Marcello (Marcello Fonte) é um pacifico funcionário de um petshop, mas que vive sendo atormentado por Simone (Edoardo Pesce). Um dia, ele se envolve em um assalto junto com Sinome, mas acaba levando a culpa. Agora, Marcello deseja vingança.
O aspecto mais marcante de Dogman é a violência que se apresenta em todos os momentos do filme. O bairro aonde a história se passa é retratado como um bairro violento.
Sinome é um homem grande e forte que atormenta todo mundo e que consegue tudo o que quer através da violência e do medo. Ele vive de pequenos golpes e eventualmente, leva Marcello junto com ele.
A ligação dos dois é ainda maior porque Marcello costuma fornecer drogas para Sinome.
Dogman retrata um bairro aonde a lei é a força física e o medo e por isso, Sinome é o rei do lugar.
Se Simone é um homem violente e irascível, Marcello é o seu exato oposto. Não que ele seja um exemplo de cidadão modelo, mas ele tenta levar a vida de maneira honesta e diferente de Simone, é calmo e paciente.
É justamente por isso que ele acaba se colocando em situações problemáticas, é porque ele nunca diz não a Simone e aceita participar de tudo que Simone faz que Marcello acaba se envolvendo em pequenos crimes.
Em muitos aspectos, Marcello recusa a ser tudo que o bairro exige que ele seja, embora ele participe de pequenos roubos e em algumas vezes se beneficie disso, ele também não admite o maltrato aos animais.
O que Dogman retrata é justamente o momento em que uma pessoa calma, perde a paciência e recorre a meios sombrios.
Dogman tem uma produção cuidadosa, que se preocupa com detalhes. Tudo na direção de arte e de fotografia parecem querer nos mostrar desde o início o quanto aquela história é sombria. Os figurinos são em sua maioria, escuros, e muitas roupas tem aparência de velha.
O mesmo acontece com os cenários, o bairro aonde o filme se passa parece antigo e malcuidado, e a loja de Marcello também não está em melhores condições. A fotografia é escura, o que deixa o filme ainda mais tétrico.
As atuações estão ótimas e são extremamente convincentes, especialmente a de Edoardo Pesce, que interpreta o agressivo Simone e a de Marcello Fonte que interpreta Marcello. Ele passa de um homem calmo a um homem raivoso durante o filme.
Dogman é um filme difícil, porque nos apresenta situações extremamente cruéis e violentas e pessoas que também são assim, mas ele consegue passar sua mensagem. Sendo um filme europeu, pode não agradar a todos os telespectadores, especialmente os que estão acostumados a cortes mais rápidos e mais ação, mas Dogman não é um filme parado, muito pelo contrário.
Dogman retrata emoções extremas e o que acontece quando elas nos dominam completamente. Dogman entra em cartaz no dia 21 de fevereiro.
Crédito das imagens:
https://variety.com/2018/film/reviews/dogman-review-matteo-garrone-1202815718/
https://twitter.com/picgraweb/status/1075138306776711169
https://www.wsws.org/en/articles/2018/07/30/dogm-j30.html