filmes

Filme: The Cleaners, 2019

Em The Cleaners acompanhamos um grupo de pessoa que trabalha como o nome do documentário sugere, como faxineiros da internet. Nele, ficamos conhecendo funcionários de redes sociais que passam o dia analisando fotos e vídeos que são postados e decidindo o que continua e o que não continua no ar.

The Cleanerrs começa nos mostrando como que funciona a profissão que o filme pretende retratar. Somos apresentados a diversos funcionários que vivem de analisar postagens na internet.

Mas nem por isso o filme começa de maneira leve, logo já descobrimos que a vida dessas pessoas não é fácil, eles são expostos a imagens que nós não somos, por isso muitos deles contam terem visto conteúdos de violência, mutilação, assassinato e pedofilia. Tudo se torna ainda mais pesado, quando ouvimos descrições explicitas das fotos que foram vetadas por eles.

the-cleaners01

Alguns deles também nos falam sobre os critérios que eles utilizam para vetar ou não uma foto. The Cleaners é um documentário interessante justamente por isso, ele apresenta ao telespectador a um mundo totalmente novo sobre o qual se sabe pouco ou nada.

O documentário também se preocupa em mostrar as conseqüências de tudo isso. Nenhuma das pessoas entrevistadas que trabalham com isso parece feliz com o emprego que tem, algumas delas interpretam o trabalho como uma forma de livrar o mundo de imagens perturbadoras e outros se sentem tão incomodados quanto o público geral com as imagens que são obrigados a ver.

The Cleaners vai mais longe ainda e apresenta casos de pessoas que foram seriamente afetadas pelo que viram na internet, que chegaram a entrar em depressão e até cometer suicídio em função disso.

the-cleaners02

O filme é perturbador porque mostra o quanto algumas imagens podem de fato mexer com as pessoas, sejam as que trabalham com isso, sejam as que as vêem na internet.

Mas como todas as coisas do mundo, existe o lado positivo e o lado negativo do trabalho dos faxineiros da web. Se por um lado, isso nos poupa de ver imagens desagradáveis e muitas vezes, criminosas, por outro, esse tipo de trabalho também facilita a censura.

Acompanhamos casos de pessoas que vetam imagens e vídeos que fazem criticas ou piadas com determinados políticos.

the-cleaners03

The Cleaners então, entra em aspectos políticos e nos faz perguntar o quanto do que lemos na internet é imparcial e o quanto é selecionado por outra pessoa ou empresa.

O documentário se torna assustador quando pensamos como é possível controlar pessoas e decidir questões importantes dessa maneira.

The Cleaners começa como um filme pesado e perturbador, mas termina como um verdadeiro filme de terror.

the-cleaners04

The Cleaners é um documentário bem filmado, com ângulos diferentes e uma fotografia bonita, mas o filme também tem um conteúdo visual um pouco perturbador, algumas das imagens que são descritas pelos entrevistados, de fato aparecem no documentário.

O filme apresenta um assunto forte e que precisa ser conhecido e debatido. Além do assunto ser interessante, o filme tem cortes rápidos e ágeis que deixam tudo ainda mais dinâmico e em momento algum ele se torna arrastado ou cansativo, muito pelo contrario, o filme deixa o telespectador preso o tempo rodo.

the-cleaners05

The Cleaners é um filme que trata de um assunto pouco conhecido e justamente por isso é muito necessário.

O filme entra em cartaz no dia 28 de março no Espaço Itaú de Cinema.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s