“Seja sempre poeta, mesmo em prosa”.
Poemas de Sedução da Carne e da Morte é uma coletânea de poemas de Charles Baudelaire, escolhidos por Nils Skare. Como o próprio nome diz, os poemas reunidos no livro são focados na sedução.
O livro é divido em duas partes, uma que retrata poemas de sedução da carne e outra que retrata poemas de sedução da morte. A escolha de Skare é muito interessante e bem assertiva.
Os poemas são todos muito bonitos e tocantes, em diversas vezes eu repeti a leitura para entender eles melhor. Aliais, isso acontece com bastante frequência na leitura desse livro, embora ele seja curto e a leitura pareça ser bem rápida, é preciso ler os poemas com bastante atenção ou rele-los para compreendê-los totalmente.
Tem um coisa muito interessante nessa edição da L-Dopa, alguns dos poemas vem escritos em uma página na sua língua original e na outra traduzidos para o português, sabe-se que a tradução também é uma forma de escrita e que em muitos casos até muda o texto original, quando se trata de poemas, então, que são muito baseados nas palavras usadas, muitas vezes é mais interessante que se possa ler a versão original ou pelo menos compara-la.
O livro também vem com textos de apoios da autoria do próprio Skare, que são interessantes e uma ótima forma de complementar a leitura dos poemas.
Poemas de Sedução da Carne e da Morte não é uma imersão nas obras de Baudelaire, mas ele nem quer ser isso, o livro é uma ótima maneira de apresentar o leitor a obra do autor ou até mesmo acostumar leitores a poesia, que não recebe tanta divulgação. Eu por exemplo, nunca tinha lido nada de Baudelaire, mas sai da leitura bem interessada nos poemas dele.
A edição da L-Dopa é extremamente bem cuidada, além do conteúdo, também é clara a preocupação com a aparência do livro. A capa do livro, que mostra um rapaz lendo algo no celular, é bem interessante e traz um elemento moderno aos poemas que foram escritos muito antes da criação do celular. No final do livro, a editora também colocou uma frase de Baudelaire, que não está presente no conteúdo do livro, mas que é muito bonita e que me chamou muita a atenção.
Poemas de Sedução e Morte é um livro que pode abrir os horizontes de leitores que não conhecem a obra de Baudelaire e que tem preconceito com poesia, o fato dos poemas de Baudelaire serem lindos também é um ótimo motivo para ler o livro.
80 páginas
Tradução: Nils Skare
Capa e supervisão técnica: Gustavo Paim
Conselho editorial: Nils Skare, Aline Vieira e Gustavo Paim
2016, 1a edição
ISBN: 978-85-66984-07-1
Fonte: https://ldopa.com.br/produto/poemas-de-seducao-da-carne-e-da-morte/
Foto: Fernanda Cavalcanti