livros

Baseado em Fatos Reais, Delphine De Vigan

“Mesmo que tenha acontecido, mesmo que algo verdadeiro se pareça com isso, mesmo que os fatos sejam reais, nós sempre contamos uma história. Contamos a nós mesmos. E no fundo, o importante talvez seja isso. Todos esses pequenos detalhes que não estão ligados á realidade, que a transformam. Os lugares em que o molde se solta, as bordas, os cantinhos.”

Delphine acabou de publicar um romance extremamente pessoal que se tornou um sucesso de vendas. Ela se vê presa em um bloqueio criativo, recebendo cartas agressivas de membros da sua família e solitária.

Então, um dia, ela conhece L., escritora fantasma, que é sofisticada, inteligente e que parece ter todas as respostas para os problemas de Delphine na ponta da língua. Delphine e L. se tornam amigas imediatamente.

Conforme a convivência entre as duas vai crescendo, Delphine então percebe que L. está afastando de seus antigos amigos e conhecidos e que aquela parece estar se tornando uma relação obsessiva.

Baseado em Fatos Reais é um livro um tanto quanto interessante, ele é narrado em primeira pessoa e a protagonista tem o mesmo nome da autora, o que nos leva automaticamente a pensar que estamos lendo um livro totalmente autobiográfico. Essa ideia parece fazer mais sentido quando ficamos sabendo que Delphine, a autora dentro do livro, se tornou famoso por ter escrito um (outro) livro de não ficção.

No entanto, o livro brinca com essa ideia. É impossível saber ao certo o que é real e o que não é real em Baseado em Fatos Reais, assim como é impossível saber o que é real e o que não é em qualquer outro livro, mesmo que ele se declare um livro de não ficção.

Baseado em Fatos Reais é quase um estudo sobre a não ficção e sobre o quanto de sua vida o autor coloca nos seus livros. É muito interessante acompanhar a relação de Delphine e L., especialmente quando pensamos que aquela é potencialmente uma história real.

A relação entre as duas mulheres é outro dos pontos altos do livro, nós como leitores, conseguimos notar com bastante clareza o que acontece com as duas mulheres: Delphine está em depressão e duvidando de si mesma, e L. está obcecada pela outra mulher. Delphine se alimenta de L., porque usa de suas habilidades para driblar os diversos compromissos que ela deveria cumprir, e L. se alimenta de Delphine quando estimula cada vez mais seu isolamento e sua depressão.

De uma maneira perversa e distorcida as duas se completam e parecem ser uma o que a outra precisa naquele momento. Por mais bizarra que seja a relação, ela também é interessante de acompanhar e por isso é impossível soltar o livro antes do final.

Como o livro é narrado do futuro, aonde tudo já aconteceu, o leitor tem avisos constantes de que aquela situação vai dar errado em algum ponto, o suspense fica por conta de descobrir quando isso vai acontecer. Essa técnica aumenta muito a tensão do leitor, que a todo momento espera que algo se desenrole.

O livro também não nós dá muitas respostas diretamente, embora no começo pareça exatamente o contrário, vários pontos são deixados em abertos para que o leitor possa decidir por si mesmo ou não se decidir de maneira nenhuma. Embora o jeito de escrever pareça tradicional, Baseado em Fatos Reais não é um livro tradicional e pode deixar o leitor com dúvidas até depois de terminar o livro.

Essa mistura de biografia e suspense faz com a leitura seja rápida, pois o livro é de fato muito interessante e prende o leitor.

Baseado em Fatos Reais é um livro que quer ser bem diferente do que estamos acostumados e ele o faz, fazendo parecer um livro como outro qualquer.

Título no Brasil: Baseado em Fatos Reais

Título original: D’après une histoire vraie

Autor: Delphine de Vigan

Gênero: Suspense

Ano de lançamento: 2015

Editora: Intrínseca

Número de Paginas: 256

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

2 comentários em “Baseado em Fatos Reais, Delphine De Vigan”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s