livros

O Falcão Maltês, Dashiell Hammett

”Toda gente- respondeu afavelmente- tem alguma coisa a ocultar”

Sam Spade é um detetive particular que recebe o caso de uma moça que procura sua irmã, fugida da cidade com um sedutor. Spade manda seu parceiro espionar o casal, mas ele é assassinado, o que coloca o detetive dentro de uma trama bem maior do que ele imaginava, aonde ninguém é o que parece ser, nem a mocinha que inicialmente o contratou.

A trama de O Falcão Maltês já é um clássico e extremamente conhecida, porque muitos livros que foram escritos depois dele usam de tramas bem parecidas, o que pode prejudicar a leitura nos dias de hoje, uma vez que é impossível ler e não pensar em algum outro livro que você leu ou algum outro filme que você viu. Por isso, é importante ler o livro pensando que provavelmente tudo que você identifica como um clichê ou uma cena comum, apareceu primeiro em O Falcão Maltês.

O livro se define como um romance policial e ele de fato é, mas diferente do que conhecemos como policial hoje em dia, O Falcão Maltês não tem apenas um crime que é desvendado durante toda a trama do livro, vários crimes, em maior e menor grau acontecem durante a trama.

O Falcão Maltês está mais perto de o livro noir, do que de um livro policial, todos os elementos do gênero estão presentes. Sam Spade é o mocinho, mas tem diversas falhas de caráter, ele não é confiável e faz tudo pensando primeiro no seu bem estar, já a mocinha, se apresenta com um nome e com um caso para Spade investigar, mas depois nos descobrimos que é tudo mentira, tanto seu nome, quanto o caso que ela pediu para Spade investigar e que ela está mais envolvida com a trama final do livro do que imaginamos.

Os outros personagens do livro são a escoria da sociedade: mafiosos, criminosos e policiais corruptos. Tudo isso se junta em uma trama criativa que se conecta em vários aspectos. A história pode começar com um caso envolvendo uma adolescente que fugiu com um homem mais velho, mas de alguma maneira logo chegamos na relíquia que dá nome ao título, e o mais interessante é que tudo está ligado.

O Falcão Maltês é um livro extremamente bem escrito, que prende o leitor em suas tramas e seus mistérios muito rapidamente e a partir desse momento, é quase impossível largar o livro antes de desvendar alguns deles.

A trama do livro é intricada e é impossível revelar um segredo, sem que os outros se sigam progressivamente, isso também ajuda o livro.

O Falcão Maltês é um romance policial, puxado para o noir, que vai agradar qualquer pessoa que goste de novelas de detetives e de livros de suspense.

 

Título no Brasil: O Falcão Maltês

Título original: The Maltese Falcon

Autor: Dashiell Hammett

Gênero: Suspense, policial, noir

Ano de lançamento: 1929

Editora: Abril Cultural

Número de Páginas: 190

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s