Adaptações, filmes

Filme: Minha Fama de Mau, 2019

Inspirado no livro Minha Fama de Mau, escrito pelo próprio Erasmo Carlos, Minha Fama de Mau acompanha o começo da carreira de Erasmo (Chay Suede), seu interesse pelo rock and roll, e mais tarde sua amizade com Roberto Carlos (Gabriel Leone) e seu sucesso no programa Jovem Guarda.

Embora o livro em que o filme é inspirado retrate toda a vide de Erasmo, Minha Fama de Mau escolhe dar mais ênfase ao período em que ele luta pela fama, mas o filme ainda se estende um pouco mais, até a época em que Erasmo se vê em uma profunda depressão.

O livro é composto por alguns parágrafos onde o próprio Erasmo narra suas histórias em primeira pessoa, o filme então, resolve seguir a mesma lógica. O próprio Erasmo narra a sua história e inclusive, fala com a câmera em alguns momentos.

minha-fama-de-mau01

A linguagem do filme é um pouco parecida com a dos quadrinhos, em alguns momentos as cenas são mostradas como se de fato fizessem parte de uma história em quadrinho, o que é interessante e deixa o filme divertido. O livro por si só, não almeja ser muito sério, então é natural que o filme também seja assim.

Minha Fama de Mau escolhe dar muita ênfase para a relação de Erasmo e Roberto Carlos, que é uma escolha acertada, já que é uma amizade de conhecimento geral do público, o fato dos atores que interpretam os dois músicos terem bastante química, facilita e passa realidade ao filme. No entanto, o longa foge de temas polêmicos como o suicídio da primeira esposa de Erasmo, Narinha (Bianca Comparato).

Narinha, aliais, só aparece na última cena, como se desse um rumo para o Erasmo, que até então estava perdido. É natural que um filme que visa enaltecer Erasmo e que quer ser um entretenimento, não fale em um assunto tão triste e polemico. No livro mesmo, Erasmo não dá muitos detalhes sobre o suicídio da esposa, embora fale bastante da relação dos dois, que não aparece no filme.

minha-fama-de-mau02

O período da Jovem Guarda é extremamente bem retratado e o telespectador assiste até cenas de Erasmo, Roberto e Wanderléa (Malu Rodrigues) cantando no palco, o que é muito legal e aproxima o filme de um musical. Além de claro, demonstrar um incrível talento por parte de seus interpretes.

A produção do filme é extremamente bem feita e somos apresentados a figurinos, maquiagens e acessórios, típicos dos anos 50 e 60, que dão realidade ao filme, além de serem lindos. Os atores por sua vez, não são tão parecidos com as pessoas reais, embora fique claro que eles estudaram seus personagens e estejam bem caracterizados, a semelhança é quase nula.

Isso não quer dizer que eles não façam um bom trabalho, muito pelo contrario, é possível esquecer a feição das pessoas de verdade e os visualizar com a cara dos atores durante o filme.

minha-fama-de-mau-chay-suede

A produção também faz escolhas audaciosas, que são interessantes, como a ideia de usar Bianca Comparato para interpretar todas as mulheres da vida de Erasmo, seja a sua primeira namoradinha, seja Narinha. Por outro lado, isso pode soar como uma maluquice para um público mais tradicional, acostumado com produções mais clássicas.

É até meio obvio falar da trilha sonora, mas ela é de fato, ótima. Ela não é composta só das músicas de Erasmo, Roberto e Wanderléa, mas também ouvimos músicas mais antigas que inspiraram Erasmo e músicas de outros artistas brasileiros.

Minha Fama de Mau é um filme interessante, primeiro porque ele retrata a vida de um músico que tem uma carreira muito importante, mas que normalmente não recebe tanto crédito, é ótimo que um filme atual, com atores atuais e com a presença do queridinho das adolescentes ,Chay Suede possa fazer com que mais gente conheça o trabalho de Erasmo.

minha-fama-de-mau-chay-suede02

Além disso, ele é bem feito e cumpre seu papel, a ideia por trás de Minha Fama de Mau é contar a história da vida de Erasmo Carlos pelo ponto de vista de Erasmo e isso aparece no filme.

O fato do filme conseguir fazer isso de uma maneira divertida e que não torna a história cansativo é um bônus que vai agradar tanto os mais velhos que viram Erasmo na TV, quanto os mais jovens que talvez nem saibam muito bem quem ele é.

Data de lançamento 14 de fevereiro de 2019 (1h 56min)
Direção: Lui Farias
Elenco: Chay Suede, Gabriel Leone, Malu Rodrigues, Isabela Garcia
Gêneros Drama, Biografia, Musical
Nacionalidade Brasil

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-218079/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s