Listas

10 Melhores livros de 2018

Foram 75 livros lidos em 2018 e como o ano acabou tá na hora de fazer uma retrospectiva dos melhores livros que eu li nesse ano.

Lembrando que a lista é baseada em gostos pessoais, então, são os livros que eu mais gostei, não necessariamente os melhores para todo mundo e que os livros que estão na lista não foram necessariamente escritos e publicados em 2018, mas sim que foram lidos por mim em 2018.

Se o titulo do livro estiver em inglês, é porque não existe tradução para o português.

1- A Revolução dos Bichos, George Orwell (1945): O clássico de George Orwell que usa de elementos de fábulas e contos de fadas para falar sobre a revolução russa ganhou o primeiro lugar em 2018, principalmente porque consegue passar ideias interessantíssimas através de uma narrativa relativamente simples (embora o conteúdo não seja nada simples). Além disso o livro foi escrito a mais de 70 anos e ainda é muito atual.

Para saber mais, acesse: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2018/05/22/a-revolucao-dos-bichos-george-orwell/

2- Só Garotos, Patti Smith (2010): Nesse livro autobiográfico, a cantora, compositora e escritora Patti Smith fala sobre a sua juventude e sobre sua relação com o fotografo Robert Mapplethorne. O resultado é um livro lindo e delicado, que fala sobre crescer, descobrir quem você é e sobre o oficio e o ímpeto do artista.

Para saber mais, acesse: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2018/11/22/so-garotos-patti-smith/

3- Meus Lugares Escuros, James Ellroy (2012): Em Meus Lugares Escuros, James Ellroy, famoso por seus romances policiais, narra um crime do qual ele mesmo foi personagem: o assassinato de sua mãe, quando ele tinha apenas 10 anos de idade.

O livro acompanha a infância e a juventude de Ellroy, assim como a investigação que foi feita na época do crime e pelo próprio Ellroy, depois de adulto.

Para saber mais, acesse: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2019/01/08/meus-lugares-escuros-james-ellroy/

4- As Garotas, Emma Cline (2016): Em As Garotas, Emma Cline usa um dos crimes mais bárbaros do século XX para falar sobre como é ser uma garota adolescente. Os sentimentos, as pressões e as dúvidas que percorrem esse período da vida são descritos com absoluta perfeição e é impossível não se reconhecer nas personagens que ela retrata.

Para saber mais, acesse: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2018/09/17/as-garotas-emma-cline/

5- A Amiga Genial, Elena Ferrante (2011): Primeiro livro da tetralogia da misteriosa autora Elena Ferrante, A Amiga Genial narra a história de Elena e Lina, duas amigas que vivem em Nápoles, na década de 50. O livro acerta em cheio em descrever a relação de amor, ódio, admiração e inveja que ronda quase toda grande amizade, mas para, além disso, fala sobre a situação da Itália na época e mais ainda sobre a situação das mulheres.

Para saber mais, acesse:  https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2018/07/12/a-amiga-genial-elena-ferrante/

6- JogadorNº1, Ernest Cline (2011): Em Jogador Nº1, acompanhamos Wade, um garoto que deseja ganhar um jogo criado por James Halliday, criador de um novo sistema de computação, para ganhar a fortuna de Halliday.

Embora ambientado no futuro, livro fala muito com o público jovem, já que boa parte da sua linguagem faz referência à tecnologia, e mesmo assim, o livro é uma grande homenagem aos anos 80. Jogador Nº1 é um livro interessante e divertido.

Para saber mais, acesse: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2018/01/26/jogador-no-1-ernest-cline/

7- Piano Vermelho, Josh Malerman (2017): Piano Vermelho narra a história de Philip Tonka, um músico que á pedido do exercito americano, vai ao deserto africano para investigar um som misterioso que é capaz de fazer as pessoas que o escutam passarem mal.

Longe de ser o livro mais famoso de Malerman, Piano Vermelho é um livro com reviravoltas surpreendentes e pedaços aterrorizantes. A história é tão repleta de suspense que é difícil largar o livro antes do final.

Para saber mais, acesse: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2018/03/01/piano-vermelho-josh-malerman/

8- A Casa Assombrada, John Boyne (2013): Em A Casa Assombrada, John Boyne apresenta ao leitor todos os elementos clássicos de narrativas do gênero, em uma grande homenagem a todas as casas assombradas da literatura. O livro é surpreendente e prende a atenção do começo ao fim, ideal para os fãs de A Assombração da Casa da Colina e a Outra Volta do Parafuso.

Para saber mais, acesse: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2018/11/12/a-casa-assombrada-john-boyne/

9- As Seis Mulheres de Henrique VIII, Antonia Fraser (1992): Antonia Fraser, famosa por suas diversas biografias sobre figuras históricas, nos conta sobre esse curioso (e perigoso) período da história da Inglaterra pelos olhos das mulheres que tiveram o azar de chamarem a atenção do Rei: Catarina de Aragão, Ana Bolena, Joana Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr.

Para saber mais, acesse: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2019/01/21/as-seis-mulheres-de-henrique-viii-antonia-fraser/

10- Neverland, Douglas Clegg (1991): Neverland conta a história de Beau, um menino de 10 anos, que enquanto passa as férias na casa da avó materna, passa a visitar junto com o primo, Sumter, uma cabana, que as crianças chamam de Neverland, aonde coisas sinistras e assustadoras acontecem.

Neverland é um romance de formação que usa de elementos do terror para que seus personagens amadureçam, o clima de terror e a sensação de que alguma coisa ruim vai acontecer a qualquer momento permeia o livro todo.

Para saber mais, acesse: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2018/07/05/neverland-douglas-clegg/

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s