livros

O Desaparecimento de Stephanie Mailer, Joël Dicker

“Não interessa de onde você vem, as pessoas vão julgar você pelo caminho que escolhe.”

Stephanie Mailer é uma jornalista competente, que parece saber mais do que deveria. Um dia ela confronta as autoridades em relação a um caso que ocorreu na pequena cidade de Orphea, durante o primeiro festival de teatro da região, a mais de 20 anos atrás. Segundo Mailer a policia condenou a pessoa errada.

Logo depois disso, Mailer desaparece sem deixar vestígios. Cabe a policia então, reabrir o caso antigo e descobrir o que aconteceu com Mailer.

O Desaparecimento de Stephanie Mailer é o quinto livro de Joël Dicker e de certa maneira, é bem parecido com algumas das suas outras obras. O gênero do livro é uma das semelhanças.

O Desaparecimento de Stephanie Mailer também é um suspense policial, além disso, ele também se passa em uma cidade pequena e tem vários personagens. Nesse sentido, o livro não é muito inovador, os capítulos funcionam mais ou menos da mesma maneira que em A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert e O Livro dos Baltimore, cada capitulo é narrado do ponto de vista de um personagem diferente e ficamos indo e voltando no passado.

Claro que a história é bem diferente. Em O Desaparecimento de Stephanie Mailer acompanhamos personagens diferentes (A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert e O Livro dos Baltimore são livros que tem personagens em comum) e a trama em si é diferente.

Mas o estilo de Dicker está muito claro nas paginas desse livro, e isso implica em alguns problemas, por exemplo, muitas das cenas que o escritor descreve não são tão bem escritas assim, e os diálogos muitas vezes soam bobos.

Como ele usa muitos personagens em suas tramas e tem a tendência a dar voz a cada um deles, muitos dos personagens ficam um pouco rasos e o leitor fica conhecendo pouco sobre eles. Isso também dificulta que a gente se sinta próximo deles, já que eles só imagens que são desenhadas sem muito empenho.

Outro grande problema de se ter muitos personagens no livro é que é muito fácil se perder na história, eu tive muita dificuldade para guardar os nomes de todos os personagens.

A trama em si é criativa e em certo sentido, é mais interessante do que a trama de seus outros livros, pelo menos, ela usa de diversos elementos comuns as narrativas de suspense e para quem gosta de reviravoltas, o livro é um prato cheio. Mas por outro lado, se os outros livros tinham uma história menos trabalhada, a leitura era mais empolgante e eu fiquei presa a elas e li os livros de maneira bem rápida.

Não é o que acontece em O Desaparecimento de Stephanie Mailer, a leitura é mais parada e o fato de ter muitos personagens só aumenta essa sensação. Eu levei muito tempo para ler O Desaparecimento de Stephanie Mailer e não estava tão empolgada assim enquanto lia.

Livros de suspense geralmente tem outras coisas em comum além do seu gênero: muito deles tem histórias nem tão bem planejadas, mas que prendem o leitor e por isso, funcionam como uma leitura de entretenimento. É esse o caso de A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert e O Livro dos Baltimore, mas não é o que acontece em O Desaparecimento de Stephanie Mailer.

O livro não é especialmente bem escrito e nem é uma leitura especialmente divertida. Claro que os fãs de Dicker vão gostar do livro, porque ele faz bem o seu estilo e o livro pode agradar alguns fãs de livros policiais, mas de uma maneira geral, é um livro bem mediano, que não prende muito a atenção.

Título no Brasil: O Desaparecimento de Stephanie Mailer

Título original: La disparition de Stephanie Mailer

Autor: Joël Dicker

Gênero: Suspense, policial

Ano de lançamento: 2018

Editora: Intrínseca

Número de Paginas: 576 páginas

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s