livros

O Apelo de Cthulhu e Outros Contos, H.P. Lovecraft

“Vemos as coisas apenas como somos construídos para vê-las, e não podemos ter ideia de sua natureza absoluta.”- Do Além

O Apelo de Cthulhu e Outros Contos é uma coletânea com quatro contos de H. P. Lovecraft. Os contos são O Apelo de Cthulhu, Do Além, A Cor que Caiu do Espaço e Ex Oblivione.

O Apelo Cthulhu é um dos contos mais famosos de Lovecraft e onde ele nos fala sobre a mitologia da criatura que ficou famosa através dos seus contos. O Apelo de Cthulhu é um dos contos mais famosos do autor e é de fato assustador, além de intrigante.

Do Além é a narração de um homem sobre seu amigo que ultimamente parece obcecado com alguns sumiços, que ele atribui a criaturas sobrenaturais.

A Cor que Caiu do Céu é outro dos contos clássicos de Lovecraft, nele ficamos conhecendo a história de uma fazenda que é o cenário da queda de um meteorito com uma cor que ninguém consegue definir, logo depois disso, a plantação se torna inconsumível, os animais passam a se comportar de maneira estranha e até a família do proprietário começa a sucumbir à loucura.

E por último, Ex Oblivione narra os sonhos de um homem, que parece muito mais entretido pelo mundo dos sonhos do que pelo mundo real.

Os contos escolhidos para fazerem parte da coletânea são ótimas escolhas, dois deles (O Apelo Cthulhu e A Cor que Caiu do Espaço) são contos extremamente famosos de Lovecraft e eu me arrisco a dizer que A Cor que Caiu do Espaço é um dos melhores contos do autor, os outros dois contos são menos conhecidos, mas são igualmente bons.

Como acontece com freqüência quando se lê muitas coisas do mesmo autor, é possível notar vários pontos em comuns nas suas obras, o diferencial no caso de Lovecraft é que boa parte das criaturas que aparecem nas histórias dele fazem parte de uma mitologia ainda maior. O Apelo Cthulhu e Outros Contos não entra tanto nesse aspecto, mas é uma ótima maneira de introduzir novos leitores ao trabalho do autor.

Lovecraft é considerado um dos grandes nomes da literatura do terror, ele inclusive foi uma grande influência para Stephen King, e os seus contos são de fato assustadores, A Cor que Caiu do Espaço é um dos contos mais assustadores que eu já li, mas ao mesmo tempo é impossível colocar o livro de lado. Além disso, o trabalho de Lovecraft também esbarra um pouco na ficção cientifica, como o próprio nome do conto insinua, assim os  seus contos podem agradar tanto os fãs de terror, quanto os fãs de ficção cientifica.

O Apelo Cthulhu e Outros Contos também vem com um texto de apoio, que não só fala da obra de Lovecraft, mas também da literatura de terror de uma maneira geral, o que é ótimo para entender o que lemos.

A edição é da L-Dopa e assim como Juventude e Outros Contos, O Apelo Cthulhu e Outros Contos faz parte da série Ficção especulativa, e também existe um extremo cuidado em relação a esse livro, desde a escolha do conteúdo, até a parte gráfica. O Apelo Cthulhu e Outros Contos também vem com frases do autor no começo e no final do livro, que é uma ideia que eu gostei muito.

O Apelo Cthulhu e Outros Contos é um livro que reúne alguns dos melhores contos de Lovecraft e é ótimo para quem ainda não conhece o autor, mas também é perfeito para agradar quem já gosta de Lovecraft.

Edição e Tradução: Nils Skare
Revisão: Gustavo Paim
Capa: Carlos Morevi

152 páginas
2017, 1a edição

ISBN: 978-85-66984-16-3

Fonte: https://ldopa.com.br/produto/o-apelo-de-cthulhu-outros-contos/

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

 

17 comentários em “O Apelo de Cthulhu e Outros Contos, H.P. Lovecraft”

      1. Você já leu uma edição pocket chamada “A tumba e outras histórias”? Geralmente se acha baratinho em sebos, tem acho que uns 6 contos muito bons nessa edição e mesmo sendo pocket são todos completos rs
        Agora se você quiser uma edição mais completa tem uma que indico muito e recomendo que é a “Grandes Contos” da Martin Claret, ela é um pouco cara, mas de longe acho a melhor edição de coletânea dele, e a mais completa também rs

        Curtido por 1 pessoa

      2. Sim é sim rs

        Leia *–*

        Acho que vai se surpreender e gostar bastante, tem contos maravilhosos de autores maravilhosos rs

        Outro que recomendo também é o “Os melhores contos fantásticos” uma antologia do Flávio Moreira da Costa. Outro livro sensacional com contos incríveis rs

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s