livros

A Chácara das Gameleiras, Marcelo Piquet

Ana Maria é uma tímida professora do Rio de Janeiro. Um dia, seu namorado Antônio herda uma chácara.

Os dois resolvem ir passar uns dias no local, também com a intenção de se familiarizarem com a chácara. Chegando lá eles se deparam com um lugar sinistro e escuro e eles vêm uma criatura que eles não conseguem reconhecer andando na estrada.

Devido a uma série de problemas, Ana e Antônio acabam presos na chácara, sem luz e assustados, os dois precisam lutar para sobreviver enquanto tentam entender o que aconteceu lá no passado.

A Chácara da Gameleiras é um livro diferente dos que eu já li, ele é um livro de terror nacional, o que por si só já é raríssimo, o gênero não tem muita representatividade por aqui,o que é uma pena, uma vez que temos muito material. A Chácara das Gameleiras então é um ótimo exemplo disso, o livro usa cenários, temas e personagens aqui do Brasil.

É interessante então observar os nossos hábitos e nossos costumes dentro do gênero do horror. Isso faz de A Chácara das Gameleiras um livro diferente e inovador.

Óbvio que o livro tem influência da literatura de terror estrangeira, especialmente porque temos tão poucos exemplos do gênero que se passem aqui no Brasil e portanto é natural que o autor tenha tido na sua formação uma vasta quantidade de literatura internacional, mas isso não incomoda.

A trama do livro também é muito interessante, acompanhamos Ana e Antônio enquanto eles exploram uma casa da qual não conhecem nada, perdida no meio do nada e que emana uma aura macabra, quando os dois param o carro na entrada, o leitor já sabe que algo muito ruim vai acontecer e isso deixa uma expectativa, especialmente nos fãs do gênero.

Quando vamos nos aprofundando ainda mais na trama e ficamos sabendo sobre a época em que os parentes de Antônio viviam lá, ficamos ainda mais interessados, uma vez que vamos descobrindo ainda mais segredos sobre esse lugar, que parece cada vez mais terrível.

As descobertas do passado da chácara se dão através de um diário que Ana encontra na casa e começa a ler, as paginas desse diário são reproduzidas no livro o que nos dá a mesma sensação da personagem, estamos descobrindo os mistérios que rondam a chácara junto com Ana.

Os diários funcionam mais ou menos como um flashback, então, assim que começamos a lê-los somos levados de volta ao passado e passamos a acompanhar a história pregressa, é como ler duas histórias em uma só.

Também fica muito claro que existe uma grande preocupação em relação a parte estética do livro, a capa é bonita e um tanto quanto sinistra, combinando com o conteúdo do livro, no meio do livro foram colocadas algumas paginas pretas que dão um clima ainda mais sombrio ao livro, mas claro que tudo se comunica muito bem.

A Chácara das Gameleiras é um livro de terror nacional, o que por si só já é um diferencial, isso se une a história interessante e misteriosa que ele nos apresenta faz dele uma obra interessante e que prende o leitor.

 

Título no Brasil: A Chácara das Gameleiras

Título original: A Chácara das Gameleiras

 Autor: Marcelo Piquet

Gênero: Terror

Ano de lançamento: 2019

Editora: MSG Gótic

Número de Páginas: 209

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s