Listas, livros

10 Livros Clássicos

Um clássico é um livro que representa bem o período em que foi escrito e que mesmo assim, continua relevante até hoje.

Ninguém tira os méritos dos livros clássicos, porém existe um enorme preconceito em torno deles e muita gente considera a leitura difícil ou chata.

Em função disso, eu fiz uma lista de 10 livros clássicos que eu adoro para quem sabe animar outras pessoas a lerem eles.

Eu tentei evitar repetir livros sobre os quais eu já falei em outras postagens e também falar de clássicos de diferentes épocas. Como sempre, a lista reflete minhas leituras e minhas preferências, por isso, pode não ter um ou outro livro, mas estou sempre aberta a indicações.

1- David Copperfield, Charles Dickens (1850): David Copperfield é um dos livros mais famosos de Charles Dickens, ele conta a história de um garoto, órfão de pai, que precisa se virar praticamente sozinho. O tamanho do livro intimida um pouco, mas a leitura é fácil e divertida e é impossível não gostar do protagonista.

2- O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald (1925): A obra prima de Fitzgerald é também um retrato perfeito da era do jazz, antes da quebra da bolsa de valores. No livro, acompanhamos a história de Jay Gatsby, um homem misterioso que dá festas enormes e cheias de luxo, tudo com a intenção de atrair uma jovem em especial. O Grande Gatsby é uma história de amor, mas não necessariamente por outras pessoas.

3- O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë (1847): O Morro dos Ventos Uivantes é o único romance de Emily Brontë  e conta a história de amor completamente distorcida de Catherine e Heathcliff. A influencia do livro em outras histórias, filmes e músicas é gigantesca e o livro merece ser lido.

4- Grandes Esperanças, Charles Dickens (1861): Em Grandes Esperanças acompanhamos a história de Pip, um jovem órfão que faz companhia para uma senhora rica e acaba se apaixonada pela sua filha adotiva, Estella, mesmo sabendo que nunca poderia se casar com ela. Tudo muda para Pip quando um benfeitor misterioso parece disposto a pagar pelos seus estudos. Grandes Esperanças fala sobre classes sociais, orgulho e humildade.

5- Lolita, Vladimir Nabokov (1955): Lolita é sem dúvida nenhuma o romance mais famoso e mais polemico do russo Vladimir Nabokov. Nós lemos o relato de Humbert Humbert, um pedófilo acusado de seqüestrar e estuprar sua enteada de 12 anos, Dolores (ou Lolita), que tenta nos convencer que é inocente. O motivo pela polemica em torno do livro é o mesmo que torna o livro incrível, o fato de lermos o livro do ponto de vista de um criminoso.

6- O Velho e o Mar, Ernest Hemingway (1958): O Velho e o Mar conta a história de um pescador, já idoso, que passa dias no mar, atrás de um peixe. A história parece simples, mas a prosa de Hemingway é incrível.

7- O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde (1890): O Retrato de Dorian Gray conta a história do jovem e belo, Dorian Gray que mesmo com a passagem de tempo, não parece envelhecer nenhum dia. O livro fala sobre vaidade e mostra que as aparências muitas vezes enganam.

8- Jane Eyre, Charlotte Brontë (1847): Jane Eyre é o romance mais famoso de Charlotte Brontë , nele acompanhamos a história da personagem titulo, que vai trabalhar como tutora de uma garota na casa do Sr. Rochester, um homem estranho e misterioso. Jane se apaixona pelo Sr. Rochester, mas sente uma presença estranha na casa constantemente.

9- Dom Casmurro, Machado de Assis (1899): Dom Casmurro conta a história de Bentinho, Capitu e do amigo Ezequiel. O romance é narrado pelo próprio Bentinho, que tem certeza que sua esposa, Capitu o traiu com seu amigo Ezequiel. Sem dar nenhuma resposta muito clara, o romance suscita dúvidas até hoje, afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

10- O Sol é Para Todos, Harper Lee (1960): Durante muito tempo, o filho único da América Harper Lee, O Sol é Para Todos conta a história de Scout, uma garotinha sensível que se vê em meio a fogo cruzado quando seu pai aceita defender um homem negro que foi acusado de estuprar uma mulher branca, em pleno Estados Unidos dos anos 60. O livro narra um verão na vida da garota e fala sobre racismo e segregação.

Crédito da imagem: https://bookriot.com/2014/01/01/illustrated-guide-buying-classics/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s