“Melhor viver um dia como leão do que uma década como ovelha”
A Vida Segundo Peanuts é uma coletânea de frases que fazem parte dos quadrinhos de Charles M. Schulz, que falam justamente sobre a vida.
A Vida Segundo Peanuts não é um romance, e nem mesmo são quadrinhos, o livro consiste basicamente em várias frases que foram tiradas dos quadrinhos e reorganizadas no livro, acompanhadas de imagens dos personagens.
Claro que o livro é bem bonitinho, porque os personagens da turma do Charlie Brown são bonitinhos, ele também tem um certo conteúdo, a sua maneira, já que as reflexões que Schulz faz são extremamente interessantes e adultas (os quadrinhos não eram originalmente destinados ao público infantil), mas para quem chegou no livro em busca dos quadrinhos e de uma grande quantidade de frases, vai acabar decepcionado.
A leitura de A Vida Segundo Peanuts é bem simples, já que o livro tem mais imagens do que falas, e muito facilmente o leitor vai conseguir ler o livro todo em algumas horas, por isso, eu diria que ele funciona mais como uma diversão passageira.
Por outro lado, o livro não se vende como uma coletânea dos quadrinhos completos de Schulz e sim como um livrinho divertido aonde você pode encontrar frases filosóficas sobre a vida. Nesse aspecto, A Vida Segundo Peanuts cumpre o que promete e se você ler com esse pensamento em mente, vai se divertir e aproveitar as frases.
Certamente que a obra de Schulz precisa de um aprofundamento maior, mas A Vida Segundo Peanuts pode ser um início nos trabalhos dele.
É importante ressaltar a qualidade da edição da Editora L&PM. O livro é de fato uma gracinha, e embora ele seja pequeno, ele não é exatamente um livro de bolso. As frases também são muito bem selecionadas e as imagens são lindas.
A Vida Segundo Peanuts é um livro divertido, que pode iniciar o leitor na obra de Charles M. Schulz.
Título no Brasil: A Vida Segundo Peanuts
Título original: Peanuts Guide To Life
Autor: Charles M. Schulz
Gênero: Quadrinhos
Ano de lançamento: 2004
Editora: L&PM
Número de Páginas: 128
Fotos: Fernanda Cavalcanti