Adaptações

Filme: Ele Está de Volta, 2015

Sinopse: Baseado no livro de mesmo título, Adolf Hitler acorda em um terreno baldio em Berlin, no ano de 2011, sem memória alguma do que aconteceu depois de 1945. Perdido, ele se vê em uma sociedade completamente diferente, onde não há partido nazista, a guerra e o país é governado por uma mulher. Ele é reconhecido pelas pessoas que acreditam que seja apenas um artista que não consegue sair do seu personagem. Mas, um discurso de Hitler é viralizado na internet, e a partir daí todos querem ouvi-lo, saber sobre ele, até que ganha um programa de televisão onde propaga suas ideias ao mesmo tempo em que tenta convencer a todos que ele é quem realmente diz ser.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225657/

 

A premissa de Ele Está de Volta é relativamente simples: Adolf Hitler (Oliver Masucci) acorda em um terreno baldio, aonde antes era seu búnquer, em pleno século 21, acreditando que ainda está em 1945.

Hitler sai por ai, perdido e sem entender nada do mundo atual, até que cai nas mãos de executivos de um canal de televisão, que acreditando se tratar de um comediante que desempenha seu papel muito bem, chamam Hitler para estrelar seu próprio programa de TV.

No programa, Hitler propaga seus ideais, e por incrível que pareça, ele volta a ser popular e fazer sucesso entre as pessoas.

ele-esta-de-volta01

 

Ele Está de Volta é baseado no livro de Timur Vermes, lançado em 2012 e é um filme relativamente fiel a obra original.

O longa tem algumas técnicas bem interessantes para contar a história, como por exemplo, algumas cenas parecem ser filmadas em uma qualidade pior, como se fosse uma filmagem caseira, esses momentos geralmente retratam Hitler na rua, interagindo com civis, dando ao filme um ar de documentário. Eu não sei dizer se essas cenas são de fatos reais e mostram Oliver Masucci, que interpreta Hitler no filme andando pelas ruas e conversando com não atores ou se as pessoas que aparecem são atores contratados.

De uma forma ou de outra, o que as cenas nesse estilo querem mostrar é que o discurso de Hitler ainda pode surtir algum efeito, mesmo que as pessoas não o levem totalmente a sério, o filme mostra pessoas tirando foto com ele, como se ele fosse um artista ou uma celebridade de reality show.

ele-esta-de-volta02

 

A coisa toma uma proporção gigantesca quando Hitler passa a ter seu próprio programa de TV, então o seu discurso se propaga e vemos pessoas adorando o ditador, mesmo sabendo de tudo que ele fez e mesmo conhecendo história. Ele Está de Volta deixa muito claro o carisma de Hitler e como as pessoas são sucessíveis a isso.

Outro assunto que o filme traz a tona é a ideia de que os ideais de exclusão e de superioridade racial estão dentro de muitas pessoas, o que Hitler faz é apenas dar liberdade para que essas pessoas exponham suas idéias, sem medo de serem rechaçadas. Se em 1933 quando Hitler foi eleito, não existia internet e o conhecimento não era espalhado com tanta facilidade, nos dias de hoje, a internet facilita a ascensão de Hitler.

Como o próprio Hitler diz no filme: “Já se perguntou por que as pessoas me seguem? Porque elas pensam como eu, tem os mesmos princípios”.

ele-esta-de-volta03

 

Dessa maneira o filme fala muito com os dias de hoje, aonde o mundo vê uma onda de conservadorismo, um aumento significativo do desrespeito pelos direitos das minorias e um medo cada vez menor de expressar opiniões preconceituosas e muitas vezes criminosas.

O que Ele Está de Volta quer mostrar é que Hitler não foi unicamente um produto do seu tempo, como a gente escuta a exaustão durante as aulas de história, seu poder pode ter sido inflado pelos problemas econômicos da Alemanha nos anos 30, mas as idéias que ele defendia, só mudam de alvo e que uma onda como essa pode surgir a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo e pior de tudo, ser endossada por milhares.

Oliver Masucci está ótimo no papel de Hitler, muito bem caracterizado e faz o telespectador acreditar que de fato está vendo Hitler.

ele-esta-de-volta04

 

Embora o filme tenha idéias interessantes e consiga falar com o público, de uma maneira geral, o livro é mais interessante e o longa acaba se tornando um pouco tedioso no final. Além disso, o filme se vende como uma comédia, mas acaba se tornando assustador conforme o tempo passa e o telespectador começa a perceber o que está acontecendo.

Embora esteja classificado como comédia, Ele Está de Volta é um filme extremamente realista, que choca quando fala verdades universais.

Distribuidor Netflix

Ano de produção 2015

Tipo de filme longa-metragem

Idiomas Alemão

Cor Colorido

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225657/

Crédito das imagens:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225657/fotos/detalhe/?cmediafile=21224834

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225657/fotos/detalhe/?cmediafile=21224838

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225657/fotos/detalhe/?cmediafile=21250427

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225657/fotos/detalhe/?cmediafile=21250423

http://www.popculturebeast.com/hitlermovie/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s