Sinopse: Eleito pela” Time Magazine” um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempose vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, “Sobre a escrita — A arte em memórias” é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.
O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação.
Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: “Carrie, a estranha”. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.
E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial.
Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, “Sobre a escrita” irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.
Diferente de vários livros do King sobre os quais eu já falei, Sobre a Escrita é um livro de não ficção, se ele pode ser comparado a algum livro já citado aqui séria Dança Macabra.
Em Sobre a Escrita King quer nos falar sobre a arte que vem lhe alimentando durante anos, para tal, ele utiliza várias técnicas.
Primeiro ele nos fala um pouco sobre sua vida pessoal, sua infância e como ele começou a se interessar não só pelo gênero do terror, mas por literatura, quadrinhos e filmes em geral. Mais tarde, ele nos fala sobre sua formação e sobre o seu começo de carreira.
A segunda parte do livro, por sua vez, tem técnicas de escrita e lições sobre a língua.
Eu nem preciso dizer o quão interessante é ler sobre a carreira de um autor tão produtivo quanto o King, mas mais interessante ainda é ver como ele escreve.
King nos fala sobre como ele começou a escrever, como ele era estimulado por sua tia, que lhe pagava por cada conto que ele escrevia.
Mais importante que isso, King fala sobre a importância de escrever todo dia, de colocar suas ideias no papel e de escreve-las assim que elas surgem e quando você ainda está apaixonado por elas. Tudo isso são ótimas dicas para quem quer escrever, seja o gênero que for. Stephen King escreve livros com tanta frequência que é mais do que obvio que seu método de escrita funciona.
Também é muito legal saber mais detalhes sobre a vida particular de King.
Assim como Dança Macabra, Sobre a Escrita está repleto de indicações de King, que é outro ponto interessante do livro. O leitor certamente vai sair com uma lista enorme de “quero ler” depois da leitura desse livro. King inclusive nos fala sobre essa ideia errada que se tem de “alta literatura” e “baixa literatura”.
O autor defende que todo tipo de coisa deve ser lido, se não por diversão, para que você saiba o que não fazer na hora de escrever o seu livro.
Sobre a Escrita é uma aula de escrita, indispensável para quem quer escrever, mesmo que você não goste e nem tenha a intenção de escrever terror.
Claro que você pode pensar que o livro só é interessante para quem quer ser escritor, mas não é verdade, como todos os livros de King, Sobre a Escrita tem uma prosa ótima de ler, por isso a leitura é muito rápida e muito divertida, mesmo que você não esteja acostumado a ler livros de não ficção. Além do mais, se você é fã do autor, é sempre bom saber mais detalhes sobre a vida e o seu trabalho.
Sobre a Escrita ganhou o Bram Stoker Award e o Locus na categoria Melhor não ficção e foi eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos.
Com Sobre a Escrita, King presenteia seus leitores com uma aula de escrita, que é material de leitura básico para quem sonha em escrever um dia.
Capa comum: 256 páginas
Editora: Objetiva; Edição: 1 (27 de março de 2015)
Idioma: Português
ISBN-10: 8581052770
ISBN-13: 978-8581052779
Dimensões do produto: 22,9 x 15,7 x 1,3 cm
Peso de envio: 358 g
Crédito da imagem:
https://www.skoob.com.br/sobre-a-escrita-26633ed495541.html