“mas eu leio
gênero diverso: eu leio
você que lê
o romance”
O Romance
Corpo Habitável é uma coletânea de poemas, aonde o autor Pedro Furtado reflete sobre o corpo e suas experiências.
A leitura de Corpo Habitável é muito interessante, porque os poemas são de fato muito bonitos e tudo fica ainda mais interessante quando você percebe que é possível fazer uma ligação entre eles.
Além disso, fica claro para o leitor que os poemas são extremamente pessoais, o que é interessante. De uma maneira geral, a poesia é mais pessoal que a literatura, mas quando nota-se que é possível estabelecer uma relação entre os poemas de Corpo Habitável, essa sensação fica ainda maior.
Embora não tenha muitas informações sobre Pedro Furtado no livro, ou na contracapa e orelhas do livro, você sai da leitura com a sensação de que conhece o autor.
Corpo Habitável tem ao todo, 40 poemas, o que é certamente muito conteúdo, mas a leitura não é difícil ou cansativa, muito pelo contrário, eu li o livro de maneira relativamente rápida, porque me envolvi nas palavras do autor.
Por outro lado, uma leitura mais acelerada do livro, pode fazer com que o leitor perca elementos importantes e pequenas nuances no texto, por isso, recomendo ler em uma velocidade moderada, aonde você pode curtir o livro e mesmo assim, entender e sentir as poesias.
Outro ponto que torna Corpo Habitável importante é que ele é um livro de poesia brasileira e faz parte de um nicho que é pouco divulgado. A literatura nacional já recebe pouco espaço na mídia, a poesia nacional, então, menos ainda. É importante que o leitor possa ter acesso a esse gênero.
Para mim foi ótimo conhecer o trabalho de Pedro Furtado, não só porque achei as poesias dele muito tocantes, mas também porque eu mesma não tenho muito contato com poesia, então é sempre muito bom conhecer novos gêneros e novos autores, ainda mais se eles são brasileiros.
A editora responsável pela edição de Corpo Habitável é a Editora Calamares, que tem como intenção divulgar textos inéditos ou fora de catalogo e é bom saber que temos no mercado uma editora que tem esse perfil e que nos traz conteúdos novos e interessantes. Além disso, existe muito cuidado no objeto livro em si.
A edição de Corpo Habitável é muito bonita e o livro é pequeno, fazendo com que seja fácil transporta-lo, os poemas vem cada um em uma página e no final, temos um índice. O livro ainda vem com uma observação na ultima pagina que nos informa de que material ele é feito e até o ano, o mês e o lugar aonde ele foi impresso, e qual é o número da tiragem que você tem nas mãos. Eu achei essa iniciativa muito legal, porque é como se eu tivesse participado de todo esse processo.
Corpo Habitável é um livro que merece ser lido e refletido, ele dá ao leitor poemas sensíveis e bonitos e demonstra o incrível talento de seu autor.
Título no Brasil: Corpo Habitável
Título original: Corpo Habitável
Autor: Pedro Furtado
Gênero: Poesia
Ano de lançamento: 2018
Editora: Editora Calamares
Número de Paginas: 64
Fotos: Fernanda Cavalcanti