Adaptações

Série: O Perfume (1ª Temporada), 2019

Nadja Simon (Friederike Becht) é uma investigadora que começa a investigar o assassinato brutal de uma jovem e atraente cantora. A policia logo começa a investigar os antigos colegas da moça e descobre que esse não é um crime único.

O Perfume é livremente inspirado no livro O Perfume, de Patrick Süskind.

Como a Netflix já fez anteriormente com a adaptação de A Assombração da Casa da Colina, A Maldição da Residência Hill, O Perfume não tem muita relação com a história original.

o-perfume01

Para começo de conversa, O Perfume se passa nos dias de hoje, diferente do livro, que se passa no Século XVIII, com essa mudança, temos uma atualização da história. A investigação se torna mais moderno e mais competente, já que na época em que o livro se passa, as técnicas eram menores e menos precisas mesmo.

A trama também se torna um pouco maior, o livro era focado em um único individuo que matava mulheres em busca do “odor perfeito”, já a série é focada em diversas pessoas e em diversos crimes.

A série não é uma série de investigação comum, ela é mais lenta e em determinado momento, os crimes se tornam menos importantes do que a trama de cada personagem.

o-perfume02

No entanto, essa decisão torna O Perfume um pouco cansativo, especialmente para quem assiste procurando uma série policial mais clássica ou relações mais claras com o livro. Essa sensação piora com a demora para entender qual é o gancho entre O Perfume e o livro de Süskind.

A qualidade técnica da série é inegável, ela é bem produzida e bem atuada, no entanto, ela não empolga.

Tem que se destacar também que quem não leu o livro ou não viu o filme de 2006, vai compreender perfeitamente a série e quem conhece a obra vai reconhecer detalhes do universo criado por Süskind, mas para quem é fã do livro e chega à série com uma expectativa de ver em cena exatamente o que leu, vai sair extremamente decepcionado.

o-perfume03

Eu li esse livro a mais de dez anos e não gostei, então, assisti a série sem muita expectativa, mas mesmo assim, O Perfume não foi do meu agrado.

É possível entender que O Perfume usa apenas aspectos do livro de Süskind para desenvolver sua trama e não tem nada de errado com isso, afinal, livro e audiovisual são plataformas independentes e nada precisa ser extremamente fiel, o grande problema da série é a maneira com que as coisas se conduzem e talvez, o fato de ser uma série policial tão fora dos padrões, o que causa um certo estranhamento no telespectador.

O Perfume é uma série tecnicamente bem feita, mas não empolga tanto assim e pode decepcionar os fãs do livro, que esperam uma adaptação mais fiel.

 

Elenco: Friederike Becht, Wotan Wilke Möhring, Juergen Maurer, August Diehl

Gênero: Drama, Policial, Suspense

Duração do episodio: 60mim

Número de episódios: 6

Fonte: http://www.adorocinema.com/series/serie-21984/

2 comentários em “Série: O Perfume (1ª Temporada), 2019”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s