livros

Você Não Pode Ser Neutro Num Trem em Movimento, Howard Zinn

“Mas não acreditar na possibilidade de uma mudança dramática é esquecer que as coisas já mudaram, não o suficiente, é claro, mas o suficiente para mostrar o que é possível. Nós já fomos surpreendidos antes na história. Nós podemos ser surpreendidos novamente. Na verdade, nós podemos fazer parte do surpreendente.”

Você Não Pode Ser Neutro Num Trem em Movimento é a autobiografia de Howard Zinn, historiador e ativista americano. O autor passa por diversas fases da sua vida, e dá especial ênfase aos movimentos sociais, passeatas e protestos dos quais ele participou e as causas que ele defendeu ao longo da vida.

O ponto principal que torna biografia seja interessante é justamente a vida do biografado, no caso de Você Não Pode Ser Neutro Num Trem em Movimento isso acontece. A vida de Zinn é realmente surpreendente.

O livro foca bastante nas diversas manifestações e protestos das quais Zinn fez parte, e claro, das causas que estavam por trás disso. Ele começa contando sobre o período que deu aula em uma universidade só para negros, e em que sua classe, era composta basicamente de jovens mulheres. Zinn narra como ele se viu envolvido na história das meninas e como ele começou a ajudá-las a terem mais espaço, inclusive dentro da própria faculdade.

Depois disso, Zinn se vê cada vez mais envolvido nas defesas de diversas situações que na concepção dele são injustas, até que em determinado momento, ele acaba demitido do seu cargo de professor. Os seus idéias, inclusive, foram motivos de muitas demissões e até prisões, ao longo da sua vida.

A história de Zinn nos mostra um homem muito forte e muito certo de suas convicções, e disposto a lutar até o final, mesmo que isso tivesse conseqüências para ele. Essa certamente é uma história inspiradora.

Por outro lado, Zinn quase não fala de sua vida pessoal, mas acredito que esse nem é o foco do seu livro, ele fala um pouco sobre sua esposa, que muitas vezes o acompanhava em manifestações e dos seus filhos, mas as histórias sempre estão relacionadas as questões sociais.

A leitura de Você Não Pode Ser Neutro NumTrem em Movimento é muito fácil e contagiante, eu li o livro bem rápido, porque não conseguia colocar ele de lado. A vida de Zinn é extremamente interessante e a maneira com que ele escreve faz parecer que estamos ouvindo um amigo falando. Embora ele fale de temas sérios e importantes, nada é muito rebuscado, o que facilita ainda mais a leitura.

Zinn é uma pessoa de fato inspiradora e ler o livro dele é aprender muito não só sobre ele, mas também sobre a vida e sobre a história do mundo.

A editora responsável pela edição do livro é a L-Dopa, a capa é linda e de um tom de amarelo que chama muita atenção, além disso, a edição vem com uma introdução do próprio Zinn, aonde ele pondera sobre o que mais aconteceu depois da publicação do livro.

Você Não Pode Ser Neutro Num Trem em Movimento se propõe a nos contar a história de Howard Zinn, mas ele também nos ensina sobre a vida e sobre defender as nossas ideias, mesmo que o mundo esteja contra a isso.

263 páginas.
Capa e Diagramação: Flávio Bá
Revisão: Flávio Bá, Gustavo Scheffer
Preparação: Velot Wamba
Tradução: Nils Skare
2005, 1 edição
ISBN: 978-85-99441-01-9

Fonte: https://ldopa.com.br/produto/voce-nao-pode-ser-neutro-num-trem-em-movimento/

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

 

 

Um comentário em “Você Não Pode Ser Neutro Num Trem em Movimento, Howard Zinn”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s