livros

Juventude e Outros Contos, Isaac Asimov

“A ciência avançou até o ponto em que as únicas perguntas relevantes que restaram são as ridículas. As sensatas já foram pensadas, perguntadas e respondidas há muito tempo”- Piadista

Juventude e Outros Contos é exatamente o que o titulo anuncia, uma coletânea de contos de Isaac Asimov.

Os contos presentes no livro são Juventude, Everest, Dia dos Caçadores e Piadista. Juventude acompanha o dia de dois meninos e de seus respectivos pais. Os adultos esperam a chegada de alguma coisa, enquanto as crianças acabaram de encontrar dois animais estranhos e querem criá-los. Juventude é um conto relativamente longo (em torno de 60 páginas), mas isso não é um problema, muito pelo contrario, eu queria que o conto tivesse durado mais.

A perspectiva da qual Asimov escreve é muito diferente e criativa, tornando Juventude um conto bem inovador, ainda mais dentro do gênero da ficção cientifica. Aliais, essa é uma questão a ser discutida no caso desse conto, ele é um conto de ficção cientifica, mas também é um conto de horror.

O segundo conto, Everest é o relato de um homem que vai visitar um amigo no hospital, esse amigo acabou de voltar de uma temporada supostamente sozinho no Everest, no entanto, o homem tem coisas para contra ao seu amigo, que desafiam a lógica humana. Everest é um conto bem curto, e ele nem precisa ser mais longo, enquanto lemos vamos chegando a conclusão antes que o nosso narrador chegue, isso acontece especialmente se você já conhecer as obras de Asimov, mas isso não impede que o leitor se surpreenda com o conto.

Dia dos Caçadores narra a conversa entre diversos homens referentes à bomba atômica, big bang e dinossauros. O interessante desse conto é que ele de fato parece uma conversa e isso torna muito fácil acompanhar, como se o leitor também estivesse naquela roda de amigos. Dia dos Caçadores também é um conto relativamente longo, mas que também prende a atenção de quem lê.

Já o último conto do livro, Piadista fala sobre um grupo de homens que está investigando de onde surgem as piadas. A investigação é interessante e a leitura é bem fácil. É impossível não se sentir impelido a ler o conto até o final para descobrir o que a investigação vai desvendar.

Todos os contos do livro são contos de ficção cientifica, mas isso não impede que tenham seus momentos assustadores. Asimov não perde muito tempo fazendo descrições de tecnologias incríveis e futuristas, como acontece com freqüência em livros do gênero, embora esse seja um tema que aparece na obra dele, Asimov dá mais ênfase as tramas de suas histórias. É natural que os contos tenham temas em comum e é o que acontece nos contos presentes em Juventude e Outros Contos.

Juventude e Outros Contos foi meu primeiro contato com Isaac Asimov e eu gostei muito da experiência. Os contos deles são misteriosos no limite exato e me deixaram curiosa do começo até o final.

A edição é da Editora L-Dopa, o livro faz parte da série Ficção Especulativa (que também publicou livros de contos de H.P. Lovecraft e Philip K. Dick), o livro é do tamanho de um livro de bolso e não é muito grosso, o que torna ele bem fácil de carregar. O livro vem com frases de Asimov tanto no começo, quanto no final. Além do livro como objeto físico, a edição também traz um texto de Nils Skare sobre Asimov que deixa a leitura ainda mais clara.

Juventude e Outros Contos é uma boa maneira de inserir o leitor no trabalho de Isaac Asimov, os contos presentes no livro são intrigantes e muito bem escritos.

Edição e Tradução: Nils Skare

Revisão: Gustavo Paim

Capa: Carlos Morevi

129 páginas

2017, 1a edição

ISBN: 978-85-66984-15-6

Fonte: https://ldopa.com.br/produto/juventude-outros-contos/

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s