filmes

Filme: Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho, 2019

Em A Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho acompanhamos um grupo de músicos da Universidade Federal Fluminense que apresenta um espetáculo inspirado no mito do quinto império português.

Com depoimentos dos músicos, o filme fala sobre a paixão pela música, o mito que inspirou o espetáculo, a idade média e da vida.

A Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho é certamente um documentário diferente, que aborda um tema que quase ninguém conhece. O grupo de músicos que é apresentado pelo filme é essencialmente um grupo de música clássica, mas que se dedica a uma música diferente da conhecida.

a-musica-do-tempo01

Isso por si só já seria um diferencial para o filme, mas ele apresenta mais coisas. É natural que A Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho fale sobre música, mas esse não é o único tema do filme.

Uma vez que o grupo se dedica a tocar músicas da idade média, o filme também fala sobre o período em questão. Em uma fala muito interessante, uma das integrantes explica que quando se fala em idade média, as pessoas rapidamente associam a idade média nórdica, porque ela é muito mais divulgada em função dos mitos do Rei Arthur e de séries como Game Of Thrones e Vikings, mas que existiu uma idade média em outros lugares da Europa, como Portugal, por exemplo.

Como o grupo foca o seu trabalho na idade média em Portugal e na lenda do Sebastianismo, um movimento que surgiu depois do desaparecimento de Dom Sebastião, que acreditava no retorno iminente do rei para resolver os problemas do reino, uma vez que o corpo dele nunca foi encontrado, pode-se dizer com tranqüilidade que o espetáculo é extremamente inovador e diferente.

a-musica-do-tempo02

Para além disso, A Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho entra em mais assuntos, como a vida dos músicos da equipe. O diretor, João Velho, pergunta como é a vida e carreira de quem vive de música e se era isso que eles tinham idealizado quando eram mais jovens, João entra inclusive em perguntas um pouco mais polêmicas, como se os músicos se arrependem de terem escolhido aquela carreira e as respostas são surpreendentes.

O filme mistura imagens do espetáculo, com cenas dos bastidores e das entrevistas. As entrevistas são um clássico dos documentários e nesse aspecto, não apresentam nenhuma inovação, mas assistir o espetáculo e os bastidores é extremamente interessante, uma vez que poucas pessoas tem acesso ou conhecimento de um espetáculo como esse. Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho apresenta muitos aspectos novos.

No entanto, o que é extremamente original e que prende a atenção no começo, acaba ficando meio cansativo, mesmo que a música seja muito bonita e os músicos sejam obviamente talentosos. Embora seja interessante conhecer o espetáculo e esse mundo que está fora do alcance da grande maioria das pessoas, ele acaba se tornando muito especifico e agradando mais quem já é iniciado no assunto.

a-musica-do-tempo03

Isso não diminui totalmente o valor do filme, que é bem feito, tem boas entrevistas e apresenta um tema que deveria ser mais divulgado, mas pode deixar o espectador menos conhecedor um pouco entediado.

No entanto, Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho é um filme que com certeza vai agradar os fãs de música, seja da clássica ou da popular e qualquer pessoa que queira saber mais sobre esse assunto.

O filme entra em cartaz no dia 12 de setembro,

Título no Brasil: Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho
Título original: Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho
Diretor: João Velho
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2019
Duração: 1h37

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s