Sinopse: Prepare-se… o mestre do horror irá guiá-lo por uma jornada pelas mais variadas formas do medo. Em Dança macabra, obra de referência sobre o gênero que o consagrou mundialmente, Stephen King irá revelar o fascínio causado pelo terror no cinema e na literatura, sem deixar de fora os quadrinhos, a televisão e o rádio. Qual foi o primeiro filme de terror a que você assistiu? Você se lembra daquele filme que o deixou com os olhos arregalados, no escuro do seu quarto, sem conseguir dormir? Que livros fizeram você sentir um frio na espinha e pular de susto ao menor ruído? Em Dança macabra, Stephen King revela como o fenômeno do horror foi explorado pelo cinema, pela literatura, pela tevê e pelas demais mídias ao longo de diferentes épocas. Da literatura gótica de Mary Shelley até o horror explícito de H. P. Lovecraft. Do terror psicológico de O bebê de Rosemary até o banho de sangue de O massacre da serra elétrica. Mas este livro vai além. Também é um emocionado tributo a todos aqueles que um dia se dedicaram à arte de apavorar platéias e leitores. Um presente aos fãs desta que é uma das mais malditas formas de entretenimento. Seja especulando sobre as origens dos medos de infância, racionalizando a sedução do grotesco ou refletindo sobre as adaptações de suas próprias obras para o cinema, esta é a última palavra em horror do autor que reinventou o gênero.
Diferente da maioria dos livros do King, Dança Macabra não é uma obra de ficção, na verdade, o livro era, até pouco tempo, o mais perto de uma autobiografia do autor.
Dança Macabra é um ensaio sobre o gênero do terror. No livro, King nos fala sobre os mais variados tipos de terror.
Primeiro é bom ressaltar que como o livro foi escrito em 1981, o seu conteúdo abrange dos anos 50, até os anos 80. Na edição mais recente da Suma das Letras, tem um pouco mais de conteúdo referente aos anos 90, 2000 e 2010.
Durante o livro King passa pelo terror clássico dos anos 50, repleto de monstros vindos direto da literatura, pelas histórias com alienígenas, dos anos 60, estimuladas pela corrida a lua e do terror gore dos anos 80, com seus assassinos imortais, que retornam para inúmeras seqüências.
Claro que ele também fala de literatura, e mais uma vez passamos por todos os períodos, dando maior destaque para os livros que o inspiraram. Milhares de autores do gênero são citados, como Mary Shelley, Bram Stocker, H.P. Lovecraft, Shirley Jackson e Peter Straub.
King também reserva um tempo para falar sobre sua própria carreira, explicar como seu interesse pelo gênero surgiu e até, a analisar algumas das suas obras.
Outra coisa interessante do livro é que ele também tenta explicar a origem das histórias de terror e chega a conclusão de que histórias de terror existem desde que o mundo é mundo, e que os seres humanos as contam para que possam lidar com os medos do cotidiano.
A principio, Dança Macabra pode parecer uma leitura parada e até chata e eu diria que talvez não seja um livro para todo mundo. Se você está querendo ler uma história de terror, por exemplo, esse livro não vai ser uma boa escolha, mas acho que é um livro quase indispensável para os fãs de terror e de King, claro. O livro esmiúça o gênero de uma maneira surpreendente, e nós da teorias, técnicas e clichês, que tornam mais simples entender as próximas leituras do gênero, além do livro nos dar um leque de referências enorme.
Para quem escreve ou quer escrever histórias do gênero, também é super recomendável.
Claro que você pode ser um fã de terror e não querer se aprofundar mais no gênero, nem conhecer sua história ou sua técnica e está tudo bem também, mas é mais que natural que quando você gosta de uma coisa, você queira saber mais sobre ela. Se você é um grande fã de King, talvez você queira conhecer os autores que o inspiraram, e mais ainda, outros autores do gênero que ele admira.
Dança Macabra é um daqueles livros que fazem o leitor acrescentar mais um monte de livros e filmes a suas listas de quero ler e quero ver, o que é uma coisa ótima. Eu mesma, quando terminei de ler o livro, passei um tempo copiando tudo que o King citou que eu não conhecia e gostaria de conhecer.
A leitura de Dança Macabra é muito rápida e muito interessante, assim, como os livros de ficção do King, esse livro é fácil de ler.
O brinde do livro é uma lista de livros, filmes e séries de terror que King anexa no final do livro, com recomendações do autor.
Embora não seja um livro de ficção, Dança Macabra é capaz de nos deixar entretidos e de trazer um enorme conhecimento ao leitor.
Capa comum: 464 páginas
Editora: Suma de Letras; Edição: 1 (29 de maio de 2013)
Idioma: Português
ISBN-10: 8560280952
ISBN-13: 978-8560280957
Dimensões do produto: 22,4 x 15,8 x 2,6 cm
Peso de envio: 739 g
Crédito das imagens: https://www.skoob.com.br/danca-macabra-7802ed9056.html