filmes

Filme: Border, 2018

Tina (Eva Melander) é uma policial que trabalha na fiscalização de bagagens do aeroporto, ela tem uma vantagem a mais sob os seus colegas, já que consegue sentir odores que os outros não conseguem.

Um dia, ela desconfia de Vore (Eero Milonoff), mas não consegue descobrir qual é o problema com ele e ele é liberado. Tina e Vore, então, acabam se aproximando e ela vai descobrir coisas que não sabe até sobre si mesma.

Inspirado no conto Gräns, de John Ajvide Lindqvist (autor de Deixe Ela Entrar), Border é um filme um tanto quanto estranho, mas isso não faz dele um filme menos interessante.

border01

A estranheza começa quando nos deparamos com a protagonista, Tina, que é considerada feia e estranha por todos que a rodeiam. Tina também é uma solitária, ela tem um pai (Sten Ljunggren) que tem alzheimer e que cada vez esquece mais detalhes da sua própria vida, e um “marido”(Jörgen Thorsson) com quem ela divide a casa (que é dela), mas não divide a cama.

Tina, no entanto, tem algumas habilidades, ela consegue sentir odores que ninguém mais sente, odoros como medo e vergonha, o que facilita muito seu trabalho como policial no aeroporto.

Quando ela para Vore, tudo começa a mudar para ela. Vore, como Tina, também é um homem estranho e assustador, mas a atração entre os dois é mutua, uma vez que Tina consegue ver a si mesma em Vore. O homem também sabe coisas sobre a própria Tina, que ela mesma não consegue explicar.

border02

Mais do que um filme sobre o autoconhecimento de Tina, Border é um filme de suspense. Enquanto acompanhamos a relação de Tina e Vore, também acompanhamos um caso que a própria Tina investiga que envolve um casal suspeito de pedofilia. Por isso, acompanhamos dois mistérios: o caso e o passado de Tina.

É possível notar varias semelhanças entre Border e Deixe Ela Entrar, o trabalho mais famoso de Lindqvist. Os dois filmes usam de crianças para inserir o terror no filme, além de terem a pedofilia como pano de fundo para suas histórias, mas mais importante que isso, as duas obras nos fazem questionar se o ser humano consegue ser mais monstruoso do que a criatura que é comumente considerada monstro.

Border é um filme pesado, porque trata de assuntos pesados, não só a pedofilia, que nem tanto destaque assim (embora isso não torne o tema e sua abordagem menos pesada), mas também a solidão e o preconceito a qual os personagens do filme são submetidos, mas por isso mesmo, é um filme importante.

border03

É bom ressaltar que o filme não é exatamente um terror, apesar da fama do autor do conto, ele funciona mais como um suspense e provavelmente não vai deixar ninguém acordado à noite.

A parte técnica do filme também é muito bem feita, os atores funcionam muito bem em seus personagens, especialmente Eero Milonoff e Eva Melander. Melander consegue transformar Tina em uma solitária que a gente quer acompanhar e por quem a gente torce. A maquiagem do filme certamente é maravilhosa, especialmente quando você vê os atores fora do filme, e percebe o trabalho que foi feito para que eles ficassem parecidos com seus personagens.

Os cenários são lindos, especialmente porque mostram bastante paisagens naturais, o que faz um contraste interessante com as cores escolhidas para o filme que são frias e também com o tema, que é forte.

border04

Border é um filme diferente, que assim como Deixe Ela Entrar, aborda temas que dizem respeito a todos nós, mas de uma maneira completamente nova.

O filme entra em cartaz no dia 11 de abril.

Data de lançamento 11 de abril de 2019 (1h 50min)
Direção: Ali Abbasi
Elenco: Elenco: Eva Melander, Eero Milonoff, Jörgen Thorsson, Viktor Åkerblom
Gêneros Drama, Fantasia
Nacionalidades Suécia, Dinamarca

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s