Sinopse: A ciência pode mudar o mundo, para o bem ou para o mal. É com isso em mente que um despretensioso escritor começa a trabalhar em um livro sobre um dia que mudou o curso da história: o bombardeio atômico no Japão. O ponto de partida da pesquisa é o próprio inventor da bomba, o falecido cientista Felix Hoenikker, mas, ao tentar descobrir mais sobre essa figura histórica, o escritor acaba se envolvendo com o legado de Hoenikker e com a família do cientista. Seu trabalho o guia então a inusitadas descobertas e reflexões sobre diversos aspectos da sociedade. Enquanto conhece novos personagens e até um desconhecido país caribenho com uma religião banida pelo governo , o protagonista passa por transformações pessoais e por reflexões sobre política, filosofia e religião. Em uma história entrelaçada pelo que o narrador acredita ser, incontestavelmente, providência divina, personagens pitorescos de diversas nações vão se encontrar. Suas interações engraçadas e perturbadoras são parte do caminho que todos eles compartilham até seu destino inexorável.
Jonah, o narrador do livro, está pesquisando sobre a bomba atômica para escrever um livro que descreve o que americanos famosos estavam fazendo no momento em que Hiroshima foi bombardeada. Durante suas pesquisas ele chega a Felix Hoenikker, co-autor da bomba atômica, que já é falecido, ele então, procura os filhos de Felix e acaba envolvido na família.
Os Hoenikker apresentam Jonah a várias coisas, inclusive a religião Bokononista, mais tarde, eles chegam a ilha de San Lorenzo, aonde a religião Bokononista é proibida.
Existem muitos temas em Cama de Gato, mas os mais importantes fazem referência a tecnologia e a religião. A tecnologia é um assunto que Vonnegut debate quase a exaustão em seu livro, afinal, ele começa falando da bomba nuclear, mas ele também cita outra invenção de Hoenikke, o gelo nove, que assim como a bomba atômica também fez vitimas e que agora circula livremente nas mãos dos descendentes de seu criador.
O que Vonnegut discute no livro é a ideia de que essas invenções foram usadas para propósitos que não estavam na cabeça de seus criadores, em alguns casos, a ideia era aliais, fazer o bem para a humanidade. Ele questiona o quão perigosa é a tecnologia se ela cair nas mãos erradas, mesmo que a intenção de seus criadores tenha sido boa.
A religião aparece em função do Bokononismo, que é uma religião criada pelo autor do livro para falar de outras que de fato existem. O próprio narrador do livro se sente atraído pelo Bokononismo, mas quando ele chega em San Lorenzo, ele percebe que essa religião não só é proibida, mas seus praticantes são punidos com a morte. Dessa maneira, Vonnegut também fala sobre intolerância religiosa, uma vez que os praticantes do Bokononismo devem faze-lo de maneira escondida do governo.
Outro ponto sobre qual o livro fala é o controle do governo, por diversos meios, ideológicos e religiosos. De uma maneira geral, Cama de Gato é uma critica a sociedade da época, mas que continua pungente até hoje.
Em relação a parte técnica do livro, a escrita de Vonnegut é fácil de se ler e como o livro é curto, a leitura é bem rápida, mas o tema por trás, com frequência é difícil de compreender, afinal, o livro trata de temas sérios e realistas, embora use de ficção para isso. A escrita de Vonnegut é repleta de humor negro e ironia.
Outra característica do estilo do autor são os personagens que não são muito profundos e sobre os quais não ficamos sabendo muito, algumas vezes sabemos suas características físicas, mas quase nunca ficamos sabendo o que eles pensam, o que torna difícil se afeiçoar com qualquer um deles. Cama de Gato não é um livro de personagens, mesmo porque isso não é importante, o autor está interessado em falar de outras coisas.
A edição é da Aleph e como sempre o trabalho é muito bem feito, a capa é minimalista, e dentro vemos paginas em preto, que deixam o livro ainda mais bonito.
Cama de Gato é um livro que fala sobre a tecnologia e como muito facilmente ela pode sair do nosso controle.
Capa comum: 280 páginas
Editora: Editora Aleph; Edição: 1ª (3 de novembro de 2017)
Idioma: Português
ISBN-10: 8576573873
ISBN-13: 978-8576573876
Dimensões do produto: 20,8 x 13,5 x 1,8 cm
Peso de envio: 340 g
Foto: Fernanda Cavalcanti