livros

Corpo Habitável, Pedro Furtado

“mas eu leio

gênero diverso: eu leio

você que lê

o romance”

O Romance

Corpo Habitável é uma coletânea de poemas, aonde o autor Pedro Furtado reflete sobre o corpo e suas experiências.

A leitura de Corpo Habitável é muito interessante, porque os poemas são de fato muito bonitos e tudo fica ainda mais interessante quando você percebe que é possível fazer uma ligação entre eles.

Além disso, fica claro para o leitor que os poemas são extremamente pessoais, o que é interessante. De uma maneira geral, a poesia é mais pessoal que a literatura, mas quando nota-se que é possível estabelecer uma relação entre os poemas de Corpo Habitável, essa sensação fica ainda maior.

Embora não tenha muitas informações sobre Pedro Furtado no livro, ou na contracapa e orelhas do livro, você sai da leitura com a sensação de que conhece o autor.

Corpo Habitável tem ao todo, 40 poemas, o que é certamente muito conteúdo, mas a leitura não é difícil ou cansativa, muito pelo contrário, eu li o livro de maneira relativamente rápida, porque me envolvi nas palavras do autor.

Por outro lado, uma leitura mais acelerada do livro, pode fazer com que o leitor perca elementos importantes e pequenas nuances no texto, por isso, recomendo ler em uma velocidade moderada, aonde você pode curtir o livro e mesmo assim, entender e sentir as poesias.

Outro ponto que torna Corpo Habitável importante é que ele é um livro de poesia brasileira e faz parte de um nicho que é pouco divulgado. A literatura nacional já recebe pouco espaço na mídia, a poesia nacional, então, menos ainda. É importante que o leitor possa ter acesso a esse gênero.

Para mim foi ótimo conhecer o trabalho de Pedro Furtado, não só porque achei as poesias dele muito tocantes, mas também porque eu mesma não tenho muito contato com poesia, então é sempre muito bom conhecer novos gêneros e novos autores, ainda mais se eles são brasileiros.

A editora responsável pela edição de Corpo Habitável é a Editora Calamares, que tem como intenção divulgar textos inéditos ou fora de catalogo e é bom saber que temos no mercado uma editora que tem esse perfil e que nos traz conteúdos novos e interessantes. Além disso, existe muito cuidado no objeto livro em si.

A edição de Corpo Habitável é muito bonita e o livro é pequeno, fazendo com que seja fácil transporta-lo, os poemas vem cada um em uma página e no final, temos um índice. O livro ainda vem com uma observação na ultima pagina que nos informa de que material ele é feito e até o ano, o mês e o lugar aonde ele foi impresso, e qual é o número da tiragem que você tem nas mãos. Eu achei essa iniciativa muito legal, porque é como se eu tivesse participado de todo esse processo.

corpo-habitavel01

Corpo Habitável é um livro que merece ser lido e refletido, ele dá ao leitor poemas sensíveis e bonitos e demonstra o incrível talento de seu autor.

Título no Brasil: Corpo Habitável

Título original: Corpo Habitável

Autor: Pedro Furtado

Gênero: Poesia

Ano de lançamento: 2018

Editora: Editora Calamares

Número de Paginas: 64

Fotos: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s