“Quando surge nas massas, gradualmente, uma crescente consciência de sua exploração, novas concepções de direito surgem nelas ao mesmo tempo.”
Conselhos de Trabalhadores, de Anton Pannekoek não é um livro de ficção, na verdade, ele está bem longe disso. Pannekoek foi o principal teórico do comunismo de esquerda.
O livro é justamente sobre isso, o autor nos explica seu pensamento e como funcionaria um governo comunista de acordo com as suas ideologias.
No entanto, engana-se quem procura no livro um reflexo do que conhecemos como comunismo nos dias de hoje, ou até mesmo de um comunismo mais brando, Pannekoek defende um regime mais radical.
Certamente é interessante ler sobre um ponto de vista diferente do que conhecemos e do que sempre foi propagado, mesmo que não se concorde completamente com tudo que o autor defende e propõe. Eu conhecia pouco sobre esse tipo de ideologia que o autor quer propagar primeiro porque não se aprende muito sobre o assunto, e segundo porque eu mesma não fui pesquisar sobre isso, então, foi bem legal entrar em contato com essa proposta, não necessariamente para seguir, mas sim para ter mais conhecimento e entender pontos de vistas diferentes.
Acredito que uma das partes mais interessantes da leitura de Conselhos de Trabalhadores é justamente a possibilidade de conhecer opiniões que são, talvez, diferentes da sua, porque é justamente isso que o leitor faz quando lê – qualquer tipo de livro – se vê na pele de pessoas diferentes.
Claro que para quem já se interessa pelo comunismo, pelo socialismo e por filosofias de esquerda, o livro também é muito interessante, muito informativo e nesse caso, extremamente necessário.
No entanto, a leitura não é simples, primeiro porque não é um livro de ficção ou de literatura, é um livro teórico, que também é repleto de teoria, o que naturalmente dificulta a leitura. Basicamente Conselhos de Trabalhadores foi uma leitura que estava bem fora da minha zona de conforto, o que é ótimo.
A edição de Conselhos de Trabalhadores é da Editora L-Dopa e como a maioria dos livros da editora, está muito bem feita, além de ser esteticamente bonita. A capa é toda preta com detalhes em vermelho, o que chama a atenção antes mesmo de termos acesso ao conteúdo.
Além da parte estética, o livro tem bastante cuidado com cor de pagina e tamanho de letra, o que ajuda na leitura, e como extra, o leitor também tem acesso a uma apresentação de Noam Chomsky.
Conselhos de Trabalhadores é um livro esclarecedor em muitos aspectos, que vai agradar quem já é iniciado no assunto e tirar da zona de conforto quem ainda não conhece muito.
Tradução de Nils Skare
Edição: Nils Skare
Capa: Carlos Morevi
Revisão: Suzana Schulhan Lopes
Conselho Editorial: Caio Souza Nascimento
Fonte: https://ldopa.com.br/produto/conselhos-de-trabalhadores/
Foto: Fernanda Cavalcanti