que já seria muito legal), ele além de explicar as origens do palhaço, nós dá alguma teoria do porque tanta gente tem medo de uma criatura que foi criada apenas para entreter.

Existe muito cuidado com a edição desse livro e a Editora Évora fez um trabalho realmente bem feito. O livro é um pouco maior do que aquele tamanho padrão de livro, e na capa tem um palhaço bem assustador, além de um fundo que lembra uma lona de circo.

40073341_285612235361837_6476879092607090688_n

Já na parte de dentro, o livro é repleto de fotos de filmes, livros, séries e pessoas (como no caso de Gacy e Bozo, por exemplo), deixando o leitor mais curioso para entrar em contato com tudo que é citado. Os autores também dão notas para as obras que citam.

Medo de Palhaço é um livro de leitura fácil, indispensável para os fãs de terror e que nos presenteia com milhares de referências para deixar a nossa lista de quero ver/quero ler ainda maior.

39992329_233688513984838_6487205250548629504_n

Editora: Évora

Autores: Filipe Falcão, Gabriel Paixão, Marcelo Milici, Matheus Ferraz, Rodrigo Ramos

288 páginas

Formato: 21x28cm.

ISBN: 978-85-84610-72-3.

Fonte: https://www.editoraevora.com.br/medo-de-palhaco-a-enciclopedia-definitiva-sobre-palhacos-assustadores-na-cultura-pop-marcelo-milici-filipe-falcao-gabriel-paixao-matheus-ferraz-e-rodrigo-ramos

Imagens: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s