livros

Pollyana Moça, Eleanor H. Porter

“É bastante divertido querer as coisas…e depois lutar e trabalhar para que elas cheguem. Apenas levar a vida, sabendo que vamos ter tudo que quisermos, na hora que quisermos é tão…tão monótono, não acha?”

 Publicado em 1915, Pollyana Moça é a continuação do clássico de Eleanor H. Porter. Nesse livro, voltamos a acompanhar Pollyana, dessa vez já uma adolescente, que continua fazendo o jogo do contente.

Quando a tia de Pollyana viaja, ela resolve deixar a menina na casa de uma senhora mal humorado e com uma grande tragédia pessoal no seu passado, que precisa do modo de viver de Pollyana para seguir com a vida. Nessa cidade, Pollyana conhece outras pessoas e faz novas amizades.

Pollyana Moça não é um livro tão famoso quanto seu antecessor, Pollyana, mas isso não faz dele menos interessante. Ele foi publicado na onda do sucesso do primeiro livro, apenas dois anos depois.

A trama de Pollyana Moça não é repleta de originalidade, é verdade, e em muitos aspectos, ela lembra a do primeiro livro. Por exemplo, nos dois livros Pollyana passa um tempo morando com uma senhora mal humorada que começa a mudar quando conhece a menina, e as situações que circulam esse evento são relativamente parecidas.

Ao longo do livro, outras situações se repetem, como as confusões que os personagens fazem e que inevitavelmente os afastam da felicidade, embora nesse caso, o leitor acompanhe tramas e desfechos bem diferentes do livro anterior.

O que é interessante e muito inteligente em Pollyana Moça é o fato de que o livro é um pouco mais adulto que o primeiro. Claro que o livro ainda é voltado para crianças e pré-adolescentes, mas alguns temas são tratados de maneira um pouco mais madura. Como por exemplo, o fato de Pollyana se apaixonar pela primeira vez, uma ideia que nem sequer é citada no primeiro livro. Em determinados momentos, o livro até faz algumas insinuações um pouco fortes.

Essa ideia é interessante porque é perfeita para prender os leitores da obra original que o fizeram na época de seu lançamento, já que as crianças que leram Pollyana já seriam adolescentes na época do lançamento de Pollyana Moça.

Como acontece no primeiro livro, a trama de Pollyana Moça é relativamente simples e a leitura é bem fácil, o que torna o livro perfeito para crianças e adolescentes. O jogo do contente, que tem bastante importância no primeiro livro, fica meio esquecido em Pollyana Moça, uma vez que a menina tem outras coisas na cabeça. Por outro lado, Pollyana enfrenta outros desafios e vive outras aventuras nessa continuação, que certamente vão agradar os fãs do primeiro livro.

Obvio que a leitura não é restrita a crianças e que o livro pode agradar adultos, mesmo que a história seja quase inocente, o livro é bem escrito, além de ter um mistério no meio da história que em muitos aspectos, lembra a trama de um livro policial. Esse mistério, embora um tanto quanto obvio, pode prender o leitor durante bastante tempo.

Existem milhões de edições diferentes de Pollyana Moça (assim como existem de Pollyana), mas eu li a edição da Autêntica, que além de ser linda e cheia de detalhes, tem um resumo do que aconteceu no primeiro livro no começo.

Pollyana Moça é uma boa continuação, perfeita para agradar os fãs e que mantém a magia do original, embora trate de temas mais maduros.

Capa comum: 224 páginas

Editora: Autêntica infantil e juvenil; Edição: 1ª (12 de agosto de 2016)

Idioma: Português

ISBN-10: 855130027X

ISBN-13: 978-8551300275

Dimensões do produto: 23 x 15,8 x 1,6 cm

Peso de envio: 649 g

Fonte: https://www.amazon.com.br/Pollyanna-mo%C3%A7a-Eleanor-H-Porter/dp/855130027X/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1548051870&sr=1-1&keywords=pollyana+mo%C3%A7a

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s