livros

A Mão Que Te Alimenta, A.J. Rich

Morgan volta para casa depois de um dia todo estudando e não é recebida pelos seus cachorros, como de costume. Conforme, ela vai entrando em casa ela encontra um dos cachorros sujo de sangue e embora procure, não encontra nenhum machucado nele.

Quando ela chega ao quarto, ela encontra um corpo ensangüentado e desmembrado, que ela imagina ser de seu namorado, Bennett.

A policia determina que os três cachorros de Morgan atacaram e mataram Bennett, mas Morgan não consegue acreditar nessa hipótese, já que seus cachorros nunca foram violentos. Ela então, decide fazer uma investigação por si própria e as coisas começam ficar ainda mais sinistras quando ela descobre que Bennett mentiu sobre sua família e seu endereço.

A Mão Que Te Alimenta é um livro de suspense, mas ele tem aspectos que o diferenciam de livros do estilo. Primeiro por que os suspeitos iniciais da trama não são humanos, mas sim os cachorros da protagonista e partindo desse principio é mais difícil entender o que de fato aconteceu, uma vez que os cachorros não podem confessar o crime ou sequer dar as suas versões dos fatos. Teoricamente os cachorros de Morgan são as únicas testemunhas do que aconteceu no apartamento dela.

Conforme a história vai evoluindo vamos percebendo que existem outros culpados nessa trama. Bennett, por exemplo, que a princípio aparece como o namorado perfeito vai ganhando tons sinistros ao longo do livro.

Morgan, que narra o livro em primeira pessoa, nos fala que ela conheceu Bennett em um site, aonde fazia uma pesquisa para a sua tese, que é sobre mulheres que se sentem atraídas por homens violentos e com comportamento criminoso. O perfil que Morgan montou é o perfil típico de uma vitima que em contrapartida atrairia esse tipo de homem.

Ela também descobre que ele não foi totalmente sincero com ela, ele mentiu seu endereço, suas relações familiares e mais tarde descobrimos, seu nome e seu status de relacionamento. De alguma maneira, as duas histórias, Bennett e os cachorros, se ligam em algum momento do livro.

Pelo menos essa era a idéia das autoras (O livro foi escrito por duas autoras que usam o pseudônimo de A.J. Rich), só que nada disso funciona muito bem no livro. As duas histórias parecem muito longe uma da outra, embora os cachorros sejam acusados de matar Bennett, a impressão que passa é que em determinado momento, uma trama se distancia da outra.

A trama que envolve Morgan descobrindo os segredos de Bennett é interessante e bem construída, mas a que envolve os cachorros, nem tanto, especialmente quando outros personagens começam a entrar na história, como Andrew, o advogado de Morgan e Billie, uma cuidadora de cães que se torna amiga da protagonista. A sensação que se tem é que esses personagens aparecem meio do nada e vão ganhando importância com o tempo, embora isso não fique muito bem explicado.

Nada disso é surpreendente, no entanto, o que não é necessariamente uma critica, um livro de suspense te leva pelos caminhos necessários para que o leitor desvende o mistério junto com seus personagens e por isso é natural que isso aconteça, especialmente se você for um leitor assíduo do gênero.

É claro que A Mão Que Te Alimenta tem seus pontos positivos, como por exemplo, a maneira que ele fala sobre relacionamentos abusivos, não só na relação de Morgan e Bennett, mas também nas relações entre outros personagens, mas o livro também tem os seus problemas.

As autoras se apóiam em soluções fáceis e em clichês, que vão deixando o livro um pouco sem graça com o tempo. O fato dos personagens também não serem muito realistas, e nem serem bem construídos, também prejudica o livro. Tudo acontece muito rápido e mal temos tempo de conhecer Morgan ou Bennett.

No entanto, A Mão Que Te Alimenta é uma leitura rápida, o livro não é comprido e como todo o livro de suspense, mesmo que óbvio depois de um tempo, prende o leitor que quer se certificar do que aconteceu.

A Mão Que Te Alimenta tem propostas interessantes, mas não entrega a maioria delas e deixa a sua conclusão um tanto quanto óbvia.

Título no Brasil: A Mão Que Te Alimenta

Título original: The Hand That Feeds You

Autor: A.J. Rich

Gênero: Suspense

Ano de lançamento: 2015

Editora: Record

Número de Páginas: 266

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s