livros

Conselhos de Trabalhadores, Anton Pannekoek

“Quando surge nas massas, gradualmente, uma crescente consciência de sua exploração, novas concepções de direito surgem nelas ao mesmo tempo.”

Conselhos de Trabalhadores, de Anton Pannekoek não é um livro de ficção, na verdade, ele está bem longe disso. Pannekoek foi o principal teórico do comunismo de esquerda.

O livro é justamente sobre isso, o autor nos explica seu pensamento e como funcionaria um governo comunista de acordo com as suas ideologias.

No entanto, engana-se quem procura no livro um reflexo do que conhecemos como comunismo nos dias de hoje, ou até mesmo de um comunismo mais brando, Pannekoek defende um regime mais radical.

Certamente é interessante ler sobre um ponto de vista diferente do que conhecemos e do que sempre foi propagado, mesmo que não se concorde completamente com tudo que o autor defende e propõe. Eu conhecia pouco sobre esse tipo de ideologia que o autor quer propagar primeiro porque não se aprende muito sobre o assunto, e segundo porque eu mesma não fui pesquisar sobre isso, então, foi bem legal entrar em contato com essa proposta, não necessariamente para seguir, mas sim para ter mais conhecimento e entender pontos de vistas diferentes.

Acredito que uma das partes mais interessantes da leitura de Conselhos de Trabalhadores é justamente a possibilidade de conhecer opiniões que são, talvez, diferentes da sua, porque é justamente isso que o leitor faz quando lê – qualquer tipo de livro – se vê na pele de pessoas diferentes.

Claro que para quem já se interessa pelo comunismo, pelo socialismo e por filosofias de esquerda, o livro também é muito interessante, muito informativo e nesse caso, extremamente necessário.

No entanto, a leitura não é simples, primeiro porque não é um livro de ficção ou de literatura, é um livro teórico, que também é repleto de teoria, o que naturalmente dificulta a leitura. Basicamente Conselhos de Trabalhadores foi uma leitura que estava bem fora da minha zona de conforto, o que é ótimo.

A edição de Conselhos de Trabalhadores é da Editora L-Dopa e como a maioria dos livros da editora, está muito bem feita, além de ser esteticamente bonita. A capa é toda preta com detalhes em vermelho, o que chama a atenção antes mesmo de termos acesso ao conteúdo.

Além da parte estética, o livro tem bastante cuidado com cor de pagina e tamanho de letra, o que ajuda na leitura, e como extra, o leitor também tem acesso a uma apresentação de Noam Chomsky.

Conselhos de Trabalhadores é um livro esclarecedor em muitos aspectos, que vai agradar quem já é iniciado no assunto e tirar da zona de conforto quem ainda não conhece muito.

Tradução de Nils Skare
Edição: Nils Skare
Capa: Carlos Morevi
Revisão: Suzana Schulhan Lopes
Conselho Editorial: Caio Souza Nascimento

Fonte: https://ldopa.com.br/produto/conselhos-de-trabalhadores/

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s