livros

As Coisas Que as Mulheres Escrevem, Várias autoras

“Impuseram-me o normal

Disseram-me ser incontestável

Enquadraram meu pensamento

Ironicamente sou livre em seus conceitos.”

Resistência- Laleska Freitas

As Coisas que as Mulheres Escrevem é uma coletânea de escritos, todos de autoria de mulheres, que retratam os mais variados temas.

O livro é dividido em três partes: poesia, crônica e conto.

Entre os trabalhos presentes no livro temos textos sobre questões femininas e repressão e os preconceitos que as mulheres sofrem, textos sobre encontrar a si mesmo, sobre o ato de escrever, entre outros.

as-coisas-mulheres-escrevem01

As Coisas que as Mulheres Escrevem é um livro interessante, não só pelo seu conteúdo, como também pela ideia por trás de sua criação. O livro se foca apenas em trabalho escritos por mulheres, o que é extremamente importante, também é importante ressaltar que o livro reúne exclusivamente textos escritos por brasileiras, ou seja, o livro então, divulga duas parcelas da população que são minoria no mercado literário e que certamente precisam de divulgação.

Quando você mergulha na leitura começa a perceber a grande variedade de assuntos que são abordados, o que é muito legal. Quando se fala em um livro que tem uma intenção tão clara de divulgar escritoras mulheres, pode-se pensar que os textos nele contidos podem seguir o mesmo rumo, mas não é o que acontece.

A seleção de trabalhos, feita por Luciana Lhullier é bem variada, assim como os gêneros em que os textos se enquadram, o que é ótimo. A chance de agradar um maior número de pessoas se torna maior quando o livro apresenta textos de gêneros variados e de assuntos variados e é uma ótima forma de mostrar que mulheres escrevem sobre os mais variados assuntos, o livro não cai em nenhum estereotipo.

as-coisas-mulheres-escrevem02

O poema 5 Meses de Gestação, de Haia Saer, por exemplo, fala sobre maternidade e sobre a relação de filhos com suas mães, Hereditariedade, de Mariana Cardoso é justamente sobre o que o titulo insinua e faz um rememorando de diversas gerações de mulheres de uma família, já a crônica Nêgo Café, de Ana Stela Goldbeck é sobre um morador de rua, e o conto O Corpo de George, de Aline Menezes fala sobre o luto.

É natural que existam preferências entre os textos, porque cada leitor tem um gosto e referências diferentes, como acontece com qualquer livro de conto e essa é uma experiência pessoal de cada pessoa.

De uma maneira geral, As Coisas Que as Mulheres Escrevem é um ótimo livro, repleto de bons textos e que vem como uma ótima maneira de divulgar mulheres escritoras que ainda não foram publicadas, por isso, certamente vale a experiência.

as-coisas-mulheres-escrevem03

O livro é publicado pela Desdêmona Editora, que é uma editora focada em publicar obras escritas por mulheres, especialmente as iniciantes. É incrível ver um projeto como esse vindo a luz e lançando livros, já que é muito difícil para um autor iniciante publicar, se esse autor é mulher, então, é mais difícil ainda. O trabalho da Desdêmona Editora é extremamente necessário.

Em relação ao livro como objeto também fica claro que houve muito cuidado, o livro é lindo, repleto de desenhos que combinam com o tema do livro. Além disso, As Coisas que as Mulheres Escrevem vêm com uma fitinha vermelha que funciona como um marcador e que deixa o livro extremamente charmoso, as orelhas e as contracapas dos livros são feitas de um material diferente, que faz parecer que o livro foi encapado, elas também são repletas de desenho.

É importante ressaltar também a divisão que foi feita entre os tipos diferentes de texto, isso mostra que houve cuidado não só na parte estética e organizacional do livro, já que é muito pratico ler todas as poesias, as crônicas e os contos de uma vez, mas também na escolha do conteúdo, é ótimo ter acesso a tipos e formas diferentes de texto.

As Coisas Que as Mulheres Escrevem é um livro importante só pelo que ele se propõe a fazer, o fato dele estar repleto de ótimos textos que falam sobre o mais variado assuntos, e que facilitam a identificação dos leitores é outro grande acerto de As Coisas Que as Mulheres escrevem.

 

Título no Brasil: As Coisas Que as Mulheres Escrevem

Título original: As Coisas Que as Mulheres Escrevem

Autor: Vários, organizado por Luciana Lhullier

Gênero: Contos, poesias, crônicas

Ano de lançamento: 2019

Editora: Desdêmona Editora

Número de Páginas: 167

Fotos: Fernanda Cavalcanti

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s